sábado, 20 de julho de 2013

Tintim no Tibete: Uma história de amizade

Inspirado no dia do amigo, comemorado em alguns lugares no dia 20 de julho, o TPT resolveu relembrar alguns dos mais memoráveis atos de amizade presentes nas aventuras de Tintim.


Várias histórias de Tintim retratam verdadeiras provas de amizade, como o repórter se arriscando no covil dos gangsters para salvar seu inseparável companheiro Milu, que foi sequestrado em "Tintim na América", ou Tintim e Haddock partindo rumo à América do Sul para resgatar o Prof. Girassol, quando o velho cientista é levado para o Templo do Sol no álbum homônimo. Você deve se lembrar também de Milu caminhando horas a fio para encontrar seu dono que foi preso pelos bandidos no castelo de Moulinsart, em "O Segredo do Licorne", e da viagem dos nossos heróis à Sildávia, em "O Caso Girassol", mais uma vez para salvar o querido professor...

Mas não tem como falar de amizade sem citar uma das obras mais aclamadas de Hergé, "Tintim no Tibete". A primeira prova foi demonstrada pelo repórter para com o jovem chinês Tchang. A relação entre os dois começou logo no primeiro encontro, quando o repórter salvou o menino de um afogamento, no álbum "O Lótus Azul". Anos depois, em "Tintim no Tibete", aquela amizade mostra ainda estar viva quando o jovem oriental desaparece após um acidente de avião no Himalaia. Apesar de todas evidências indicarem o contrário, Tintim está convencido de que seu amigo não está morto, e parte numa perigosa aventura pelas montanhas geladas do Tibete para encontrá-lo.

Ainda em "Tintim no Tibete", outra lição de amizade é dada por ninguém menos que o Capitão Haddock. Enquanto escala uma montanha junto com Tintim, a corda que prende os dois se parte e o Capitão só tem uma escolha a fazer: continuar pendurado e correr o risco de cair e derrubar Tintim ou cortar a corda e cair sozinho. A escolha de Haddock não é outra, senão sacrificar a própria vida para poupar a do amigo.

O tom emotivo de "Tintim no Tibete" pode ser justificado pelo momento que Hergé enfrentava ao criá-lo. Durante a concepção da história, o autor passava por uma fase delicada de sua vida pessoal, com um casamento prestes a ruir, e talvez por isso tenha se preocupado menos com grandes vilões (que são substituídos por uma fera amistosa) para dar espaço a uma trama mais intimista, pacífica, reflexiva. Vale a pena ler e meditar nesta verdadeira história de amizade.

Compartilhe:

2 comentários:

  1. Foi o melhor episódio que já vi ! Encontrei na Saraiva daqui de Manaus-Am , numa parede a esquerda tem vários da série , e também encontrei o livro "Segredo de familia" junto dos livros .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu de novo , quem quer ver todos os desenhos do tintin aconselho a ver o asaventurasdetintim

      P.S. : é assim o nome : -)

      Excluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT