29 dezembro, 2012

Tintim x Sherlock Holmes


O que Tintim e Sherlock Holmes têm em comum? São dois personagens que ficaram marcados na literatura mundial através de suas aventuras cheias de ação e suspense, você diria. Ou: duas figuras com uma brilhante capacidade de resolver mistérios. Também... mas não é só isso. O repórter criado por Hergé e o detetive imaginado por Conan Doyle têm uma ou outra semelhança a mais. E aqui você vai ver algumas coincidências entre as duas clássicas séries, pequenos detalhes que valem a pena ser notados...

1. Para começar, tanto Tintim como Sherlock Holmes vivem em um apartamento no primeiro andar de um prédio em uma capital europeia. O primeiro, na Rua do Labrador, nº 26, em Bruxelas, Bélgica. O segundo, na Baker Street, 221B, em Londres, Inglaterra.



À esquerda: O endereço original de Sherlock Holmes. À direita: a entrada do prédio de Tintim, no filme de 2011.

2.  Ainda no que diz respeito à moradia, ambos contam com a assistência de uma espécie de senhoria. A Sra. Pinson é a concierge do prédio de Tintim, enquanto a Sra. Hudson cobra o aluguel do excêntrico Holmes - mas não é sua empregada! As duas simpáticas senhoras têm participação esporádica nas histórias de detetive, mas são muito queridas pelos inquilinos, e também pelos leitores.


Da esquerda para a direita: Una Stubbs (série "Sherkock") e Rosalie Williams (série "The Adventures of Sherlock Holmes") como a Sra. Hudson; a Sra. Pinson original dos álbuns e a versão interpretada por Sonje Fortag no 'Tintim' de Spielberg.

3. Outro ponto em comum são os parceiros de Holmes e Tintim. O Dr. John Watson é um militar aposentado que divide o apartamento - e as investigações - com o detetive, enquanto o Capitão Archibald Haddock, um marinheiro reformado, acompanha o repórter em suas maiores aventuras, além de hospedá-lo em seu castelo. Vale notar que os dois têm personalidades bem diferentes de seus melhores amigos, o que faz das duplas equipes completas.

À esquerda: desenho de Holmes e Watson por Sidney Paget. À direita: Tintim e Haddock em cena de "O Caranguejo das Tenazes de Ouro".

4. Tem mais: Tanto Sherlock Holmes como Tintim são solteiros convictos. Por causa disso, a sexualidade de ambos os personagens já chegou a questionada. Eles são, por vezes, descritos como assexuados, por nunca desenvolverem algum sentimento romântico no decorrer de todas as suas aventuras. Para os que dizem que Holmes se apaixonou por Irene Adler, isso é tão certo como dizer que Tintim se apaixonou por Martine Vandezande...

À esquerda: Robert Downey Jr como o detetive disfarçado de mulher em "Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras". À direita: Tintim e Milu causando sensação de casacos de pele em "A Estrela Misteriosa'.

5. No final do álbum "Os Charutos do Faraó", Tintim persegue um desconhecido vilão, que termina caindo de um precipício. Em "O Problema Final", Sherlock Holmes e o Prof. Moriarty, considerado seu maior rival, despencam do alto das cataratas de Reichenbach e são dados como mortos. Assim como Sherlock é revelado vivo no conto "A Casa Vazia", o criminoso supostamente morto no álbum de Tintim é revelado na aventura seguinte, "O Lótus Azul", como seu maior inimigo, R. J. Rastapopoulos. Outra situação parecida acontece no álbum "O Templo do Sol", quando Tintim aparentemente morre depois de cair em uma cachoeira.

À esquerda: ilustração de Sidney Paget para o livro "O Problema Final". À direita: cena do álbum "Os Charutos do Faraó", página 60.

6. Tanto nas Aventuras de Tintim como na série Sherlock Holmes, a participação de mulheres de grande relevância é limitada - fato que já levou as obras a serem taxadas como misóginas. Mas, em cada caso, pelo menos uma grande personagem se destaca: Irene Adler e Bianca Castafiore são cantoras líricas. As duas divas têm contatos com governantes em várias nações, o que uma vez ou outra acaba por lhes trazer grandes problemas. E por que negar que ambas, apesar de bem diferentes, despertam algum sentimento - de admiração ou repulsa - nos protagonistas?

Da esquerda para a direita: Irene Adler interpretada por Rachel MacAdams no cinema e Lara Pulver na série de TV; Bianca Castafiore original e a versão de cinema, representada por Kim Stengel.  

7. Os dois universos apresentam caricaturas da polícia da época. Dupond e Dupont, da Interpol, e o Inspetor Lestrade, da Scotland Yard, são oficiais da lei bem menos eficientes do que deveriam ser. No quesito incompetência, a dupla dos álbuns de Tintim supera em muito o incrédulo cara de fuinha dos livros de Sherlock Holmes. Mas, assim como o policial britânico, eles nunca deixam de contar com a ajuda do personagem principal em suas investigações.


À direita: Eddie Marsan como o Inspetor Lestrade no "Sherlock Holmes" de Guy Ritchie. À esquerda: os detetives Dupondt em um episódio da série de TV.

8. Tintim e Holmes são mestres nos disfarces. Velhinhos e senhoras estão entre as fantasias usadas pelos dois investigadores para se infiltrar em cenas de crimes e desvendar mistérios. Uma das atuações mais marcantes do detetive é no conto "A  Casa Vazia", onde ele consegue enganar até mesmo o leitor mais atento. No caso do repórter, seu disfarce de Álvaro, sobrinho de Oliveira da Figueira no álbum "No País do Ouro Negro", está entre os mais eficazes.


À esquerda: Robert Downey Jr como o detetive disfarçado de oriental em "Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras". À direita: Tintim disfarçado de oficial japonês no álbum "O Lótus Azul".

9. Steven Moffat, roteirista do primeiro filme da trilogia dirigida por Steven Spielberg e Peter Jackson, foi um dos criadores da série Sherlock, da BBC, que traz o personagem de Conan Doyle para os dias atuais sem perder o espírito dos livros. Anthony Horowitz, contratado para escrever o segundo filme do repórter, também tem uma ligação com o universo do detetive. Ele escreveu "A Casa da Seda", primeiro romance de Sherlock Holmes assinado por outro autor com autorização dos herdeiros de Arthur Conan Doyle.

Da direita para a esquerda: Steven Moffat e Anthony Horowitz.

Alguma dúvida de que existe uma conexão entre Tintim e Sherlock Holmes? Se encontrar a décima semelhança, compartilhe conosco...
Compartilhe:

15 comentários:

  1. Gostei muito da comparação. comparação. Sherlock Holmes é meu personagem literário favorito e Tintim é meu personagem de quadrinhos preferido e achei bem legal essa forma de mostrar os dois.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo! Sou fã dos dois!

    Não é bem uma semelhança mas vale a pena comentar essa: no filme quando o Capitão se assusta com o Milu ele fala de uma ratazana gigante de Sumatra. Isso é uma referencia bem sutil a uma história de Sherlock Holmes em que o Dr Watson menciona brevemente o caso da ratazana gigante de Sumatra, caso que ele não tem intenção de narrar porque "o mundo ainda não está preparado" para saber (!)

    ResponderExcluir
  3. Relacioná-los foi uma ótima ideia. Clássicos literários. Artigo bem legal

    ResponderExcluir
  4. Gostei de ver as semelhanças... Não há dúvida que Sherlock Holmes foi uma grande influência para Hergé!

    ResponderExcluir
  5. Excelente matéria! Mais uma semelhança: os dois são experts em decifrar códigos e mensagens secretas!

    ResponderExcluir
  6. Belo artigo.
    Adoro o Holmes, mas fico com Tintim é mais divertido, rs

    Abs.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, pessoal! )'')

    E bem lembrado, Érico. Essa é uma semelhança que vale a pena ser citada!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Aliás, ótimo post. Como sempre o blog cheio de matérias interessantes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Brilliant work! I had a thought of doing something like this a long time ago but never actually got to it. :P

    May I add some bits here and there? In case anyone's interested...

    1) For Sherlock Holmes' The Final Problem, I was thinking the waterfall scene in Tintin's Prisoner of the Sun. Fell down a waterfall, but still alive? Sounds a bit more fitting!

    2) I don't quite remember if this is canon in the comics as well but if you watch the Ellipse-Nelvana series, Tintin in America has this scene: "Hey guys, know how to call a police without a phone? Well... (shoots gun to the air with a laugh)"
    While in the BBC adaptation of Sherlock, in episode A Scandal in Belgravia, as John suggested "we should call the police", Sherlock answered, "Yes. (shoots gun to the air) On their way." "For God's sake..." "Oh shut up, it's quick." It made me grin every time!

    Great job, again! Very nice and detailed comparisons. :D

    ResponderExcluir
  11. A ratazana gigante da Sumatra é uma baita referência, hehe. Bom artigo!

    ResponderExcluir
  12. Uma décima semelhança... Ambos curvam-se à coroa britânica....

    ResponderExcluir
  13. Sherlockholmesemocaodebakersville.vai.la

    Para quem gosta do sherlock holmes este link conta a historia de um excelente livro do detetive. Sherlock Holmes em o cão de bakersville.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom esse artigo! Comparação entre os dois clássicos literários! Dois gênios! Resolvem todo e qualquer tipo d problema, não importando a dificuldade! São muito bons, embora eu prefira o Tintim por ter feito parte da minha infância, e estar fazendo parte da minha juventude!! Tintim é um personagem muito carismático, fofo, educado, simpático, humanista e acima d tudo SUPER INTELIGENTE!! Admiro muito sua capacidade e facilidade para descobrir códigos secretos como em: Tintim e o Lótus azul. Hergé deveria ser fascinado por Sherlock assim como sou por Tintim!
    Para complementar esse comentário, queria dizer q achei muito, na verdade EXTREMAMENTE ERRADO questionar a sexualidade de Tintim só pelo fato d ele não ter namorada! Acho isso ABSURDAMENTE RIDÍCULO! Mesmo por que ele não teria tempo pra namorada pois viaja muito, ela seria um peso morto! Acho q as pessoas deveriam pensar bem antes d ir falando qualquer besteira, pois isso é uma FRONTA a nó tintinófilos e ao próprio Hergé!!
    Enfim achei muito interessante esse artigo, na comparação entre os dois! O blog continua ótimo! Parabéns Britto! ;)

    Obs: Luciano, achei muito interessante esse comentário sobre a ratazana gigante de Sumatra! Valeu por essa informação! ;)

    Abração

    ResponderExcluir
  15. Será que alguém se anima pra escrever uma aventura com dois grandes aventureiros ?

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT