19 fevereiro, 2015

Os Disfarces dos Dupondt


Dupond e Dupont, os melhores detetives da polícia judiciária belga (sic), são conhecidos mundialmente por seus trabalhos realizados em parceria com o repórter Tintim, e mais tarde com seus companheiros Archibald Haddock e Trifólio Girassol. Como todo bom detetive, a dupla (que, apesar de idêntica, não tem nenhum parentesco) se esforça para passar despercebida dentre as multidões nos diversos países por onde andam...  sem muito sucesso.

Vamos relembrar neste artigo os melhores disfarces - ou não - usados pelos Dupondt ao longo da série "As Aventuras de Tintim".


O primeiro álbum em que os detetives tentam dar uma de "mestres dos disfarces" é Os Charutos do Faraó - a primeira aventura em que ambos aparecem originalmente. Para se confundir entre os pedestres no Egito (pg. 5), a dupla usa túnica, capa e um tarbush (também conhecido como fez, um típico chapéu turco), mas não deixam de lado suas gravatas finas, bengalas e sapatos da polícia.


No mesmo álbum, os dois se vestem como beduínos (pg. 25), de túnica e cáfia e, mais tarde (pgs. 27-30), como mulheres árabes, com direito até a burca.


Na aventura seguinte, O Lótus Azul, durante investigação na China, Dupond e Dupont aparecem vestidos em trajes típicos exagerados, com direito a leques e tranças nos cabelos, esperando não chamar atenção (pg. 45). A cor escolhida é o amarelo, cor do imperador da China. O resultado é uma multidão de chineses espantados, rindo da situação ridícula à qual os detetives se expõem. O traje é bem semelhante ao que aparece durante a descrição de Tintim sobre a visão estereotipada que os europeus tinham dos orientais.


Em O Caranguejo das Tenazes de Ouro a dupla volta a vestir trajes árabes (pg. 46). Para isso, eles simplesmente utilizam uma espécie de jelaba (manta com capuz) sobre o batido terno preto e chapéu-coco. Para sua surpresa, os detetives são facilmente reconhecidos por Tintim.O mesmo disfarce é utilizado pelos detetives no filme "As Aventuras de Tintim", de 2011.


Para 'nos mesclar discretamente à tripulação' do navio Sirius, em O Tesouro de Rackham, o Terrível, Dupond e Dupont resolvem ficar parecidos com marinheiros de verdade (pg. 15). E como todo velho lobo do mar que se preze, eles decidem que precisam também aprender a mascar fumo! O resultado é hilário...


Um traje parecido será utilizado mais tarde na aventura de Tintim No País do Ouro Negro (pg. 8). Designados para vigiar discretamente a tripulação do navio Speedol Star, os detetives embarcam no petroleiro armados com boias, redes de pesca e até charutos. A perfeita caricatura de um marinheiro, sem dever nada ao melhor cosplay de Popeye ou Pato Donald.


Ainda neste álbum, os Dupondt usam o disfarce de mecânicos para investigar o caso do combustível adulterado. Tudo iria bem se eles não fossem tão desatentos, deixando até o pneu de um carro estourar... Aliás, aqui eles também aparecem com um traje de banho à moda antiga (que ilustra a imagem do título).


Já em O Caso Girassol, a dupla de detetives tenta passar despercebida na Suíca, para investigar o sumiço do professor Girassol (pg. 28). Só que o resultado é uma vestimenta folclórica que chama muito mais atenção do que deveria...


Na estação espacial do álbum Rumo à Lua, os detetives usam uma vestimenta tradicional grega, acreditando estar vestidos com um traje típico sildavo (pg. 18). Tudo culpa do alfaiate, é claro... O mesmo traje é usado pela dupla em sua versão em carne e osso no filme "Tintim e o Mistério do Tosão de Ouro", quando eles tentam resgatar Tintim e Haddock a mando da Interpol.


Algumas vestimentas dos detetives merecem menção honrosa, apesar de não se classificarem como disfarces. É o caso do uniforme de mineiro que eles usam no álbum O Templo do Sol, enquanto procuram o Prof. Girassol usando o pêndulo do cientista, e da roupa de astronauta que utilizam em Explorando a Lua.


Apesar do constante fracasso dos disfarces que usam, Dupond e Dupont sempre conseguem cumprir muito bem sua missão: fazer rir. 
Compartilhe:

Um comentário:

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT