COLEÇÃO DE FIGURAS DE TINTIM FINALMENTE NO BRASIL

Todos os detalhes do lançamento da Planeta DeAgostini

ÁLBUNS DE TINTIM EM PRETO-E-BRANCO CHEGAM AO BRASIL

Globo Livros lança réplicas das versões originais de Tintim

ESCUTE AQUI!

Série inédita baseada em "O Lótus Azul" é transmitida no rádio

PELA PRIMEIRA VEZ EM CORES

Veja a capa da nova edição de "No País dos Sovietes"

AS ATADURAS DE TINTIN

Infográfico reúne todas as pancadas que Tintim já levou

TPT ENTREVISTA ISAAC BARDAVID

Assista o bate-papo com o dublador do Capitão Haddock

TPT ENTREVISTA O PRIMEIRO TINTIM DO CINEMA

Jean-Pierre Talbot fala tudo sobre os únicos filmes de Tintim com atores reais

70 ANOS DO JOURNAL TINTIN

Publicações e eventos marcam o aniversário da revista

TPT ENTREVISTA O DUBLADOR DE TINTIM

Oberdan Jr conversa com o blog em vídeo de duas partes. Confira!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Livros sobre o filme são lançados na Alemanha

A editora Carlsen, que publica os álbuns de Tintim na Alemanha, adquiriu os direitos de publicação dos livros e álbuns relacionados ao filme de Spielberg, 'O Segredo do Licorne'. No site da editora já estão disponíveis seis títulos que provavelmente serão lançados também em outros países. Os lançamentos vão de álbuns de figurinhas até a história do filme (em duas versões: romance e quadrinhos), passando por um livro de fotos e cartilhas para aprender a ler. Veja abaixo as capas, disponíveis para pré-venda no site Amazon.de, que anuncia o lançamento para outubro de 2011, mês da estreia do filme na Europa.

O livro sobre o filme.
Álbum de figurinhas do filme.
Livro de fotos do filme.
Onde está o braço do Capitão Haddock?!
Livro para ensinar crianças a ler - nível 1.
Livro para ensinar crianças a ler - nível 2.
Livro de histórias do filme.

É bem provável que as capas sejam provisórias, pois apenas imagens já reveladas do filme ilustram os livros, e dessa forma as artes ficam muito repetitivas. Vamos aguardar mais informações oficiais, e esperar para ver qual editora fará estes lançamentos no Brasil.

Agradecimento: Tintinology.
Compartilhe:

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Além de Tintim: Spirou e Fantasio

Estreia nesta quinta, 16/05, na TV Brasil, a nova série de animação Spirou e Fantasio, adaptação da série em quadrinhos homônima, lançada em 1938. 


Um dos mais clássicos e populares quadrinhos franco-belgas, "Spirou e Fantasio" conta a história de dois repórteres invesrigativos, que enfrenta mistérios e casos sobrenaturais com muito humor e inteligência. Ao lado do esquilo Spip, a dupla de heróis viaja o mundo para resolver desafios que ameaçam os homens e o meio ambiente.

Nas aventuras estreladas por Spirou e Fantasio, é possível perceber características presentes em outras histórias em quadrinhos, como "As Aventuras de Tintim" e "Asterix". A série foi produzida na França em 2006, e possui 39 episódios de 26 minutos cada. No Brasil a animação foi exibida pelo canal pago HBO Family.

Em sua estreia na TV aberta brasileira, o desenho será exibido semanalmente, a partir das 19 horas. Confira a abertura abaixo:


Com informações do InfoAnimation.
Compartilhe:

terça-feira, 24 de maio de 2011

Tintin.com libera conteúdo para o público

O site oficial de Tintim, Tintin.com, mantido pela Moulinsart S.A., detentora dos direitos autorais de toda a obra de Hergé, ganhou uma novidade nesta terça-feira, 24 de maio. O conteúdo que antes era destinado apenas a usuários cadastrados e pagantes do site agora está disponível para todo o público, basta fazer um cadastro gratuito. Quem ganha são os fãs de Hergé, que agora podem ter acesso a vídeos, animações, documentários e dossiês exclusivos sobre a obra.

Logotipo do site. Todos os direitos reservados.

O conteúdo por enquanto só está disponível em francês (e parte em inglês e holandês), mas este já é um grande avanço para uma empresa conhecida por monopolizar a marca "Tintin", fazendo dela uma fonte de lucro praticamente inacessível para os que não estão dispostos a desembolsar altas quantias de dinheiro. Com a proximidade do lançamento do filme nos cinemas, a empresa deve ter aberto os olhos para enxergar que Tintim precisa ser conhecido pelo grande público, e não ficar restrito a uma minoria. Que este seja apenas um primeiro passo para a mudança na gestão da Moulinsart, e ela se torne mais amigável aos olhos dos fãs de Tintim, que não desejam ver a marca morrer, mas sim se tornar cada vez mais querida.

:: Em tempo: No site norte-americano do filme foi revelada uma foto em alta definição do Capitão Haddock (Andy Serkis) do filme de Spielberg e Jackson. Clique na imagem abaixo para ampliar.

O Capitão Haddock (Andy Serkis) conhece Tintim (Jamie Bell) à bordo do navio Karaboudjan.
Compartilhe:

domingo, 22 de maio de 2011

104 anos de Hergé


Neste domingo, 22 de maio, Georges Remi, o criador de Tintim, completaria 104 anos de vida. Conhecido mundialmente como Hergé, o cartunista belga deixou um legado através de suas obras em banda desenhada, inspirando artistas através de um novo estilo de desenho, a linha clara. Para relembrar o trabalho do mestre, reveja alguns conteúdos especiais publicados pelo blog:

Clique e veja fotos históricas do pai de Tintim.
Conheça outros trabalhos do cartunista.
Especial "Participações de Hergé na série de TV"
Você também tem a opção de clicar na tag Hergé e rever conteúdos relacionados ao artista.
Compartilhe:

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Filme de Tintim muda de título no Brasil

Não foi uma grande mudança, mas quem assistiu ao teaser trailer nacional do filme As Aventuras de Tintim talvez tenha estranhado a ausência do subtítulo O Segredo do Licorne, como o filme vinha sendo chamado desde que foram anunciados os álbuns para a adaptação. Na versão original, o título continua "The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn", mas pelo menos para os mercados brasileiro, chinês e norte-americano (entenda-se EUA), some a referência ao álbum.

O título do filme em diferentes traduções.

De acordo com a Sony Pictures Brasil, que distribui o longa por aqui, a alteração não se limita ao trailer. A produção de Steven Spielberg e Peter Jackson perdeu mesmo o subtítulo nacional. Questionada sobre os motivos que levaram a tal decisão, a distribuidora informou que "essa decisão de nome é regional. Cada país define qual o nome que usará para o seu mercado, de modo que seja o mais atrativo possível para o consumidor final". E você, consumidor, o que achou da mudança?

Clique para ampliar: Pôster nacional (à esquerda) e versão não-oficial (à direita).

Primeiro filme de uma planejada trilogia, "As Aventuras de Tintim" é tem como base os álbuns "O Caranguejo das Tenazes de Ouro", "O Segredo do Licorne" e "O Tesouro de Rackham, o Terrível. A estreia nacional continua marcada para 11 de novembro de 2011.

Compartilhe:

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Trailer português de "As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne"

Para satisfazer aos leitores portugueses, que depois dos brasileiros são os que mais acessam o blog, o TPT apresenta abaixo o trailer do filme "The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn" com a dobragem de Portugal. Apesar de originalmente o personagem ter sido nomeado "Tintim" (com "M" no final) no país, as traduções mais recentes dos álbuns de Hergé, publicadas pela Asa, passaram a usar o nome original em francês, "Tintin" (com "N"). Sendo assim, o filme de Steven Spielberg e Peter Jackson em Portugal se chamará As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne. Assista ao trailer:


As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne chega aos cinemas portugueses a 27 de outubro de 2011, um dia depois do lançamento na França e Reino Unido. No Brasil, a estreia acontece em 11 de novembro.

:: Tintim por Tintim Internacional:
Compartilhe:

Peter Jackson conta detalhes da produção do filme

Segue abaixo um texto do produtor Peter Jackson, publicado em sua página no Facebook:

"Foi ótimo ver o lançamento de um teaser trailer e pôsteres para TINTIM, um filme que eu estou fazendo com Steven Spielberg e Kathleen Kennedy. Levou muito tempo para chegar. Este filme, como todos os filmes baseados em CGI, exigiu um longo período de prévias e R&D [pesquisa e desenvolvimento] - e depois, uma vez que o filme é 'jogado' na fase de captura de movimento, leva mais dois anos para ser concluído. Faz provavelmente 5 anos desde Steven e eu começamos a trabalhar nele."

Steven Spielberg e Peter Jackson no set de filmagem de Tintim.

"Os álbuns de Tintim por Hergé foram os primeiros livros que já li, e eu me apaixonei por eles. Na realidade eu não os tinha, mas alguns amigos de meus pais sim, e sempre que íamos visitá-los, eu pegava um livro de Tintim e alegremente gastava três horas totalmente perdido na aventura. Eu estive a lê-los desde então, e devo dizer que continuo a encontrar coisas novas para aproveitar cada momento. Se você os leu antes, aprecie-os novamente - e se os leu, você tem uma surpresa na loja."

Spielberg conversa com um dos protagonistas, Andy Serkis. Jamie Bell e Peter Jackson também aparecem.

"O que foi ótimo em fazer esse filme foi ver Steven entrando no mundo do cinema de captura de movimento, e liberar toda a sua habilidade e instintos criativos. Quando você faz um filme live-action, são tantas coisas trabalhando contra você - clima, equipamentos, tempo. Você pode imaginar filmar uma cena com uma tomada maravilhosa na grua, ou um complexo movimento na Steadicam, mas o dia, a hora, a logística ou a pura dificuldade física força você a se comprometer. Numa etapa de captura de movimento, a "câmera" pode ser um bloco de madeira com marcadores de rastreamento sobre ele... você aponta essa "câmera" em qualquer direção e em um monitor você vê o mundo do Tintim de Hergé em três dimensões. Jamie Bell e Andy Serkis estão na sua frente vestindo trajes de captura de movimento, mas aponte a câmera para eles, e no monitor você vê Tintim e o Capitão Haddock. Quando Jamie e Andy se movem ou falam, o mesmo acontece com Tintim e Haddock, tudo ao vivo, em tempo real. Movimentos de grua e takes de rastreamento são realizadas movendo seus polegares em um controlador estilo Playstation. Isso não é animação - é um filme de ação ao vivo feito em um mundo virtual em tempo real. Você grava vários takes, assim como um filme normal, e cada tomada é fresca e original, assim como os movimentos de câmera."

Spielberg, Jackson e Daniel Craig. Ao fundo, a produrora Kathleen Kennedy.

"Steven abraçou este novo filme, produzindo muito rapidamente, e eu pude vê-lo amar a liberdade quase completa que ele de repente teve. Steven operou a câmera em Tintim ele mesmo - toda as tomadas manuais, de rastreamento e elevadas são dele. Mas a coisa realmente interessante é ver como sua imaginação e dom de contar histórias entraram em ação. Está tudo lá no filme. Algo para se esperar."
Compartilhe:

terça-feira, 17 de maio de 2011

EXCLUSIVO: Saiba quem dublará Tintim no Brasil!

Aproveitando a euforia causada pelo lançamento do primeiro trailer do longa, o Tintim por Tintim divulga agora uma informação exclusiva, que vem sendo guardada há semanas: o ator e dublador Oberdan Junior está confirmado na dublagem do filme As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne, onde emprestará sua voz ao personagem-título. Para quem não sabe, Oberdan foi o dublador oficial do jovem repórter na série da Nelvana, lançada no início da década de 1990. A dublagem realizada pelos estúdios Herbert Richers foi apenas um dos vários atrativos da série, e até hoje é considerada um clássico.

Oberdan em entrevista ao TPT. Clique aqui para ver.
Desde que o filme de Steven Spielberg e Peter Jackson foi anunciado, surgiu entre os fãs brasileiros da nostálgica série o desejo de voltar a ouvir os antigos dubladores em seus respectivos papeis. Mas como seria possível, se Oberdan parou de dublar e Darcy Pedrosa, dublador de um dos Dupondt, faleceu em 1999? A esperança surgiu quando, no final do ano passado, a eterna voz de Tintim no Brasil, em entrevista ao TPT, afirmou que aceitaria voltar a dublar o personagem no filme caso fosse convidado. O convite aconteceu (na verdade o ator foi chamado para fazer um teste), e agora sabemos que o Tintim de Spielberg, que chega aos cinemas nacionais em novembro, terá a mesma voz que conquistou multidões de fãs no país.

A dublagem de 'Tintim e o Segredo do Licorne' será realizada nos estúdios DoubleSound, no Rio de Janeiro, com direção de Marcelo Coutinho. Ainda não confirmamos se Isaac Bardavid também voltará a emprestar sua inigualável voz ao Capitão Haddock, ou se outros dubladores oficiais da série retornarão no filme, mas já se sabe que as vozes dos detetives Dupondt não serão as mesmas.

ATUALIZAÇÃO: A Sony Pictures Brasil acaba de revelar, via MSN, o trailer nacional do filme. Confirmando a notícia acima, podemos ouvir Tintim na voz de Oberdan Jr. Confira o vídeo abaixo:


As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne, que será distribuído no Brasil pela Sony Pictures, estreia no dia 11 de novembro de 2011.
Compartilhe:

Capturas do trailer em alta resolução


Confira abaixo 26 imagens estáticas capturadas dos dois trailers de As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne. Todas acompanham descrição, além de comparação com os álbuns.

Compartilhe:

Trailer de "As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne"

Eis o rosto de nosso herói!
Diferente do que imaginamos, o trailer da postagem anterior não foi o anunciado pelo site da revista Empire. Aquele é o trailer internacional do filme, ou seja, para fora do mercado norte-americano. O trailer dos EUA segue abaixo, confirmando que a campanha de divulgação do filme no país será diferente. Veja abaixo:


O site oficial de Tintim ganhou uma página de abertura dedicada ao filme. Acesse Tintin.com e veja o trailer, a sinopse e futuramente uma galeria de imagens. Ao clicar no botão para ver o trailer, você é direcionado para uma página do iTunes, que pode não estar disponível em alguns computadores. O vídeo, que pode ser visto acima, foi revelado agora há pouco pela Empire.
Compartilhe:

Vazou o primeiro trailer de "As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne"

À espera do primeiro trailer do filme As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne, o TPT madrugou para chegar na frente e apresentar o vídeo inédito aos seus leitores. Veja abaixo, se ainda estiver no ar, o teaser trailer do filme, que vazou no YouTube antes mesmo de ser publicado pelo site da revista Empire (que desde ontem à noite está fora do ar).


Meus comentários eu farei brevemente aqui e no Fórum Tintim por Tintim. Por enquanto só posso dizer que não vi olhos de zumbi nos poucos personagens que aparecem...

ATUALIZAÇÃO: O vídeo acima trata-se da versão internacional do trailer. O site internacional do filme foi atualizado com uma versão do trailer em inglês. A primeira versão que publicamos na madrugada de hoje foi em espanhol.
Compartilhe:

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mais um pôster do filme!

Depois do primeiro pôster internacional da trilogia Tintim, surge o primeiro pôster norte-americano. Revelado com exclusividade pelo site AICN, o cartaz mostra a mesma imagem de Tintim e Milu caminhando, mas agora em frente apenas ao navio Licorne. Veja abaixo:


:: Comentários: Desde o começo ficou claro que a divulgação do filme nos EUA seria diferenciada. O público norte-americano é completamente leigo em relação a Tintim, por isso a Paramount terá um trabalho e tanto para acostumá-los ao personagem, principalmente porque o filme é produzido em motion-capture, tecnologia que nunca foi muito bem recebida por lá... O pôster americano é mais sombrio que o "internacional", e dá grande destaque ao navio, com seu nome em inglês (Unicorn) bem destacado na pôpa. Agora é bem improvável que alguém confunda o "Unicorn" do subtítulo com o cavalo de um chifre só, e saber que o filme na realidade trata do segredo de um navio antigo é muito mais atrativo para quem desconhece a obra.

:: Possível Spoiler? Um detalhe interessante na imagem é que Tintim está literalmente caminhando em frente ao Licorne, ou seja, no cais do porto onde o navio está ancorado. Seria esse um indício de que o Licorne não estará afundado, como acontece nos álbuns? O primeiro pôster mostrou o incêndio no navio, causado pelo ancestral do Capitão Haddock, mas é digno de nota que esse personagem não aparece entre o elenco oficial revelado até agora. O Prof. Girassol também não aparece, mas no álbum "O Tesouro de Rackham, o Terrível", é graças a ele que Tintim consegue ter acesso ao navio no fundo do oceano. E se no filme o navio não estará no fundo do oceano, o professor e seu submarino realmente não teriam necessidade de aparecer...

Tudo isso leva a crer que a história do Licorne pode não se passar tão longe dos dias de Tintim. Isso também explicaria o fato de o vilão do filme ser o ator Daniel Craig, que vive o pirata Rackham, personagem que só aparece em flashbacks. Com o Licorne navegando nos dias de Tintim, o papel de Daniel Craig poderia ter muito mais importância... Mas por enquanto são só especulações, vamos esperar  os verdadeiros detalhes em breve! Quem sabe não descobrimos alguma coisa amanhã, com o lançamento do trailer?

:: Para mais informações, curiosidades e especulações sobre o filme, acesse e cadastre-se no Fórum Tintim por Tintim.
Compartilhe:

Primeiro pôster do filme é revelado


Um belíssimo pôster do filme As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne foi revelado hoje pelo site da revista Empire. O primeiro cartaz oficial do longa mostra Tintim e Milu caminhando sobre o globo terrestre, e ao fundo a imagem do hidroavião e do navio Licorne pegando fogo. Segundo o site, o primeiro trailer do filme será visto amanhã. Fiquem ligados no TPT e, enquanto o vídeo não chega, delicie-se com o primeiro pôster...



:: Comentando: Parece que optaram por fazer um teaser poster da franquia, e não apenas do primeiro filme. Notem que subtítulo "O Segredo do Liconre" nem aparece, apesar de o navio estar bem ali, bonito e em chamas. Espero que ao ver o unicórnio na proa do navio as pessoas passem a entender que o filme não tem nada a ver com criaturas fantásticas, mas sim com um misterioso navio pirata. O deserto também está em evidência, contando com a presença dos camelos e das dunas. E como não notar o hidroavião, que é incendiado quando Tintim, Milu e Haddock estão a bordo, antes de por fim cair nas areias do deserto?

O pôster tem a medida certa de mistério e aventura. O rosto de Tintim e o focinho de Milu continuam nas sombras, mas já deu pra perceber que este é um dos trunfos de Spielberg e Jackson na campanha de marketing. Gostei de ver o nome de Hergé em evidência nos créditos, e não tenho dúvidas que o grande "3D" que aparece na imagem vai ajudar a chamar a atenção do grande público. Enfim, agora é esperar o teaser, que está cada vez mais próximo...

As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn) estreia na Europa em 26 de outubro. No Brasil, o lançamento acontece dia 11 de novembro, distribuído pela Sony Pictures.
Compartilhe:

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Boletim Trilogia Tintim: Trailer, site, logo e Castafiore

Teaser Trailer: Parece que neste mês de aniversário de Hergé, os tintinófilos do mundo todo finalmente poderão saciar a vontade de ver o esperado trailer de "As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne", primeira adaptação de sua obra realizada por Steven Spielberg e Peter Jackson. Ao que tudo indica, até o final de maio teremos o primeiro teaser do filme. Mas não espere um resumo do longa logo de cara, pois segundo um site canadense, o vídeo durará apenas 01:03 minuto. De acordo com o parceiro internacional Tintinology, o teaser pode acompanhar as cópias do filme "Kung Fu Panda 2" (também distribuído pela Paramount), que estreia nos cinemas norte-americanos em 26 de maio, e chega ao Brasil dia 10 de junho.

ATUALIZAÇÃO: Sony Pictures Brasil confirma: trailer deve sair ainda em maio.

Versão editada do banner de Cannes. Será que o trailer estreará durante o Festival, que ocorre de 11 a 21 de maio?





Site  Internacional: Um dos leitores do Tintinology, Proman, compartilhou um link que direciona ao primeiro site internacional do filme Tintim (excluindo o japonês). Acesse www.tintin-movie.net e conheça o site, que apresenta as primeiras fotos do filme e um link que direciona ao Facebook, onde é possível encontrar as páginas do filme na rede social em diversos países, incluindo o Brasil. No site também está disponível uma relação com as datas de estreia do filme ao redor do mundo, mas apenas nos países onde a distribuição pertence à Sony Pictures, ou seja: América Latina, Europa, Índia, África e Oriente Médio.

Logotipo: No site internacional do filme há também uma versão atualizada do logotipo, igual ao que aparece na imagem divulgada em Cannes. Diferente do primeiro logo revelado, que apresentava as letras principais em vermelho e o subtítulo com a fonte original dos quadrinhos, a versão atual é um pouco diferente. Veja o logo oficial no site e uma versão editada por mim logo abaixo:

Será assim a versão brazuca do logotipo?


Kim Stengel como Carlotta:
uma pefeita visão de Castafiore
O Mistério da Castafiore: Depois da notícia publicada na última segunda-feira, sobre uma filmagem realizada em Nova York por Steven Spielberg e o compositor John Williams, com a presença da cantora Renée Fleming e uma equipe de captura de movimentos, o TPT entrou em contato com a atriz Kim Stengel (foto), atriz anunciada para viver Bianca Castafiore no primeiro filme de Tintim, para saber se a gravação teria alguma relação com sua personagem. Surpresa com a informação, a atriz mostrou-se bastante preocupada, e disse não saber o que estava acontecendo.

Um dia após o primeiro contato, Stengel informou que ficou sabendo que está tudo bem. "Estou aliviada", disse ela. "Eu ainda sou a Castafiore". Sobre a filmagem realizada com a soprano, porém, ela disse 'não estar liberada para falar sobre a ligação com as gravações de Renée', mas comentou: "Nunca se sabe do que um filme precisa..." Stengel, que já vive por mais de 10 anos a personagem Carlotta na peça "O Fantasma da Ópera", reforçou seu sentimento pela sua participação no filme de Tintim: "Estou muito honrada de estar assumindo o papel de La Castafiore". Para mais detalhes da conversa, acesse o Fórum Tintim por Tintim.
Compartilhe:

terça-feira, 10 de maio de 2011

Criações de Hergé: Flup, Nénesse, Poussette e Cochonnet

 
Durante os primeiros dois meses de existência do Le Petit Vingtième, suplemento infantil do jornal onde Hergé trabalhava, o cartunista ilustrou a série em quadrinhos L'Extraordinaire Aventure de Flup, Nénesse, Poussette et Cochonnet, escrita por um redator esportivo do Vingtième Sciècle, o abade Desmedt. A ideia surgiu logo após Hergé ter se tornado diretor do Le Petit Vingtième, e foi publicada de 1º de novembro de 1928 a 07 de março de 1929, em duas páginas semanais.

Logotipo oficial da série, conforme apresentado nas páginas do Le Petit Vingtième.

A série narrava as peripécias do menino Flup e seu amigo Nénesse. Ambos tinham cerca de 12 anos e, visto que seus pais não eram ricos e por isso trabalhavam o dia todo, passavam boa parte do tempo na rua, brincando com outras crianças. Uma destas era Poussette, irmã mais nova de Nénesse, que andava sempre acompanhada de seu porquinho inflável, Cochonnet. Depois de viver alguns sonhos e aventuras, os garotos vão parar na África, pegando carona num avião com uma pipa. Na colônia belga, são recebidos por tribos canibais, mas depois de receber a ajuda de um missionário católico, conseguem voltar bem para casa.

Páginas iniciais, onde os protagonistas são apresentados.






Este é um dos trabalhos mais desconhecidos de Hergé, e por vezes considerado uma das piores de todas as suas obras, graças ao teor pró-clerical (que propagandeava a Igreja) e colonialista. Com desenhos bem mais simples que os de Tintim, mas semelhantes ao traço usado nos primeiros álbuns do jovem repórter, as histórias eram narradas por meio de legendas e alguns poucos balões com falas dos personagens.

O próprio Hergé teria confessado que nunca se sentira motivado a desenhar esta historinha, a qual também considerava muito pobre. Sendo assim, a extraordinária aventura de Flup, Nénesse, Poussette e Cochonnet não tinha como ir adiante, ainda mais com o nascimento, em janeiro daquele mesmo ano, de um tal de Tintim...

:: Para ler as páginas originais da série, acesse o site Bellier.org.
Com informações do fórum francês Tintinophile.
Compartilhe:

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Outra Castafiore? Renée Fleming grava cena e canção para filme de Tintim

Das duas uma: ou Spielberg está gravando novas cenas para o filme de Tintim, ou já começou a produção da sequência, 'Tintim e o Templo do Sol'. Segundo o site Sonic Scoop, o diretor esteve no Manhattan Center Studios, em Nova York, EUA, para comandar duas gravações que têm alguma relação com a trilogia Tintim, seja com o primeiro ou com o segundo longa.

A nota diz que a soprano Renée Fleming (foto) gravou cantando ao vivo com uma orquestra de 69 músicos para o longa de animação de Steven Spielberg, Tintim, mas não informa de qual filme se trata. O site adiciona que duas equipes de filmagem estiveram presentes nas sessões, uma delas responsável pelo sistema de vídeoconferência que permitiu que Spielberg e o compositor John Williams participassem da sessão direto de Los Angeles. A outra equipe realizou a captura de movimentos, que permitirá que os animadores do filme capturem de forma exata as expressões faciais de Fleming para sua personagem animada. Todd Whitlock foi o engenheiro na sessão.

Ou seja: Renée Fleming terá uma personagem que aparecerá cantando no filme de Tintim. A única personagem que se encaixa nesta descrição é Bianca Castafiore, mas a atriz que interpretará o Rouxinol Milanês já foi anunciada, e inclusive confirmou ao TPT sua participação, pelo menos no primeiro filme (clique e relembre). Será que a simpática Kim Stengel foi substituída, ou a personagem de Renée Fleming será outra?

Vale lembrar que, em uma das cenas iniciais do álbum "As 7 Bolas de Cristal", Castafiore aparece cantando no teatro onde Tintim e Haddock vão assistir a um número de mágica. Como o álbum é parte importante da história de "O Templo do Sol", confirmado para a sequência, pode ser que a cena gravada em Nova York já seja para o segundo filme, mas isso significaria uma troca de atrizes para o papel da diva da ópera. Por enquanto são só especulações, mas é só esperar a notícia se espalhar e logo teremos respostas...

Quem será a verdadeira Castafiore?

:: Em tempo: Renée Fleming, que é soprano e atriz, foi a ganhadora do Grammy 2010 de melhor performance vocal clássica. Além de fazer participações em filmes e séries de TV, ela participou da trilha sonora de filmes como "Closer - Perto Demais" (2004), "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" (2003) e "Leitão - O Filme" (2003). Fleming também já cantou a Ária das Jóias, música favorita de Bianca Castafiore. Assista a apresentação abaixo, num vídeo datado do ano 2000:

Compartilhe:

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tintim em Cannes (atualizado)

ATUALIZAÇÃO: Imagem mais aproximada disponível no site Indie Movies Online.
Começou de verdade a campanha de marketing do filme "As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne". A produção de Steven Spielberg e Peter Jackson ganhou um enorme banner de divulgação em Cannes, onde acontece o famoso festival de cinema, este ano de 11 a 21 de maio.

Foto publicada no Facebook oficial de Tintim.

A imagem do banner repete a conhecida cena de Tintim e Milu correndo em frente a uma parede iluminada por um holofote, mas desta vez o repórter está com seu famoso sobretudo e tem um revólver na mão direita. Notem que o rosto do personagem continua escondido por sombras, enquanto o visual de Milu parece ter mudado desde a foto utilizada na capa da Empire. Talvez isso explique o fato de os personagens terem seus rostos escondidos na imagem que aparece nas caixas dos brinquedos da Meccano...

Nova foto retirada do Facebook Spielberg Films.

:: Em tempo: Segundo o parceiro britânico Tintinology, o jogo de Tintim que está sendo produzido pela Ubisoft será uma das atrações da E3 (Electronic Entertainment Expo), que este ano acontecerá no dia 6 de junho. Se as primeiras imagens do video-game serão reveladas, não sabemos, mas caso aconteça, é bem provável que estamos muito próximos de um trailer. Nada mais justo do que este lançamento ocorrer em Cannes!
Compartilhe:

terça-feira, 3 de maio de 2011

Em maio, no Tintim por Tintim


No mês dos 104 anos de Hergé, o TPT apresenta para os fãs de Tintim outras obras de seu criador.

Repetindo o que foi feito no ano passado (clique aqui e relembre), você conhecerá alguns detalhes e curiosidades sobre personagens e aventuras menos conhecidas de Hergé. Aguarde a primeira parte!
Compartilhe:

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT