07 maio, 2012

Resultado do Concurso Cultural TPT e Rai Editora

Saiu o resultado do Concurso Cultural do Tintim por Tintim em parceria com a Rai Editora. Confira abaixo os ganhadores dos cinco livros baseados no filme "As Aventuras de Tintim", que além de cumprir o regulamento, foram bem-avaliados ao responder à pergunta: Se você fosse criar uma nova aventura para Tintim, que título você daria, e qual seria a sinopse?


E os selecionados foram (em ordem aleatória):

Robson Silva - Itaporanga/SE

Título: Tintim no Grande Pulmão do Mundo

Sinopse: "Tintim fica sabendo pela TV que um amigo do professor Girassol se perdeu na grande floresta Amazônica, no Brasil. Uma nova reportagem mostra que o amigo de Girassol fora morto por uma cobra venenosa. Tintim tem um sonho estranho, e acredita que o motivo da morte foi outro. Então, viaja junto com o Capitão Hadock e o professor Girassol até o "Grande Pulmão do Mundo", onde vão descobrir um grande esquema de biopirataria. Será que Tintim conseguirá desarticular a quadrilha de biopiratas?"


Luciana Dutra - Rio de Janeiro/RJ

Título: A Ilha Desconhecida

Sinopse: "Após serem convidados para o recital de Madame Catasfiore, Tintim e Haddock reparam que a nova moda era usar roupas com pele de animal. Intrigados, os dois procuram investigar mais sobre essa tal moda das Empresas "Façon Mode", fornecedora e produtora das peças, que era regida por Brain Ambrósia. Mas, após descobrirem que a empresa usava pele de animais ilegalmente e que tudo era regido por Roberto Rastapopoulos, Tintim e Haddock são sequestrados e abandonados em uma ilha desconhecida. Andando pela ilha à procura de ajuda, encontram um tribo de nativos que estava sendo estudada pelo pesquisador Dr. Albert Morques, que explica que tudo faz parte de um contrabando de animais silvestres, e que foram abandonados no meio do Amazonas. Encontrando o posto dos bandidos, Tintim manda uma mensagem pelo rádio, avisando a policia. Descobertos, Rastapopoulos manda jogar os dois em alto mar durante a volta para a Bélgica. Depois de passar dois dias, quando seriam jogados no mar, a policia, junto com Dupond e Dupont, aparece com navios e helicópteros interditando o cargueiro. Tintim e Haddock caem no marm mas logo são salvos pela polícia. Milu, percebendo que Rastapopoulos estava fugindo, consegue alcançá-lo e pará-lo com uma mordida no tornozelo que o fez cair no chão, prendendo-se nas cordas. Voltando para Bélgica, todo o material foi apreendido, as empresas "Façon Mode" foi fechada e Rastapopoulos e seu bando foi preso garças a Tintim, que no final tem sua matéria publicada."


Mateus de Abreu - Sete Lagoas/MG

Título: Tintim em "Aventura à Francesa"

Sinopse: "Dessa vez, Tintim e Milu embarcam direto para a França numa aventura em busca do quadro da Monalisa, que, pelo que tudo indica, foi roubado pelo antigo capitão do navio Karaboujan. Ele ameaça o repórter a desmentir tudo o que afirmou sobre ele para a polícia no passado. Caso contrário, veria o maior símbolo da arte da França se fazer em 1000 pedaços. Tintim, mesmo sob a tensão de salvar o quadro, encontra na romântica Paris o amor da sua vida. E Milu não fica fora. Ele também encontra uma cadelinha linda que faz seu coraçãozinho bater mais forte. O que Tintim não esperava é que o amor da sua vida fosse apenas mais uma armadilha do terrível capitão do Karaboudjan para que tudo corra como planejado."


Natalia Abramides - Bauru/SP

Título: TINTIM NO XINGU

Sinopse:
"Tintim vai ao Brasil para realizar a cobertura da Conferência das Nações Unidas Rio + 20, onde conhece Marie, uma antropóloga que está envolvida na defesa dos índios Kayabi, que vivem no Parque Indígena do Xingu, e cujas terras estão sendo ameaçadas pela construção de uma usina hidrelétrica. Durante o evento, Tintim descobre que a Conferência é apenas fachada para que grandes empresários estrangeiros fechem um acordo bilionário com o governo brasileiro para a construção da usina e a desapropriação das terras indígenas, que passarão a ser de domínio internacional. Desconfiados de que o plano tenha sido descoberto, os capangas dos líderes mundiais passam a perseguir Tintin, que se refugia na tribo dos Kayabi. Enquanto é procurado, Tintin permanece na tribo e aproveita para apurar os dados descobertos com ajuda de Marie, além de fazer amizade com Peri, um pequeno índio amedrontado pela possibilidade de perder o seu lar. Os capangas descobrem o paradeiro do repórter, porém Tintim é avisado por Peri, que avista a chegada dos mesmos a tribo, e consegue fugir pelo Rio Xingu, em uma embarcação comandada pelo Capitão Hadock. Ao retornar a seu país, publica os dados descobertos em uma grande reportagem em defesa aos indígenas do Xingu, o que acaba por impossibilitar a construção da usina em razão da pressão internacional."


David Ribeiro - São João da Boa Vista/SP

Título: Tintim e o Mistério da Enseada

Sinopse:
"Em uma noite tranquila, Tintim está no Castelo de Moulinsart com o capitão Haddock assistindo a um concerto da Madame Castafiore na televisão, transmitido do Rio de Janeiro. Quando o concerto começa, a transmissão de TV é interrompida por uma explosão no Teatro da Ópera. Todos ficam muito receosos. O corpo de Castafiore não é encontrado. Tintim volta ao seu apartamento e chegando lá encontra uma carta, com um emblema ‘G’ no verso, escrita em letra de mão dizendo que ‘A primeira já caíra’. O jovem repórter fica intrigado e entende aquilo como uma ameaça à vida de sua amiga. Neste instante lembra-se que o Professor Girassol também está no Brasil trabalhando no projeto de uma futura Usina em Angra dos Reis. Com isso, Tintim e Haddock viajam até o Rio de Janeiro para investigar e proteger o caro cientista. Aos poucos vão aprendendo sobre a cultura os costumes do nosso país, como samba, ditadura militar, calor exagerado para um europeu, feijoada (com caipirinha pro Capitão), passeio no Cristo Redentor e tudo mais. Em uma das noites, Tintim recebe outra carta em seu quarto no hotel, com o emblema ‘G’, dizendo que ‘Mais um irá cair naquela noite...’ e fica preocupado. O professor Girassol acaba sendo vítima de um atentado e desaparece. Tintim se lembra que os portugueses usavam a letra ‘G’ para abreviar ‘Angra’ e deduz que algo não está certo na usina. Desta forma, deixa Haddock no hotel, vai investigar na futura construção de energia nuclear e acaba descobrindo com sua aptidão investigativa que tudo é parte de um plano de vingança de um antigo vilão, que se pensava estar morto: Roberto Rastapopoulos. Ele quer aniquilar todos os aliados do jovem herói, um a um. Tintim é preso e amarrado, junto com o Capitão, que havia sido sequestrado na porta do hotel, mas Milu solta os dois, que se disfarçam de soldados de Rastapopoulos e organizam uma fuga. O reator da Usina dispara e ameaça explodir em poucos minutos. Após lutas e tiros, a seqüência finaliza com uma perseguição de lancha nas praias do Rio. Tintim prende o bandido com a ajuda da inteligência internacional (entenda-se Dupond e Dupont) e acaba resgatando tanto Girassol como Castafiore, que estavam apenas sendo mantidos prisioneiros para servirem de isca para o repórter. O cientista anula o reator nuclear, salvando a todos e à futura Usina. Infelizmente, sem ninguém saber, na polícia, Rastapopoulos suborna um oficial e é liberto, jurando vingança. Por fim, Tintim e seus amigos deixam as terras tupiniquins retornando à Europa, com mais uma grande aventura pra contar."


Parabéns a todos os ganhadores! Para receber seu prêmio, vocês deverão enviar seus dados (nome completo e endereço) para contato@tintimportintim.com. Conforme regulamento, os títulos serão enviados aleatoriamente, sem opção de escolha. O dados para entrega devem ser fornecidos até o dia 10 de maio.

A todos aqueles que participaram, mais uma vez obrigado. Da próxima vez pode ser você!
Compartilhe:

7 comentários:

  1. Parabéns a todos os ganhadores! Especialmente para David...!!! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Uau, parabéns aos "roteiristas", seria ótimo ver algumas destas histórias em álbuns de Tintim, embora eu não tenha certeza se o espírito do repórter possa habitar outra mente que não a do geniál Hergé... E apesar de achar que um romance não combine com as aventuras do Tintim, confesso que adorei TINTIM NO XINGU, bem como a idéia do esquema de biopirataria de "Tintim no Grande Pulmão do Mundo". Ambas as histórias são muito atuais, e bem ao estilo de Tintim. Fazem-nos pensar que, afinal, as aventuras que tanto sonhamos em viver como nosso amigo repórter não estão tão longe quanto imaginávamos...

    ResponderExcluir
  3. Não é por nada não, mas esta história Tintim no "Grande Pulmão do Mundo" ficou quase parecida com a minha kkk, mas gostei muito do tema. E só uma correção chamar floresta de pulmão tem um contexto biológico errado, cuidado ao utilizarem este termo para se referirem as florestas.
    Parabéns aos ganhadores !!!!
    Patricia - Bióloga

    ResponderExcluir
  4. Deve ter ficado ótima a história do Tintim "Tintim no Grande Pulmão do Mundo" um abraço Robson

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza que a expressão "no Grande Pulmão do Mundo" é apenas para deixar o título da história mais atrativo. Nossos "roteiristas" são pessoas esclarecidas e sabem muito bem o que estão escrevendo.

    ResponderExcluir
  6. @Paty, foram vários os enredos envolvendo a floresta Amazônica e/ou o Brasil. Eu diria até que foi a maioria das respostas! Concordo que seria interessante Tintim em uma aventura do tipo...

    Quanto ao contexto biológico, você pode falar sobre isso melhor do que eu! rsrs

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a todos os ganhadores, fiquei muito contente por constar dentre os ganhadores, o nome da minha sobrinha Natalia Abramides.

    Eu gostaria de estar também na lista, realmente estava confiante com o TEMA que tinha desenvolvido,..mais... fica para a próxima.

    Heracles Abramides

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT