19 dezembro, 2012

Le Soir publica versão original de "As 7 Bolas de Cristal"

(Quase) todo fã de Tintim sabe que praticamente todos os álbuns do personagem foram um dia publicados em tirinhas periódicas, primeiro no jornal "Le Petit Vingtième", depois no "Le Soir" e, mais tarde, na revista "Le Journal de Tintin". As histórias criadas por Hergé passaram por diversas revisões, alguns até mesmo sendo totalmente redesenhados, até chegarem ao formato que conhecemos hoje, um álbum grande com 64 páginas.


Com "As 7 Bolas de Cristal" não foi diferente. A aventura, lançada como álbum em 1948, foi originalmente publicada entre 1943 e 1944, nas páginas do jornal belga Le Soir. A publicação foi interrompida em setembro de 1944, quando Hergé e alguns de seus colaboradores tiveram de responder por terem trabalhando no jornal, tido como colaboracionista, durante a Segunda Guerra Mundial. As 152 tiras em preto-e-branco nunca foram publicadas em seu formato original, e a edição oficial recebeu retoques tanto no desenho como no roteiro.

Em comemoração aos seus 125 anos, o Le Soir lança este mês um álbum exclusivo de 112 páginas (formato paisagem: 22 cm x 17 cm), incluindo informações adicionais sobre o contexto histórico e comparações com o álbum oficial. O exemplar em francês, intitulado "Les Mystères de las 7 Boules de Cristal", custa 14 euros. Uma edição para colecionador nenhum botar defeito.


:: Em tempo: No último dia 16 de dezembro, "As 7 Bolas de Cristal" completou 69 anos desde a publicação de sua primeira tira.
Compartilhe:

Um comentário:

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT