07 outubro, 2011

Spielberg e Jackson falam sobre a sequência de 'Tintim'

Os cineastas Steven Spielberg e Peter Jackson, que utilizaram tecnologia de ponta na adaptação da obra de Hergé para os cinemas, concederam uma entrevista exclusiva ao Le Figaro. Entre outras coisas, produtor e diretor do filme "As Aventuras de Tintim" falaram sobre o início do projeto, o processo de performance capture e a esperada exigência dos fãs de Tintim. Mas vou destacar aqui a parte da entrevista em que a dupla fala sobre o segundo filme da franquia que, caso tudo dê certo, se tornará uma trilogia.


Le Figaro: O álbum "O Tesouro de Rackham, O Terrível" parece não ocupar um lugar muito importante no roteiro do filme...

Jackson: Não se pode falar muito sobre o segundo episódio no momento. Mas "O Tesouro de Rackham, o Terrível" deve estar presente em alguns aspectos no próximo 'Tintim'. Há um pouco dele na nossa adaptação do 'Segredo do Licorne', mas este episódio já tinha, ao nosso ver, uma conclusão satisfatória para uma primeira aventura. Então, vamos ver alguns elementos de 'Rackham, o Terrível' no segundo episódio, embora o filme em si seja uma adaptação de uma outra aventura de Tintim. O que é interessante com Tintim é que, quando você lê todos os álbuns, percebe que nenhum filme comporta uma estrutura cinematográfica. Assim, há um verdadeiro trabalho de adaptação a fazer para preservar a essência de cada aventura. Nosso 'Segredo do Licorne' não é uma adaptação cena por cena do álbum de Hergé. Aqueles que esperavam uma cópia do livro precisarão se acostumar com isso. Por exemplo, nós incluímos cenas vindas do 'Caranguejo das Tenazes de Ouro' para nos permitir apresentar melhor o Capitão Haddock, pois este foi o álbum em que ele apareceu pela primeira vez.

Spielberg: Mesmo a série animada dos anos 90 tomou liberdades com os álbuns de Hergé. Você é obrigado a fazer certas perguntas quando opta por adaptar uma história em quadrinhos para as telas. São duas formas de expressão completamente diferentes, que não têm o mesmo fôlego, nem são regidas pelas mesmas regras narrativas.

:: A propósito: O Le Figaro divulgou uma nova imagem do filme. O site francês destaca a semelhança entre o vendedor do Mercado de Pulgas e o diretor Steven Spielberg. Não é que parece mesmo?!


:: Fique ligado: À medida que o lançamento for se aproximando no Brasil, traremos novas entrevistas traduzidas com produção e elenco.
Compartilhe:

7 comentários:

  1. Sim, acho que essas adaptações numa trilogia projetada por Spielberg e Jackson devem comportar algumas passagens das outras aventuras senão teriam que fazer uma longa saga.

    Acho que será muito satisfatório O Segredo do Licorne. Torço para que as próximas aventuras sejam: O Templo Do Sol e Tintim Na América.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. "Tintim na América" eu acho difícil, aliás, quase impossível. Mas reconheço que que seria um grande filme.
    Minha torcida também é por "O Templo do Sol", mas bem que eu gostaria de uma adaptação de "Os Charutos do Faraó" + "O Lótus Azul"...

    ResponderExcluir
  3. Em termos de trilogia, "O Templo do Sol" e "Rumo à Lu" são quase obrigatórios, grandes histórias. Mas existe uma outra história que talvez seja a mais profunda e emocionante de Tintin, pelo menos ao que foi mostrado na série animada: "Tintin no Tibet". Quem não se lembra de Tchang?

    ResponderExcluir
  4. Assino embaixo, Matheus. Aliás, quando penso numa adaptação de "Os Charutos do Faraó" + "O Lótus Azul", sempre imagino que "Tintim no Tibete" daria um ótimo complemento à história. Fora que mostraria personagens importantes como Tchang e Rastapopoulos.
    Que Spielberg e Jackson digam amém...

    ResponderExcluir
  5. Acho que o restante da história que veremos na continuação será a descoberta do navio no fundo do mar, mas que as histórias que darão corpo mesmo a continuação serão "As Sete Bolas de Cristal" e "O Templo do Sol". Acho que o roteirista contratado para a continuação já afirmou isso.

    ResponderExcluir
  6. queria q o 2º filme vinhesse com Perdidos no Mar e O Caso Girassol, e os episodios q naum podem faltar nessa franquia no 3º filme, Rumo a Lua e Explorando a Lua

    ResponderExcluir
  7. so espero que não metam em aventuras antes de o «caranguejo da tenazes de ouro o capitão hadoque

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT