COLEÇÃO DE FIGURAS DE TINTIM FINALMENTE NO BRASIL

Todos os detalhes do lançamento da Planeta DeAgostini

ÁLBUNS DE TINTIM EM PRETO-E-BRANCO CHEGAM AO BRASIL

Globo Livros lança réplicas das versões originais de Tintim

ESCUTE AQUI!

Série inédita baseada em "O Lótus Azul" é transmitida no rádio

PELA PRIMEIRA VEZ EM CORES

Veja a capa da nova edição de "No País dos Sovietes"

AS ATADURAS DE TINTIN

Infográfico reúne todas as pancadas que Tintim já levou

TPT ENTREVISTA ISAAC BARDAVID

Assista o bate-papo com o dublador do Capitão Haddock

TPT ENTREVISTA O PRIMEIRO TINTIM DO CINEMA

Jean-Pierre Talbot fala tudo sobre os únicos filmes de Tintim com atores reais

70 ANOS DO JOURNAL TINTIN

Publicações e eventos marcam o aniversário da revista

TPT ENTREVISTA O DUBLADOR DE TINTIM

Oberdan Jr conversa com o blog em vídeo de duas partes. Confira!

domingo, 31 de julho de 2011

Vazou o teste de cena de Peter Jackson como o Capitão Haddock

Essa com certeza vai para os bônus especiais do DVD e Blu-Ray do filme "As Aventuras de Tintim" (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn). Vazou no YouTube o teste de cena feito pelo produtor Peter Jackson para apresentar a Steven Spielberg sua versão digital do cãozinho Milu, quando o diretor planejava fazer um filme com atores reais e o fox-terrier em computação gráfica.


No vídeo, Jackson está bem caracterizado como o Capitão Haddock, e junto com ele aparece uma versão simpática do cachorro de Tintim, animado por computador. A cena gira em torno de um gosto que os dois personagens têm em comum: o álcool. Milu tanto luta que finalmente consegue tomar um pouco do whisky do velho lobo do mar, ficando bêbado como em alguns momentos clássicos dos álbuns. O resultado é que o cãozinho cai no mar, contando com a ajuda do Capitão Jackson para salvá-lo. Confira abaixo:

A tomada foi gravada em 2005, enquanto Peter Jackson ainda trabalhava em "King Kong", também produzido pela Weta. O cenário que aparece ao fundo é o mesmo do navio Venture, que tem destaque no longa do gorilão. Apesar do resultado convincente, foi depois de ver a cena que Spielberg decidiu por realizar o filme em captura de movimentos, e não com atores reais caracterizados como os personagens de Hergé. Se esta foi uma boa decisão, nós só vamos saber em breve, nos cinemas...

:: Em tempo: O vídeo foi divulgado durante a Comic-Con 2011, onde também foram apresentadas cenas finalizadas do filme. Enquanto as cenas não são reveladas na internet, confira as descrições das mesmas - muito divertidas, por sinal - no Fórum TPT.
Compartilhe:

sábado, 30 de julho de 2011

Novas revelações sobre a franquia cinematográfica

Steven Spielberg e Peter Jackson sempre disseram que seriam fiéis à obra de Hergé na adaptação dos álbuns do cartunista belga para os cinemas. Para seu primeiro filme, foram escolhidos os álbuns "O Caranguejo das Tenazes de Ouro", "O Segredo do Licorne" (que dá título ao longa) e sua continuação, "O Tesouro de Rackham, o Terrível". Até onde sabemos, porém, os cineastas não seguiram ao pé da letra as obras de Hergé, e nem haveria como, já que o enredo de 'Caranguejo' não tem relação alguma com a dobradinha 'Licorne' + 'Rackham'.


Mas pelo visto as alterações no enredo vão além disso. Segundo um artigo recente do site Coming Soondurante uma conferência para jornalistas na Weta, em que Spielberg e Kathleen Kennedy participaram via satélite, Jackson explicou: "Nós queríamos o primeiro encontro entre Haddock e Tintim, mas o livro ['O Caranguejo das Tenazes de Ouro', onde os dois se conhecem] não era o melhor para uma adaptação lógica. Mas 'O Segredo do Licorne' entra na linhagem de Haddock, de onde ele vem, tornando-se um ajuste natural".

Assim, Spielberg, Jackson e os roteiristas do filme combinaram partes dos dois álbuns, adicionando alguns elementos, como a vilania de Ivan Ivanovitch Sacarina. O site acrescenta que este é o verdadeiro nome do personagem interpretado por Daniel Craig, diferente do que foi divulgado antes, o pirata Rackham, o Terrível. Contudo, eu ainda acredito que o ator faz os dois papeis na história, sendo que o pirata aparece apenas em flashbacks, enquanto o Capitão Haddock conta a história de seu ancestral, Sir Francis.


Sobre o álbum "O Tesouro de Rackham, o Terrível", o site afirma que apenas alguns elementos foram selecionados para compor o primeiro filme (isso justifica a ausência do Prof. Girassol), pois muito da história presente no livro será parte da possível sequência. "O segundo filme entraria em ['O Tesouro de Rackham, o Terrível']", disse Peter Jackson, que está cotado para a direção do longa. "Essa é a ideia". O site AICN também confirma as palavras do produtor.

:: Falando nisso...

Até agora, Spielberg e Jackson ainda não deram nenhuma declaração confirmando o segundo filme da franquia "Tintim", mas nós sabemos que desde o início a ideia é fazer dois filmes e, a depender do sucesso, mais um (sendo que os cineastas já deram a entender que podem até fazer mais). O fato é que há certo tempo o escritor Anthony Horowitz ("Alex Rider") afirmou que já estaá escrevendo o roteiro da sequência, 'The Adventures of Tintin: Prisoners of the Sun', baseada nos álbuns "As 7 Bolas de Cristal" e "O Templo do Sol".

Eu não tenho dúvidas de que haverá um próximo filme, até porque, como fãs da obra de Hergé, Spielberg e Jackson não excluiriam o Prof. Girassol do primeiro sem ter certeza de que o célebre personagem poderia aparecer no segundo. E como a primeira aparição do professor se dá em 'O Tesouro de Rackham', fica claro que tudo foi planejado pelos cineastas. Mas a pergunta é: como vão misturar a história do álbum com a aventura de Tintim nos Andes?
Compartilhe:

quinta-feira, 28 de julho de 2011

'Tintim tem 16 anos', diz o Capitão Haddock

O editor site brasileiro Judão está na Nova Zelândia conhecendo a Weta Digital, empresa de Peter Jackson, que atualmente trabalha nas produções de "As Aventuras de Tintim" e "O Hobbit". Durante o invejável trabalho, o site foi presenteado com uma imagem exclusiva do filme, que você vê na imagem abaixo. A imagem revela uma cena de Tintim, Milu e Haddock em alto mar, depois da fuga do Karaboudjan. Clique para ver em altíssima resolução!


Não sei se os leitores concordam comigo, mas o rosto de Tintim está gordinho demais, não? A explicação dessas bochechonas talvez esteja na idade... Segundo o ator Andy Serkis, que interpreta o Capitão Haddock no longa, Tintim tem apenas 16 anos!

Na matéria do LA Times, Serkis falou sobre a relação entre o seu personagem e o protagonista: "É uma relação estranha", disse ele. "Tintim é esse jovem, o repórter focado com uma bússola moral muito forte. Ele tem 16 anos de idade. E, basicamente, Haddock é incapaz de avançar como um ser humano. Eventualmente, ele começa, se torna mais lúcido sobre o seu passado, e Tintim desenha um tipo de história fora dele. Haddock torna-se bastante afetuoso com Tintim", comentou o ator.

"Quando encontramos o Capitão Haddock, ele é um caótico, auto-piedoso naufrágio de ser humano que... está levando em sua mente a culpa pelos pecados dos pais e antepassados", disse Serkis, explicando a personalidade explosiva do marujo. "Ele basicamente amolece e anestesia a dor com o álcool. É um grande beberrão".

"O que é realmente atraente em Haddock é que ele é muito visceral," afirmou o ator. "Embaixo de todo aquele sal, seu coração é 100% no lugar certo. Se está com raiva, ele fica 100% irritado... Se ele chora, derrama lágrimas e lágrimas. É um personagem de puro sangue", concluiu.
Compartilhe:

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Veja fotos oficiais das novas estatuetas da Weta

  Estatueta de Milu (Snowy). Disponível a partir de 14 de agosto.

Estatuetas de Dupont e Dupond (Thompson & Thomson). Disponíveis a partir de 28 de agosto.

Mais detalhes no site oficial da Weta.
Compartilhe:

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Nova peça de divulgação do filme


Com a proximidade da estreia do filme "As Aventuras de Tintim" (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn) na Europa, a tendência agora é que as novidades comecem a aparecer com mais frequência. O blog MarketSaw confirma isso ao revelar uma foto enviada por um leitor europeu. Na imagem vemos um daqueles displays expostos na entrada dos cinemas em que Tintim, Milu e o Capitão Haddock aparecem em uma cena que une aventura e humor. O visual é fantástico, e ainda traz um efeito 3D que deve chamar a atenção dos cinéfilos, em especial das crianças, que em sua maioria não conhecem o personagem. Confira a peça abaixo, e torça para que ela chegue por aqui também...


ATUALIZAÇÃO: Veja a imagem em mais um ângulo. Créditos ao Fórum CFH.


Compartilhe:

Tintim na Comic-Con: Weta lança novas figuras dos personagens


Depois da estatueta do Capitão Haddock, fabricada pela Weta Workshop, foram reveladas durante a Comic-Con novas figuras baseadas nos personagens do filme "As Aventuras de Tintim" (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn). Dessa vez são réplicas individuais de Milu, dos detetives Dupond e Dupont e uma em que Tintim e Milu aparece juntos. Por enquanto não foram reveladas imagens oficiais. Veja abaixo fotos registradas pela revista Empire:

Estatuetas de Dupond e Dupont (Thomson & Thompson).
Ao fundo, vemos a figura de Tintim e Milu em sua pose mais clássica.

 Estatueta de Milu (Snowy).

Mais um ângulo da figura de Dupont, com o Capitão Haddock ao fundo.

Sonho de consumo: Todas as peças expostas na vitrine.

ATUALIZADO em 25/07: Veja fotos oficiais das estatuetas de Tintim e Milu, muito ricas em detalhes. Segundo o site da Weta, as peças serão vendidas juntas por $225,00. O conjunto têm escala 6/1 (30 cm x 17 cm x 15 cm) e o estoque é limitado:

Clique para ver os detalhes na imagem ampliada.

Clique para ampliar.

Clique para ver mais detalhes da figura de Milu.

Milu em outro ângulo.

Originalmente publicado em 22/07/2011.
Compartilhe:

sábado, 23 de julho de 2011

Prof. Girassol está fora do primeiro filme - o que isso significa?

"Um pouco mais a oeste!"

Durante a Comic-Con 2011, o cineasta Peter Jackson, em resposta a uma pergunta de um repórter, confirmou aquilo que nós já suspeitávamos: o Professor Girassol não estará presente no primeiro filme da prometida trilogia baseada nos álbuns de Hergé. "Girassol ainda não faz sua apresentação em nossa versão cinematográfica de Tintim. Obviamente, se tivermos sorte o suficiente para fazer mais filmes, há um monte de histórias em que Girassol aparece. Estamos muito ansiosos para vê-lo no futuro", disse o produtor do longa "As Aventuras de Tintim".

Mas o que a ausência do personagem significa para o filme, para a franquia, para os fãs do personagem e das aventuras de Tintim? Bem, desde que foram revelados os álbuns que seriam adaptados para o cinema, os fãs esperam a presença do Prof. Girassol no primeiro filme. Isso porque os produtores anunciaram que o primeiro filme seria baseado nos álbuns "O Caranguejo das Tenazes de Ouro" (em flashbacks), "O Segredo do Licorne" e "O Tesouro de Rackham, o Terrível". Acontece que o Prof. Girassol faz sua primeira (e importante) aparição no terceiro álbum, de forma bem cômica, por sinal.

Em "O Tesouro de Rackham, o Terrível", Trifólio Girassol é um inventor que se oferece para acompanhar Tintim e Haddock na expedição em busca de um famoso navio naufragado, o Licorne. A introdução do personagem na história é importante pois é ele quem constrói o submarino-tubarão que é utilizado por Tintim para procurar o navio na costa caribenha. Tal submarino é um dos ícones do imaginário tintinólogo, e inclusive ilustra a capa do álbum que narra a busca pelo tesouro do pirata.

A ausência do Prof. Girassol na história pode ser um indício de que não veremos o submarino-tubarão na tela do cinema - pelo menos no primeiro filme. Isso significa dizer que haverá mais adaptações no roteiro do que imaginamos, ou o enredo de 'O Tesouro de Rackham' será totalmente suprimido. Mas Spielberg e Jackson nunca negaram que o álbum fizesse parte do roteiro; pelo contrário, a cada entrevista ou matéria sobre o filme a informação é confirmada. Mesmo que Girassol (e seu invento) apareçam apenas nos próximos filmes, se é que haverão, será uma grande perda para o público ficar sem as fantásticas cenas submarinas desenhadas por Hergé, e em 3D!

:: O que pode haver de positivo?

O fato de Girassol não aparecer no primeiro filme pode ter lá suas vantagens - se esquecermos o fato de que teremos de esperar pelo menos mais dois anos até poder vê-lo na telona. O longa mostrará o primeiro encontro de Tintim e Haddock, e a introdução de mais de um personagem poderia ser mal trabalhada em apenas um filme. Assim teremos mais tempo para ver a relação entre Tintim e o Capitão se desenvolver, e teremos mais um motivo para esperar a sequência - o que é melhor para os cineastas.

Outro fator positivo é que no segundo longa o Prof. Girassol pode ganhar mais destaque. No filme 'O Segredo do Licorne' Haddock terá um papel mais fundamental, até pelo fato de o navio fazer parte da história de seus antepassados. Na sequência, que deve ser adaptada dos álbuns "As 7 Bolas de Cristal" e "O Templo do Sol", Girassol já tem um papel importante por ser o motivo de Tintim e o Capitão viajarem até o Peru para resgatá-lo, e isso pode ser ainda mais relevante com algumas adaptações no roteiro. Conforme já especula-se pelos blogs e fóruns tintinólogos pelo mundo, uma alteração possível é transformar o Professor em um dos sete exploradores que descobrem a múmia de Rascar Capac, desencadeando assim a maldição do Inca. Isso seria uma justificativa a mais para o sequestro do cientista, que a essa altura ele já deveria ter se tornado um amigo de Tintim... mas isso fica para os roteiristas!

Tranquilizando os fãs do Professor, o diretor Steven Spielberg declarou: "Espero que Peter esteja programado para dirigir o próximo filme que inclua o Prof. Girassol, e estou ansioso para trabalhar com ele assim como ele trabalhou comigo". Nós também estamos, Spielberg. Nós também estamos...
Compartilhe:

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tintim na Comic-Con: Saiba tudo o que rolou no evento

Aconteceu nesta sexta-feira, 22 de julho, o painel do filme "As Aventuras de Tintim" (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn) durante a Comi-Con International, evento realizado anualmente em San Diego, Califórnia. O diretor Steven Spielberg esteve presente, e foi recebido com toda pompa e circunstância em sua primeira visita à convenção. O produtor Peter Jackson apareceu de surpresa, e até o ator Andy Serkis fez uma participação inusitada.


Como sempre questionado sobre a técnica escolhida para trazer um projeto de 30 anos à vida, Spielberg comentou: "Pode ser uma era digital, mas ainda é uma era analógica em termos de contar uma boa história. Não há nada de maior importância do que a história... O meio não é a mensagem, mas os personagens, a história e o enredo." Explicando como se desenvolve o trabalho dos atores em relação a um filme em live-action, o cineasta explica: "Tudo se resume aos atores olhando nos olhos uns dos outros, que é onde todas as comédias ou dramas acontecem. A verdade dessa performance é quando eles estão atuando em conjunto. Atores precisam apenas um do outro para agir juntos. Eu acho que é o segredo da grande atuação: você tem que trazer a sua imaginação para o papel".

"Captura de movimentos não é um gênero. É uma ferramenta, uma técnica", afirmou Peter Jackson, que apareceu de surpresa depois que foi exibido um vídeo em que ele, caracterizado como o Capitão Haddock, contracenava com uma versão computadorizada de Milu, o que convenceu Spielberg a escolher a técnica. "Eu tive que pensar por dois, talves três segundos, para tomar a decisão de produzir e criar o filme com ele", contou o produtor.  Jackson também respondeu sobre o medo de os personagens parecerem ter "olhos mortos", e disse que a Weta já estuda cientificamente a criação dos olhos de seus personagens desde "O Senhor dos Anéis", passando por "Avatar" e "King Kong". "Com Tintim nosso elenco teve que ser tão expressivo como em qualquer filme live-action", disse o produtor. "Você não vai ver seu rosto, mas verá todas as nuances de sua performance, concluiu Spielberg"Você vai esquecer se é 3D ou 1.85".

Para Spielberg, o maior desafio foi contar a história com o visual dos filmes de Hergé, o criador de Tintim. "Não queríamos colocar atores no elenco que se parecessem com os personagens, ainda que eu ache Jamie Bell o Tintim perfeito mesmo se fosse na vida real. Queriamos honrar Hergé usando imagens que fizessem justiça ao trabalho dele. Nós amamos a arte e queríamos criar um híbrido de alguma forma entre animação e desenho. Queríamos texturas e detalhes que fossem de alguma maneira inacreditáveis para o público".

Um dos presentes perguntou sobre a presença do Prof. Girassol no filme, algo que tem sido uma incógnita desde que o elenco foi revelado. "Não, ele não está", disse Peter Jackson. "Ele ainda não faz sua apresentação, mas se tivermos sorte o suficiente para fazer mais filmes, há oportunidades para mais histórias". "Eu estou realmente feliz de você saber quem ele é", brincou Spielberg. E sobre as próximas novidades, o diretor continuou: "Espero que Peter esteja programado para dirigir o próximo filme que inclua o Prof. Girassol e estou ansioso para trabalhar com ele assim como ele trabalhou comigo".

Os cineastas explicaram o motivo da escolha dos três álbuns que estão sendo adaptados para o primeiro filme. "Pegamos um trecho de outro álbum e o colocamos dentro de 'O Segredo do Licorne', que é um dos mais divertidos e tem grande relevância para o passado de Haddock por tratar de sua herança. Fez sentido que começassemos por aí", disse Jackson.

Sobre o público que visa alcançar com o filme, Spielberg afirmou: "Este filme que estou fazendo para todos vocês. Alguns filmes que eu faço para mim mesmo, quando o assunto é muito sensível e pessoal. Mas existem outros gêneros de filmes que eu preciso fazer para o público. E Tintim é apenas um filme desses".

Spielberg comenta que também se identifica com o repórter: "Tintim é um repórter intrépido e tenaz que muitas vezes torna-se parte da história. Eu me identifico com Tintim no sentido de que ele não aceita um não como resposta, e essa tem sido a história da minha vida". Além disso, o diretor conta que o filme terá tempo para contar "porque o Capitão Haddock bebe e é o homem que é hoje", um indício de que a história pode ir mais além dos álbuns.

Por fim, os cineastas também comentaram o que aprenderam um com o outro durante todo o processo que envolve o filme: "A única coisa que me surpreendeu é que, dado o enorme corpo de trabalho de Steven e os filmes incríveis que ele fez, eu pensava que Steven teria uma espécie de um processo, e estava ansioso para ver isso. Mas o que eu descobri é que Steven entra no set e, é como a primeira vez que ele pisou num set de filmagem. É uma excitação e um entusiasmo infantil - quero dizer de uma forma positiva - que eu não estava esperando, e é muito inspirador", contou Peter Jackson. 

"Fiquei surpreso com o quanto Peter é paciente e atencioso", disse Spielberg. "Ele é um solucionador de problemas; ele gosta de olhar para um desafio a partir de ângulos diferentes e escolhe a melhor opção para resolver um problema. Estávamos de uma forma... como dois cientistas em um laboratório tentando fazer alguma coisa funcionar. Sem ego, sem concorrência. Ambos estamos no mesmo papel: dois fanboys de Tintim tentando trazer este filme à vida".

Nova imagem em alta resolução divulgada pela Paramount.

Durante o painel de Tintim na Comic-Con, foi apresentada uma prévia do filme em 3D. Segundo comentários do ComicBookMovie, "parece ótimo, muita aventura e diversão, mas muita história e diálogos também". O site fala sobre a cena do primeiro encontro entre Tintim e Haddock, em que o repórter pergunta ao marujo sobre o Licorne, e comenta que há o equilíbrio correto entre suspense e comédia. Depois dos comentários positivos, Spielberg concluiu dizendo: "O que vocês viram é apenas a ponta do iceberg", porque todas as cenas épicas, de batalhas e grandes perseguições ainda estão em desenvolvimento, e a Weta está indo além em termos de espetáculo.

Com informações dos sites ScreenCrave e Omelete.  
Compartilhe:

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Atores falam sobre seus personagens no filme

Durante evento realizado em Paris na última terça-feira, 19/07, produtores e elenco do filme "As Aventuras de Tintim" comentaram sobre a influência da obra de Hergé e seus famosos personagens. Confira abaixo alguns destaques, publicados pelo site Le Soir.

Da direita para a esquerda: Andy Serkis, Peter Jackson, Gad Elmaleh, Steven Spielberg, Kathleen Kennedy e Jamie Bell.

"Quando você cresce com ele", disse Peter Jackson, "Tintin é um modelo. Você quer viver suas aventuras, viaja para onde ele está indo, e quando você envelhece, você descobre um lado mais maduro, uma certa ironia também".

Jamie Bell, que interpreta o repórter no longa, concorda. "Eu queria, como Tintim, viajar o mundo e pegar os bandidos", afirma o ator. "Isso não me impede de questionar algumas coisas. Quem é ele? Onde estão seus pais? Por que ele vive com um cachorro? Por que é um repórter se nunca publica um artigo?"

Andy Serkis, intérprete do Capitão Haddock, defende seu personagem. "Hergé adorava Haddock", afirmou. "Ele é um bruto, mas tem um grande coração. Ele não perde uma, faz tudo ao contrário de Tintim, mas é essa relação próxima do yin e yang que dá toda essa força à dupla".

Steven Spielberg contou que o primeiro álbum de Tintim com que teve contato foi "As 7 Bolas de Cristal", numa versão francesa. "Ver que suas ilustrações falam por si me tocou", conta o diretor. "Comecei a querer encontrá-lo [a Hergé] e tivemos conversas por telefone. Ele morreu pouco tempo depois e eu jamais o vi. Cada artista tem um estilo, mas o de Hergé, e eu ainda não sei como ele fazia, é incrível, porque não se repetia graficamente. Haddock não se parece em nada com Dupont, por exemplo. Esse é o seu gênio".

Quando questionado sobre a première mundial do filme, Spielberg recuou: "Não me peçam para responder a uma pergunta que eu não sei a resposta". Mas a produtora Kathleen Kennedy confirmou que haverá duas estreias mundiais no sábado, 22 de outubro, em Paris e Bruxelas. Mas disse ainda não saber em que ordem.

:: Veja mais de 20 fotos da equipe em Paris durante a apresentação do filme "As Aventuras de Tintim" (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn) na página do TPT no Facebook.
Compartilhe:

Equipe fala mais sobre o filme e suas possíveis continuações

Produtores e parte do elenco do filme "As Aventuras de Tintim" passaram por Cancún, México, para divulgar o filme durante um evento da Sony Pictures. A visita aconteceu na semana passada, mas os depoimentos da equipe ainda repercutem.

Steven Spielberg e Peter Jackson (foto) falaram sobre a parceria e a relação dos dois com o diretor James Cameron ("Avatar"), com quem pegaram algumas dicas. "Não há rivalidade e nem segredos entre nós, porque cada um conta sua própria história. Em termos de tecnologia todos são muito generosos", disse Jackson. "Sabemos de toda a concorrência que há nos estúdios, mas fora deles, realmente não há nenhuma rivalidade entre os cineastas", explicou Spielberg. "Compartilhamos informações. Somos centenas de cineastas compartilhando o tempo inteiro".

"Sem dúvida [Tintim] não é alguém conhecido nos Estados Unidos, mas este filme poderia iniciar uma maneira diferente de enxergar os filmes" - Peter Jackson.

Spielberg voltou a falar sobre seu primeiro contato com Tintim: "Foi um grande desafio conseguir levar Tintim para as telonas respeitando o coração do autor, tentando descubrir seu personagem, esse repórter aventureiro de Hergé a qual eu fui o último a me juntar, já que não li nenhum livro seu até 1981".

Respondendo aos jornalistas que questionavam sobre a técnica escolhida, o cineasta foi sincero. "Não tive medo de me meter neste processo porque já sabia onde estava me metendo", afirmou. "De certo modo eu encontrei outra forma de me relacionar com meus atores, já que quando os dirigia estava a apenas cinco metros deles, de modo que o trabalho se tornou algo muito íntimo. Normalmente quando dirijo fico a vinte metros de distância, sendo assim por este lado eu saí ganhando. Não vejo que problema há com o uso de computadores: Dreamworks ou Pixar já os utilizam em uma infinidade de projetos, era apenas uma maneira diferente, evitando os processos químicos que envolvidos em um filme", explicou Spielberg, se referindo às chuvas ou ferimentos nos atores que já causaram atrasos em alguns de seus filmes. "Agora há bem pouco de química com o advento do digital", confirmou Jackson, rindo da tese do parceiro.

O diretor confessou que, desde que viu a adaptação dos livros de J.R. Tolkien feita por Peter Jackson, estava ansioso para trabalhar com ele, e ainda se declarou um "fan boy" do trabalho do neozelandês: "Eu vi 'O Senhor dos Anéis' e virei um fã. Minha abordagem não foi pelo caminho mais honesto. Pedi que sua companhia fizesse os primeiros testes para Tintim", disse o diretor explicando como como foi feito o convite ao colega. "Com esta tecnologia, o cachorro (Milu) é tão humano quanto qualquer um dos personagens do filme, pela grande variedade de expressões que podemos lhe dar", completou.

Depois de ver os resultados, o cineasta ficou mais que emocionado: "Eu perguntei a Peter se ele estaria interessado em produzir Tintim e ele disse: 'Você tem que ver o que está atrás de mim na biblioteca. Toda a coleção de livros'". Jackson revelou que leu sua primeira aventura de Tintim aos nove anos de idade, e desde então ficou fascinado. "Eu estive esperando 20 anos para fazer este filme", disse o produtor.

"Peter [Jackson] eu temos conversado sobre ideias para os novos filmes se o primeiro tiver sucesso... esperamos que seja assim" - Steven Spielberg.

Enquanto isso, Kathleen Kennedy, produtora executiva de grande parte dos trabalhos da carreira de Spielberg, destacou que para cada dia de filmagens foi enviado um terabyte de informações para que a Weta, na Nova Zelândia, trabalhasse na animação do filme. "Ver a tecnologia que a sua empresa (de Jackson) criou é impactante", disse ela. "Tínhamos trabalhado com muitos, como a Industrial Light and Magic, mas neste caso, literalmente, eu não podia acreditar no que estava vendo. Tive o privilégio de ser parte de Jurassic Park e me tocou viver aquele momento onde tudo mudou de repente. Este é um momento similar".

"Eles (Spielberg e Jackson) não têm a necessidade de provar mais nada, mas a inovação está em seus genes", concluiu o ator Andy Serkis, que interpreta o Capitão Haddock.

Com informações dos sites DiarioTV, Milenio e  El País.
Compartilhe:

terça-feira, 19 de julho de 2011

Elenco, diretor e produtores divulgam filme em Paris


Peter Jackson, Steven Spielberg e Kathleen Kennedy participaram na manhã desta terça-feira, 19/07, de um evento promocional do filme "As Aventuras de Tintim" (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn), realizado em Paris, França. Na foto, a co-produtora do primeiro longa de uma prometida trilogia aparece com uma pelúcia de Milu no colo. Os atores Jamie Bell (Tintim), Andy Serkis (Capitão Haddock) e Gad Elmaleh (Omar Ben Salaad) também estiveram presentes.

Confira abaixo mais fotos (algumas são deste site) e não deixe de acessar nossa página no Facebook para ver mais de 20 outras imagens do evento.

Peter Jackson (produtor) e Steven Spielberg (diretor). 

O ator Gad Elmaleh, que vive Omar Ben Salaad, um dos vilões do filme. 

 Jackson brinca com Milu.

 Os responsáveis por levar Tintim aos cinemas posam com pelúcias do cachorro Milu.

Da esquerda para a direita: Andy Serkis, Jackson, Gad Elmaleh, Spielberg, Kennedy e Jamie Bell.
Milu foi a grande atração do evento!


Clique aqui para conferir mais de 20 fotos do evento.
Compartilhe:

segunda-feira, 18 de julho de 2011

'Indiana Jones já passou, agora é a vez de Tintim', afirma produtora

Apesar dos rumores persistentes, não haverá novos filmes na série de Indiana Jones. Pelo menos é isso o que garante Kathleen Kennedy, produtora que trabalha frequentemente em parceria com Steven Spielberg, incluindo todos os filmes do arqueólogo. As informações são do site La Vanguardia.

O Repórter x O Arqueólogo

"Acho que já finalizamos com as aventuras de Indiana para sempre", comentou a produtora em Cancún, México, durante o "Summer of Sony". "Sei que se tem falado sobre locações em andamento, e até mesmo sobre a escrita de um roteiro para um novo Indiana. Mas não há nada disso. Estamos ocupados com outros projetos. Além disso, tenho a sensação de que o momento de Indiana já passou, agora é a vez de Tintim: Tintim será o novo Indiana", afirma a produtora, responsável por boa parte dos grandes sucessos do cinema dos anos oitenta e noventa, começando com o próprio "E.T." de Spielberg.

Steven Spielberg e Katlheen Kennedy

Spielberg e Peter Jackson, que participaram do evento através de transmissão por satélite, falaram novamente sobre a escolha da técnica utilizada no primeiro filme da trilogia "As Aventuras de Tintim". "Eu sempre gostei de criar personagens com o uso de tecnologia", disse Spielberg, lembrando de sua contribuição para o avanço tecnológico de Hollywood com seu primeiro "Jurassic Park". "Buscamos mantê-los o mais possível dentro do mundo dos quadrinhos de Tintim", comentou o diretor sobre o visual dos personagens. "A tecnologia é complicada, mas ganhamos no controle do produto", concluiu.

Para Jackson, o importante era manter os personagens o mais próximo possível do visual original. O produtor lembrou que o filme se passa em três dimensões, mas que o 3D "não o torna melhor ou pior, simplesmente nos ajuda a contar a história que queremos contar". O filme utiliza a mesma tecnologia de "Avatar", filme de James Cameron, que segundo Peter Jackson tem sido uma das suas fontes de informação. "A tecnologia é uma ferramenta para o diretor", afirmaram os cineastas.

Cena de "As Aventuras de Tintim" presta clara homenagem a "Indiana Jones e a Última Cruzada"

Quem já leu Tintim e assistiu os filmes de Indiana Jones sabe que os álbuns do repórter são bem no estilo da saga do arquelógo. Em várias ocasiões, inclusive quando Spielberg conheceu Tintim, os dois aventureiros foram comparados. Que Tintim é um concorrente à altura para Indiana, não temos dúvida, mas é esperar para ver se sua passagem pelo cinema será tão memorável quanto...
Compartilhe:

sábado, 16 de julho de 2011

Tintim pode tomar o posto de "Harry Potter"?

O site belga Het Nieuwsblad confirmou a presença de Steven Spielberg na première mundial do filme "As Aventuras de Tintim" (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn), que acontecerá em 22 de outubro na capital da Bélgica, Bruxelas.


Durante o "Summer of Sony", evento promocional realizado pela Sony Pictures em Cancún, México, o cineasta revelou que queria tanto Bruxelas, residência do criador de Tintim, como Paris, onde a obra de Hergé tem enorme popularidade, para realizar a estreia mundial do filme, por isso optou pelas duas cidades "ao mesmo tempo". No caso de Bruxelas, a festa de lançamento do longa ocorrerá no período da tarde, para que o diretor e sua equipe (incluindo o produtor Peter Jackson e atores como Jamie Bell e Daniel Craig) tenham tempo de voar até Paris, onde a festa ocorrerá à noite.

Spielberg não esteve presente ao evento da Sony no México devido a compromissos na Europa, mas participou ao vivo através de um link via satélite. "Vinte anos atrás eu adquiri os direitos de Tintim, mas foi em 1981 que eu fiquei fascinado por suas aventuras", disse o diretor. "Então eu li todos os álbuns e agora todos eles estão em minha estante", afirmou.

"Esta é a primeira vez que eu dirijo animação, mas eu gosto de simplesmente tentar coisas novas. Pegue 'Jurassic Park': a criação dos dinossauros era apenas um desafio", explicou Spielberg. "Um filme de Tintim com atores reais não era uma opção para mim. Somente através da animação eu chegaria mais próximo do estilo, cores e figuras que Hergé criou. Os desenhos são simplesmente o DNA de Tintim. Desde que eu queria permanecer fiel".

Segundo o site, o primeiro filme da prometida trilogia ainda nem está finalizado, mas parte do roteiro do segundo, que será dirigido por Peter Jackson, já foi escrita. "Peter é agora produtor, mas nós trabalhamos muito juntos", disse Spielberg. "A cada dia de filmagem nos falávamos através de um videolink e trocávamos ideias". De acordo com Jackson, ele e Spielberg apenas jogaram "cara ou coroa" para decidir quem seria o diretor do primeiro filme. "Foi Steve, então eu faço o número dois", disse o produtor. "Mas esperamos, claro, que muitos outros possam seguir, porque ainda há uma riqueza de histórias à espera".

Sobre o possível sucesso do filme, a co-produtora Kathleen Kennedy (foto) diz que muito dependerá a recepção do longa na Europa. "Tintim é menos conhecido nos EUA, por isso desta vez esperamos que o sucesso do filme na Europa seja exportado para a América, quando o contrário é o normal".

A produtora, que trabalhou ao lado de Spielberg em sucessos como a franquia "Indiana Jones", o clássico "E.T." e o promissor "War Horse", acredita que a chegada do repórter belga no momento em que outro fenômeno literário está deixando o cinema pode ser favorável. De quem estamos falando? Kennedy responde: "Seria bom se Tintim pudesse preencher o vazio deixado por Harry Potter".

:: Para ver as fotos do "Summer of Sony", onde Kathleen Kennedy aparece junto com os atores Jamie Bell e Andy Serkis sobre uma réplica do navio Licorne, clique aqui. Para comentar esta e outras notícias sobre o universo tintinólogo, participe do Fórum Tintim por Tintim.
Compartilhe:

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Steven Spielberg e Andy Serkis confirmam presença na Comic-Con

Spielberg ao lado de Peter Jackson, parceiro na trilogia Tintim

De acordo com Geoff Boucher, do site Hero Complex, o diretor americano Steven Spielberg fará sua primera aparição na Comic-Con International em 2011. A convenção internacional de quadrinhos e entretenimento ocorre na próxima semana, de 21 a 24 de julho, em San Diego, Califórnia. Boucher, que irá comandar o painel do filme "As Aventuras de Tintim" (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn), confirmou que Spielberg estará presente para falar sobre seu novo projeto, que estreia em 23 de dezembro nos EUA.

O cineasta também estará presente para receber o Inkpot Award, prêmio tem sido oferecido desde 1974 a figuras do mercado de quadrinhos e entretenimento. Na sexta-feira, 22 de julho, Spielberg fará subirá no palco do Hall H, uma sala de seis mil lugares onde as estrelas de Hollywood e cineastas apresentam prévias de seus filmes para os fãs. Lá o diretor de 64 anos falará principalmente sobre 'Tintim', mas pode abrir espaço para alguns de seus próximos projetos, como o drama de guerra "War Horse", a cinebiografia "Lincoln", a sci-fi "Robopocalypse" e as séries e filmes que produz, como "Terra Nova", da Fox, e "Falling Skies", do TNT, além de "Cowboys & Aliens", que tem Daniel Craig no elenco - o ator, aliás, também pode estar presente para divulgar seus dois filmes. 

Sobre a produção de 'Tintim', o diretor descreve a técnica utilizada como "um conjunto muscular inteiramente novo - a tecnologia, a abordagem e o pensamento disto . Foi um conjunto muscular que eu nem sabia que tinha, e as ferramentas foram totalmente novas. De certo modo eu me sentia como um pintor, e aquilo foi emocionante para mim".

Além da presença de Spielberg, a Comic-Con também poderá contar com a participação de alguns membros do elenco, mas nada está confirmado até o momento. O que se sabe até o momento é que "As Aventuras de Tintim" também deve ser apresentado na prévia do evento, que ocorre na próxima quarta-feira, e na sexta-feira será realizado o painel com diretor e equipe das 11h às 12h (horário da Califórnia). Por aqui, as novidades devem começar a aparecer a partir das 15 horas, devido ao fuso horário.

ATUALIZADO em 15/07: O ator Andy Serkis, que interpreta o Capitão Haddock no longa, confirmou em seu Facebook que também estará presente ao evento. Além do filme de Tintim, Serkis deve divulgar também sua próxima estreia nos cinemas, o filme "Planeta dos Macacos: A Origem" (Rise of the Planet of the Apes), onde vive um macaco que desenvolve inteligência após passar por experiências genéticas. O prequel da série "Planeta dos Macacos" que estreia nos EUA em 5 de agosto.

:: Falando nisso...

Os atores Jamie Bell e Andy Serkis estiveram em Cancún, México, para participar do Summer of Sony, evento realizado pela Sony Pictures para divulgar suas próximas produções. Junto com a produtora Kathleen Kennedy, os protagonistas do primeiro filme da trilogia Tintim posaram para fotos em cima de uma réplica em tamanho real do navio Licorne. Durante o evento, Spielberg fez uma participação via satélite, e conversou com os jornalistas sobre o longa - a primeira animação que ele dirige.

Jamie Bell (Tintim), Kathleen Kennedy (produtora) e Andy Serkis (Haddock) posam no navio Licorne.

“Produzi algumas animações, mas não fiz uma eu mesmo", disse o cineasta. "Eu queria honrar Hergé, por isso que eu fiz o filme em animação”, completou. Sobre as modernas tecnologias utilizadas na produção, o diretor comentou: “Gosto de experimentar coisas novas nos meus filmes. Como em 'Jurassic Park', com os dinossauros criados por computação gráfica”. Segundo o Uol Cinema, o cineasta ainda garantiu que se sentiu à vontade nas filmagens, que envolveram atores e celuloide.

Para ver mais fotos do evento, clique aqui e acesse o álbum do TPT no Facebook.
Compartilhe:

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Scans do trailer revelam segredos do filme

Na última segunda-feira, 11/07, foi divulgado o segundo trailer do filme "As Aventuras de Tintim". Agora com mais de dois minutos, a prévia primeiro filme de Steven Spielberg baseado na obra de Hergé chamou a atenção do público ao trazer cenas de comédia e ação e mostrar mais detalhes dos personagens principais. Confira nesta postagem mais de 70 screenshots do trailer, e descubra mais sobre o que vem por aí...


Antes disso, porém, quero comentar um pouco sobre a repercussão do trailer. A técnica de captura de movimentos ainda causa certo incômodo em alguns, mas na maioria das vezes o motivo é a lembrança de experiências que não foram muito bem-sucedidas. Para mim, o visual está fantástico. O nível de realismo está além do esperado, e a caracterização dos personagens ficou bastante aceitável. Alguns estão comentando que o visual de Tintim é muito realista em comparação com os demais personagens, mas se você comparar os desenhos de Hergé, verá que o repórter é o que tem o rosto mais simples, menos caricaturizado. Trazendo para o mundo real, o resultado seria um rosto redondo e um topete. Algo diferente do que estamos vendo? Aí vem outros e falam: 'não entendi porque não fizeram um filme com atores reais'. Ora, agora é tarde para reclamar, são os produtores que decidem, e é isso o que vamos ter... não adianta reclamar!


É importante aceitar também que não tinha como fazer um filme igualzinho aos álbuns ou à série, por isso veremos sim alterações no design dos personagens, e até mesmo no enredo. Se fosse para copiar as histórias dos álbuns, por que a necessidade de fazer um novo filme, se temos os excelentes episódios da série da Nelvana? E que graça teria assistir a um filme sabendo o que vai acontecer em cada cena seguinte?! Precisamos entender que o filme não é feito apenas para nós, fãs, mas para um grande público que nunca leu ou assistiu Tintim.  Independentemente do resultado, o importante é que a obra original de Hergé não vai mudar por causa disso. Se você não gostar do filme, simplesmente volte a ler os seus álbuns e assistir aos seus DVDs... É o que eu estou decidido a fazer caso o filme me decepcione, mas pelo que vi até agora, isso está longe de acontecer.

Veja a seguir os scans em HD do trailer. Mas cuidado, nos comentários pode haver alguns spoilers. Se você não deseja saber o que pode acontecer antes de assistir ao filme, melhor não prosseguir. Mas lembre-se, muito do que está escrito é pura especulação...

Compartilhe:

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Trailer dublado de "As Aventuras de Tintim"

O site MSN Video revelou hoje o trailer do filme "As Aventuras de Tintim" (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn) dublado em português do Brasil. A versão nacional tem 50 segundos a menos que a versão original, produzida para o mercado europeu. Nela, finalmente conhecemos os novos dubladores dos detetives Dupondt, e em especial o do Capitão Haddock. Confira o vídeo abaixo, e em seguida a lista com os dubladores (que podem mudar até a estreia do filme):



:: Dubladores do trailer:

Tintim (Jamie Bell): Oberdan Junior - dublador do personagem na série animada;
Capitão Haddock (Andy Serkis): Mauro Ramos - dublador de Pumba ("O Rei Leão") e Shrek (a partir do segundo filme);
Rackham (Daniel Craig): Ronaldo Júlio - dublador de Daniel Craig em "Lara Croft - Tomb Raider" e "A Bússola de Ouro";
Dupont (Simon Pegg): Sérgio Stern - dublador de Mike Wazowski ("Monstros S.A.") e Kiko ("Chaves em Desenho");
Dupond (Nick Frost): Philipe Maia (?) - Chris Rock (narrador de "Todo Mundo Odeia o Chris");
Vendedor: Isaac Schnneider - dublador do Prof. Xavier (desenhos e filmes "X-Men") e Agonia (filme e série Disney "Hércules").

"As Aventuras de Tintim" estreia no Brasil em 2D, 3D e IMAX 3D em 11 de novembro de 2011.
Compartilhe:

No ar o segundo - e fantástico - trailer de Tintim!



Foi revelado na manhã desta segunda, 11 de julho, o surpreendente egundo trailer do filme "As Aventuras de Tintim" (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn). No vídeo é possível ver mais detalhes dos personagens, bem como cenas cômicas estreladas pelos detetives Dupond (Nick Frost) e Dupont (Simon Pegg) e pelo Capitão Haddock (Andy Serkis), bem como Tintim (Jamie Bell) e o vilão (Daniel Craig) em ação. Ah, o mordomo Nestor também aparece! Confira o vídeo a seguir e veja alguns scans mais abaixo:


Segue o trailer dublado. Nele, Sérgio Stern dubla um dos Dupondt e Mauro Ramos (dublador do Pumba e Shrek) faz a voz do Capitão Haddock. Confira:

<a href='http://video.br.msn.com/watch/video/exclusivo-as-aventuras-de-tintim/662gpv1j?src=v5:embed::' target='_new' title='Exclusivo: 'As Aventuras de Tintim''>Vídeo: Exclusivo: 'As Aventuras de Tintim'</a>










Baseado nos álbuns "O Caranguejo das Tenazes de Ouro", "O Segredo do Licorne" e "O Tesouro de Rackham, o Terrível", o longa dirigido por Steven Spielberg e produzido por Peter Jackson apresentará uma nova versão da história de Hergé. O repórter Tintim conhecerá o Capitão Haddock à bordo do navio Karaboudjan, e ambos partirão em busca do valioso tesouro de um navio pirata, o Licorne. No caminho, encontrarão amigos e inimigos, como os detetives Dupondt e o traficante Allan.

Fique ligado, pois o trailer nacional pode sair a qualquer momento, e assim finalmente conheceremos a nova voz do Capitão Haddock. A estreia no Brasil ocorrerá daqui a exatos quatro meses, em 11 de novembro de 2011.
Compartilhe:

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Com um milhão de raios: Isaac Bardavid não dublará o Capitão Haddock!

É com muita insatisfação que o TPT vem a público como portador de uma notícia revoltante para os fãs brasileiros de Tintim. O ator de dublador Isaac Bardavid, 80 anos, não voltará a emprestar sua lendária voz ao Capitão Haddock no filme "As Aventuras de Tintim", que chega aos cinemas brasileiros em 11 de novembro.

Pra quem não sabe, Isaac foi o dublador do capitão na clássica série da Nelvana, exibida no Brasil pela TV Cultura. Sua voz, grave e levemente rouca, caiu como uma luva para o explosivo personagem, sempre lembrado pelos insultos inflamados que ganharam ainda mais vida graças à interpretação do ator. A dublagem foi, sem dúvida alguma, um dos fatores que contribuíram para o sucesso do desenho no país, mas pelo visto os fãs precisarão esquecer pelo menos algumas daquelas memoráveis vozes...

O estúdio DoubleSound, do Rio de Janeiro, é o responsável pela dublagem do filme, e para o conforto dos fãs, teve a sensatez de convidar Oberdan Júnior para voltar a dublar Tintim - apesar de que o ator precisou passar por testes. Há alguns meses, Isaac Bardavid também foi convidado a realizar testes para dublar seu antigo personagem (coisa que nunca precisou fazer antes), e o material seria enviado para os Estados Unidos, onde passaria por uma análise. Agora, surge a má notícia: o ator não foi selecionado para dar voz ao personagem.

Ainda não sabemos qual foi o ator selecionado para dublar o Capitão Haddock, nem a justificativa oficial para Isaac Bardavid ser deixado de lado. O TPT entrou em contato com a Sony Pictures Brasil, mas até o momento não recebeu resposta. Voltaremos a falar no assunto assim que tivermos mais informações.

ATUALIZAÇÃO: O dublador Mauro Ramos foi oficializado como nova voz do Capitão Haddock.

:: Sobre o dublador

Dono de uma voz inconfundível, Isaac Bardavid é conhecido pela dublagem de personagens clássicos do cinema e da TV. Só para citar os mais conhecidos: Wolverine ("X-Men"), Esqueleto ("He-Man"), Tigrão ("Ursinho Pooh"), Freddy Krueger ("A Hora do Pesadelo"), K.I.T.T. ("A Super Máquina"), Filoctetes ("Hércules"), entre muitos outros...

Clique aqui e veja uma postagem realizada pelo TPT em homenagem ao trabalho do dublador, que volta à TV em breve, na minissérie bíblica "A História de Davi", da Rede Record.
Compartilhe:

Weta lança camiseta do filme de Tintim

A empresa neozelandesa Weta, de Peter Jackson, começou a lançar uma série de produtos relacionados  ao novo filme do produtor em parceria com Steven Spielberg, "As Aventuras de Tintim". Depois de uma estatueta e um livro de arte, a empresa divulga agora a venda de uma camiseta estampada com a mesma imagem do repórter que aparece nos pôsteres do filme.

Confira abaixo o modelo unissex "Midnight Blue" (clique para ampliar), que está disponível em vários tamanhos e custa US$ 34,00:


Também estão disponíveis para compra os primeiros pôsteres oficiais do filme. Tanto a versão doméstica (feita para o mercado norte-americano) como a internacional (para o resto do mundo) são vendidas por US$ 13,99. Cada cartaz mede 42 cm x 59,a cm.

Já imaginou ter uma dessas belezuras ilustrando a parede do seu quarto?!
Compartilhe:

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT