01 dezembro, 2011

Quando Tintim encontrou o Pato Donald


Em novembro 2003, às vésperas dos 75 anos de Tintim, a revista em quadrinhos italiana Topolino (nome do personagem Mickey Mouse no país) publicou uma historinha no mínimo curiosa em sua edição n° 2501. Na HQ "Bum Bum e L'Artista Liberato", de Corrado Mastantuono (que já desenhou para séries como Tex, Mágico Vento, Dylan Dog e Nick Raider), o Pato Donald, junto com seus amigos Prof. Pardal e Bum Bum Ghino (personagem criado em 1997 na Itália, mas ainda inédito nas publicações brasileiras), contracenam com um jovem topetudo chamado Denden. Até aí tudo bem, se não fosse pelo fato da aparência do garoto se praticamente idêntica ao do nosso querido repórter Tintim!


As referências à obra de Hergé não param por aí. Além de Denden, também aparecem na história um cachorrinho branco chamado Piciou, um marinheiro barbudo conhecido como Capitano Hadciuck e dois detetives idênticos de bigodes, chapéu-coco e bengalas, Dipent e Dipend. Também participa da aventura um pato de óculos com problema de audição chamado Professor Doposole. E para completar a homenagem, o barco do capitão leva o nome de Hergé.

Capa da revista Topolino # 2501 e página da HQ - clique para ampliar.

Em 2009, foi lançada francês uma versão pirata da HQ, com 30 páginas formato A4 e tiragem limitada de 20 exemplares. A imagem no topo da postagem é a capa desta edição.

ATUALIZAÇÃO: De acordo com o leitor José Vitor, do blog Tintin em Portugal, a BD já foi publicada em seu país, na edição 107 da revista Pato Donald. Veja abaixo um trecho da história "Bum Bum e o Artista Liberado".

Em tempo: Esta HQ nunca foi publicada no Brasil. Quem sabe agora, com a chegada do filme ao país, a Editora Abril não resolve presentear os fãs? Você pode fazer este pedido através do e-mail abriljovem@atleitor.com.br!

Com informações dos sites Tintin Pirates e AFNews.
Para ver scans da história completa em italiano, clique aqui.
Compartilhe:

6 comentários:

  1. Esta história foi publicada em Portugal no Pato Donald nº107. Pode conferir no meu blog http://tintinemportugal.blogspot.com/2011/07/pato-donald-107.html

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. É, até que ficou engraçado...

    ResponderExcluir
  3. Olha o que eu achei a venda aqui no brasil meu povo

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213178992-action-figure-tintin-e-milu-boneco-e-vaso-lotus-azul-_JM

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT