22 julho, 2011

Tintim na Comic-Con: Saiba tudo o que rolou no evento

Aconteceu nesta sexta-feira, 22 de julho, o painel do filme "As Aventuras de Tintim" (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn) durante a Comi-Con International, evento realizado anualmente em San Diego, Califórnia. O diretor Steven Spielberg esteve presente, e foi recebido com toda pompa e circunstância em sua primeira visita à convenção. O produtor Peter Jackson apareceu de surpresa, e até o ator Andy Serkis fez uma participação inusitada.


Como sempre questionado sobre a técnica escolhida para trazer um projeto de 30 anos à vida, Spielberg comentou: "Pode ser uma era digital, mas ainda é uma era analógica em termos de contar uma boa história. Não há nada de maior importância do que a história... O meio não é a mensagem, mas os personagens, a história e o enredo." Explicando como se desenvolve o trabalho dos atores em relação a um filme em live-action, o cineasta explica: "Tudo se resume aos atores olhando nos olhos uns dos outros, que é onde todas as comédias ou dramas acontecem. A verdade dessa performance é quando eles estão atuando em conjunto. Atores precisam apenas um do outro para agir juntos. Eu acho que é o segredo da grande atuação: você tem que trazer a sua imaginação para o papel".

"Captura de movimentos não é um gênero. É uma ferramenta, uma técnica", afirmou Peter Jackson, que apareceu de surpresa depois que foi exibido um vídeo em que ele, caracterizado como o Capitão Haddock, contracenava com uma versão computadorizada de Milu, o que convenceu Spielberg a escolher a técnica. "Eu tive que pensar por dois, talves três segundos, para tomar a decisão de produzir e criar o filme com ele", contou o produtor.  Jackson também respondeu sobre o medo de os personagens parecerem ter "olhos mortos", e disse que a Weta já estuda cientificamente a criação dos olhos de seus personagens desde "O Senhor dos Anéis", passando por "Avatar" e "King Kong". "Com Tintim nosso elenco teve que ser tão expressivo como em qualquer filme live-action", disse o produtor. "Você não vai ver seu rosto, mas verá todas as nuances de sua performance, concluiu Spielberg"Você vai esquecer se é 3D ou 1.85".

Para Spielberg, o maior desafio foi contar a história com o visual dos filmes de Hergé, o criador de Tintim. "Não queríamos colocar atores no elenco que se parecessem com os personagens, ainda que eu ache Jamie Bell o Tintim perfeito mesmo se fosse na vida real. Queriamos honrar Hergé usando imagens que fizessem justiça ao trabalho dele. Nós amamos a arte e queríamos criar um híbrido de alguma forma entre animação e desenho. Queríamos texturas e detalhes que fossem de alguma maneira inacreditáveis para o público".

Um dos presentes perguntou sobre a presença do Prof. Girassol no filme, algo que tem sido uma incógnita desde que o elenco foi revelado. "Não, ele não está", disse Peter Jackson. "Ele ainda não faz sua apresentação, mas se tivermos sorte o suficiente para fazer mais filmes, há oportunidades para mais histórias". "Eu estou realmente feliz de você saber quem ele é", brincou Spielberg. E sobre as próximas novidades, o diretor continuou: "Espero que Peter esteja programado para dirigir o próximo filme que inclua o Prof. Girassol e estou ansioso para trabalhar com ele assim como ele trabalhou comigo".

Os cineastas explicaram o motivo da escolha dos três álbuns que estão sendo adaptados para o primeiro filme. "Pegamos um trecho de outro álbum e o colocamos dentro de 'O Segredo do Licorne', que é um dos mais divertidos e tem grande relevância para o passado de Haddock por tratar de sua herança. Fez sentido que começassemos por aí", disse Jackson.

Sobre o público que visa alcançar com o filme, Spielberg afirmou: "Este filme que estou fazendo para todos vocês. Alguns filmes que eu faço para mim mesmo, quando o assunto é muito sensível e pessoal. Mas existem outros gêneros de filmes que eu preciso fazer para o público. E Tintim é apenas um filme desses".

Spielberg comenta que também se identifica com o repórter: "Tintim é um repórter intrépido e tenaz que muitas vezes torna-se parte da história. Eu me identifico com Tintim no sentido de que ele não aceita um não como resposta, e essa tem sido a história da minha vida". Além disso, o diretor conta que o filme terá tempo para contar "porque o Capitão Haddock bebe e é o homem que é hoje", um indício de que a história pode ir mais além dos álbuns.

Por fim, os cineastas também comentaram o que aprenderam um com o outro durante todo o processo que envolve o filme: "A única coisa que me surpreendeu é que, dado o enorme corpo de trabalho de Steven e os filmes incríveis que ele fez, eu pensava que Steven teria uma espécie de um processo, e estava ansioso para ver isso. Mas o que eu descobri é que Steven entra no set e, é como a primeira vez que ele pisou num set de filmagem. É uma excitação e um entusiasmo infantil - quero dizer de uma forma positiva - que eu não estava esperando, e é muito inspirador", contou Peter Jackson. 

"Fiquei surpreso com o quanto Peter é paciente e atencioso", disse Spielberg. "Ele é um solucionador de problemas; ele gosta de olhar para um desafio a partir de ângulos diferentes e escolhe a melhor opção para resolver um problema. Estávamos de uma forma... como dois cientistas em um laboratório tentando fazer alguma coisa funcionar. Sem ego, sem concorrência. Ambos estamos no mesmo papel: dois fanboys de Tintim tentando trazer este filme à vida".

Nova imagem em alta resolução divulgada pela Paramount.

Durante o painel de Tintim na Comic-Con, foi apresentada uma prévia do filme em 3D. Segundo comentários do ComicBookMovie, "parece ótimo, muita aventura e diversão, mas muita história e diálogos também". O site fala sobre a cena do primeiro encontro entre Tintim e Haddock, em que o repórter pergunta ao marujo sobre o Licorne, e comenta que há o equilíbrio correto entre suspense e comédia. Depois dos comentários positivos, Spielberg concluiu dizendo: "O que vocês viram é apenas a ponta do iceberg", porque todas as cenas épicas, de batalhas e grandes perseguições ainda estão em desenvolvimento, e a Weta está indo além em termos de espetáculo.

Com informações dos sites ScreenCrave e Omelete.  
Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT