20 dezembro, 2011

Tintim tem um grande desafio a enfrentar

Amanhã, 21 de dezembro de 2011, chega aos cinemas norte-americanos a tão esperada produção de Steven Spielberg e Peter Jackson, "As Aventuras de Tintim" (The Adventures of Tintin). E o desafio para o repórter criado por Hergé pode ser um dos maiores que ele já enfrentou desde sua primeira aventura, em 1929.


Tintim é reconhecido ao redor do mundo, em países da Europa, África, Ásia, Oceania e América Latina, mas é praticamente um personagem anônimo nos Estados Unidos da América, o principal mercado de cinema do globo. Foi por esse motivo que  o filme baseado nas aventuras do jovem belga estreou primeiro fora dos EUA. Mas chegou a hora da prova: Tintim irá conquistar o público norte-americano?

Se por um lado os nomes de Steven Spielberg e Peter Jackson, aliados à tecnologia 3D, chamam a atenção do público, por outro, a captura de movimentos ainda espanta, graça a alguns fracassos lançados anteriormente. Mas o desafio vai além, já que as imagens e vídeos de divulgação diminuíram um pouco o medo do "vale do desconhecido", comum às produções feitas com a mesma técnica. Tintim terá de enfrentar concorrentes de peso, bem como as oscilações do mercado, para alcançar uma grande bilheteria e mostrar que pode ser popular em todo o mundo.



No último dia 16 de dezembro, por exemplo, estreou nos cinemas norte-americanos o filme "Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras" (Sherlock Holmes: A Game of Shadows), que chega ao Brasil dia 13 de janeiro, uma semana antes de Tintim. O filme abriu com US$ 40 milhões, liderando com vantagem as bilheterias no fim de semana de estreia. Além do apelo do detetive britânico ser maior no país, o longa é uma continuação do sucesso dirigido por Guy Ritchie em 2009, então as chances de continuar em primeiro lugar nas próximas semanas é enorme.

O filme ainda terá a concorrência de "Alvin e os Esquilos 3" (Alvin and the Chimpmunks: Chipwrecked), que arrecadou uma bilheteria bem abaixo da esperada, e "Missão Impossível 4: Protocolo Fantasma" (Mission: Impossible - Ghost Protocol), que só em 425 salas IMAX faturou US$ 13, 6 milhões no último final de semana. Estrelado por Tom Cruise, o filme fará sua estreia em circuito comercial junto com Tintim, em 21 de dezembro (mesma data em que chega ao Brasil). Nem precisa dizer que a franquia vai atrair multidões para os cinemas, com todas as chances de garantir o primeiro lugar no ranking de bilheterias. Será que o jovem repórter terá uma missão impossível pela frente?

Com informações do Omelete.
Compartilhe:

4 comentários:

  1. Britto, a estreia é em 2011, não em 2012 como diz no inicio...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, apesar do personagem ser desconhecido pelos americanos e a concorrência ser uma das maiores do ano, esse ano não foi dos melhores para o cinema nos EUA. Filmes arrecadaram bem menos do que o previsto, até mesmo continuações que se usaram do artifício 3D, e restou pra bilheteria internacional salvar os filmes do fracasso.

    E já saiu a previsão do bilheteria pra essa semana no ComingSoon. Segundo o site, de amanhã até segundo, feriado prolongado por causa do natal, Tintim deverá arrecadar cerca de 33 milhões de dólares. Nada bom.

    ResponderExcluir
  3. Espero que o filme faça bonito nos Estates e que pelo menos os nomes de Spielberg e Jackson chamem o público leigo.

    Aqui no Brasil será sucesso!!

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Fred, é que já estou no clima do novo ano... Mas já corrigi, valeu pelo aviso!

    Nando É mais ou menos isso que eu acho que o filme vai arrecadar. Até ia falar sobre a crise do cinema nessa época nos EUA, mas acabei esquecendo. Que bom que você lembrou.

    Também conto com isso, Rodrigo!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT