COLEÇÃO DE FIGURAS DE TINTIM FINALMENTE NO BRASIL

Todos os detalhes do lançamento da Planeta DeAgostini

ÁLBUNS DE TINTIM EM PRETO-E-BRANCO CHEGAM AO BRASIL

Globo Livros lança réplicas das versões originais de Tintim

ESCUTE AQUI!

Série inédita baseada em "O Lótus Azul" é transmitida no rádio

PELA PRIMEIRA VEZ EM CORES

Veja a capa da nova edição de "No País dos Sovietes"

AS ATADURAS DE TINTIN

Infográfico reúne todas as pancadas que Tintim já levou

TPT ENTREVISTA ISAAC BARDAVID

Assista o bate-papo com o dublador do Capitão Haddock

TPT ENTREVISTA O PRIMEIRO TINTIM DO CINEMA

Jean-Pierre Talbot fala tudo sobre os únicos filmes de Tintim com atores reais

70 ANOS DO JOURNAL TINTIN

Publicações e eventos marcam o aniversário da revista

TPT ENTREVISTA O DUBLADOR DE TINTIM

Oberdan Jr conversa com o blog em vídeo de duas partes. Confira!

sábado, 29 de dezembro de 2012

Tintim x Sherlock Holmes


O que Tintim e Sherlock Holmes têm em comum? São dois personagens que ficaram marcados na literatura mundial através de suas aventuras cheias de ação e suspense, você diria. Ou: duas figuras com uma brilhante capacidade de resolver mistérios. Também... mas não é só isso. O repórter criado por Hergé e o detetive imaginado por Conan Doyle têm uma ou outra semelhança a mais. E aqui você vai ver algumas coincidências entre as duas clássicas séries, pequenos detalhes que valem a pena ser notados...

Compartilhe:

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Pato Donald e o Lótus Azul

O artista italiano Corrado Mastantuono é, definitivamente, um fã de Tintim. Depois de criar uma história em quadrinhos estrelada pelo Pato Donald com a participação de um sósia do personagem de Hergé (veja aqui), o cartunista criou uma arte de capa que mais uma vez homenageia as aventuras do repórter belga.

Desta vez o desenho faz referência à capa de um dos álbuns mais populares da série, "O Lótus Azul", trazendo o Pato Donald na pose clássica de Tintim, além do Tio Patinhas e dos sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho. Uma versão a corda de Milu também aparece. Veja a bela imagem abaixo.


A ilustração está na galeria de artes inéditas do site oficial do cartunista (clique aqui para acessar). Quem sabe ela não sairá junto com uma nova HQ trazendo Tantã, Limu e companhia?!
Compartilhe:

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Tintim subirá aos palcos no Irã

O diretor iraniano Arvand Dashtaray planeja levar aos palcos de Teerã, Irã, uma adaptação teatral baseada na série de álbuns "As Aventuras de Tintim", informou a agência de notícias MEHR. A peça, assinada pelo dramaturgo local Mohammad Charmshir, não seguirá o enredo de nenhum álbum específico, mas sim o roteiro original chamado "Tintim e o Segredo do Castelo de Moundas" (em livre tradução).

Atualização: Veja abaixo o primeiro cartaz oficial da peça, e conheça sua página no Facebook clicando aqui.


O diretor declarou que desde cedo se interessou pelos livros de Tintim. "Todas as suas aventuras e sua curiosidade tiveram muita influência sobre mim, e queria pagar minha dívida de gratidão com Hergé", afirmou.

Com previsão de estreia para fevereiro de 2013, a peça será realizada pelo Iranian Artists Forum, do teatro Iranshahr. O elenco conta com os atores Saeid Changizian (Tintim), Hasan Majooni (Capitão Haddock), Kazem Sayahi (Prof. Girassol) e Sahar Dolatshahi (Bianca Castafiore). Agora resta uma dúvida: a Moulinsart está ciente de tudo isso?


:: Um pouco de História: Tintim chegou ao Irã em 1971, com o álbum "No País do Ouro Negro" (Jazirehe Siah), publicado pela Entesharate Universal e seguido por mais 12 álbuns da série. eram livros de capa dura, com excelente qualidade de impressão e tradução. Depois da revolução islâmica de 1979, os álbuns foram vistos como propaganda ocidental, e por este motivo a editora fechou as portas. Nos anos 1980, uma nova coleção (não autorizada pela Casterman) chegou ao mercado iraniano, com qualidade muito inferior às edições da década passada. Em poucos anos, todos os álbuns foram traduzidos para o idioma persa, passando por várias editoras diferentes, até serem proibidos pelo governo.


Anos se passaram e Tintim ficou esquecido até surgir, na década de 1990, o desenho animado produzido pela Nelvana, e exibido no país pela TV estatal. Os episódios foram devidamente editados para se adequarem às leis vigentes. Com a popularidade da série em alta, os álbuns voltaram às prateleiras, mas todas as referências ao álcool ou sexualidade foram censuradas (veja um exemplo aqui). Muitas traduções novas surgiram, mas nenhuma foi autorizada pela Casterman ou pelas autoridades iranianas.

Compartilhe:

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Le Soir publica versão original de "As 7 Bolas de Cristal"

(Quase) todo fã de Tintim sabe que praticamente todos os álbuns do personagem foram um dia publicados em tirinhas periódicas, primeiro no jornal "Le Petit Vingtième", depois no "Le Soir" e, mais tarde, na revista "Le Journal de Tintin". As histórias criadas por Hergé passaram por diversas revisões, alguns até mesmo sendo totalmente redesenhados, até chegarem ao formato que conhecemos hoje, um álbum grande com 64 páginas.


Com "As 7 Bolas de Cristal" não foi diferente. A aventura, lançada como álbum em 1948, foi originalmente publicada entre 1943 e 1944, nas páginas do jornal belga Le Soir. A publicação foi interrompida em setembro de 1944, quando Hergé e alguns de seus colaboradores tiveram de responder por terem trabalhando no jornal, tido como colaboracionista, durante a Segunda Guerra Mundial. As 152 tiras em preto-e-branco nunca foram publicadas em seu formato original, e a edição oficial recebeu retoques tanto no desenho como no roteiro.

Em comemoração aos seus 125 anos, o Le Soir lança este mês um álbum exclusivo de 112 páginas (formato paisagem: 22 cm x 17 cm), incluindo informações adicionais sobre o contexto histórico e comparações com o álbum oficial. O exemplar em francês, intitulado "Les Mystères de las 7 Boules de Cristal", custa 14 euros. Uma edição para colecionador nenhum botar defeito.


:: Em tempo: No último dia 16 de dezembro, "As 7 Bolas de Cristal" completou 69 anos desde a publicação de sua primeira tira.
Compartilhe:

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

'Tintim 2' já tem data de estreia

Finalmente temos uma luz sobre o segundo filme da trilogia "As Aventuras de Tintim". Peter Jackson, que ainda está trabalhando nas continuações de "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada" (filme que estreia na próxima sexta-feira, 14/12), já planeja o início das gravações do novo longa baseado nos álbuns de Hergé.

Em entrevista ao site RTBF, Jackson afirmou que pretende rodar a captura de movimentos em 2013, e lançar o filme cinemas em 2015. "Anthony Horowitz está escrevendo o roteiro, eu vou encontrá-lo na próxima semana para trabalharmos juntos", disse o diretor. "Então espero que, se tudo correr bem, eu encontre um tempo no próximo ano, paralelamente à pós-produção da segunda parte de 'O Hobbit', para realizar a captura de movimentos do segundo 'Tintim', e então trabalhar dois anos para finalizar as imagens do filme".

A sequência de "As Aventuras de Tintim" será dirigida por Peter Jackson, com produção de Steven Spielberg e roteiro de Anthony Horowitz. Até o momento, os álbuns em que o filme será baseado não foram  divulgados. Apesar da suspeita entre "O Templo do Sol" e "O Caso Girassol", ainda não houve confirmação; só se sabe que dessa vez o professor aparece.
Compartilhe:

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT