30 julho, 2011

Novas revelações sobre a franquia cinematográfica

Steven Spielberg e Peter Jackson sempre disseram que seriam fiéis à obra de Hergé na adaptação dos álbuns do cartunista belga para os cinemas. Para seu primeiro filme, foram escolhidos os álbuns "O Caranguejo das Tenazes de Ouro", "O Segredo do Licorne" (que dá título ao longa) e sua continuação, "O Tesouro de Rackham, o Terrível". Até onde sabemos, porém, os cineastas não seguiram ao pé da letra as obras de Hergé, e nem haveria como, já que o enredo de 'Caranguejo' não tem relação alguma com a dobradinha 'Licorne' + 'Rackham'.


Mas pelo visto as alterações no enredo vão além disso. Segundo um artigo recente do site Coming Soondurante uma conferência para jornalistas na Weta, em que Spielberg e Kathleen Kennedy participaram via satélite, Jackson explicou: "Nós queríamos o primeiro encontro entre Haddock e Tintim, mas o livro ['O Caranguejo das Tenazes de Ouro', onde os dois se conhecem] não era o melhor para uma adaptação lógica. Mas 'O Segredo do Licorne' entra na linhagem de Haddock, de onde ele vem, tornando-se um ajuste natural".

Assim, Spielberg, Jackson e os roteiristas do filme combinaram partes dos dois álbuns, adicionando alguns elementos, como a vilania de Ivan Ivanovitch Sacarina. O site acrescenta que este é o verdadeiro nome do personagem interpretado por Daniel Craig, diferente do que foi divulgado antes, o pirata Rackham, o Terrível. Contudo, eu ainda acredito que o ator faz os dois papeis na história, sendo que o pirata aparece apenas em flashbacks, enquanto o Capitão Haddock conta a história de seu ancestral, Sir Francis.


Sobre o álbum "O Tesouro de Rackham, o Terrível", o site afirma que apenas alguns elementos foram selecionados para compor o primeiro filme (isso justifica a ausência do Prof. Girassol), pois muito da história presente no livro será parte da possível sequência. "O segundo filme entraria em ['O Tesouro de Rackham, o Terrível']", disse Peter Jackson, que está cotado para a direção do longa. "Essa é a ideia". O site AICN também confirma as palavras do produtor.

:: Falando nisso...

Até agora, Spielberg e Jackson ainda não deram nenhuma declaração confirmando o segundo filme da franquia "Tintim", mas nós sabemos que desde o início a ideia é fazer dois filmes e, a depender do sucesso, mais um (sendo que os cineastas já deram a entender que podem até fazer mais). O fato é que há certo tempo o escritor Anthony Horowitz ("Alex Rider") afirmou que já estaá escrevendo o roteiro da sequência, 'The Adventures of Tintin: Prisoners of the Sun', baseada nos álbuns "As 7 Bolas de Cristal" e "O Templo do Sol".

Eu não tenho dúvidas de que haverá um próximo filme, até porque, como fãs da obra de Hergé, Spielberg e Jackson não excluiriam o Prof. Girassol do primeiro sem ter certeza de que o célebre personagem poderia aparecer no segundo. E como a primeira aparição do professor se dá em 'O Tesouro de Rackham', fica claro que tudo foi planejado pelos cineastas. Mas a pergunta é: como vão misturar a história do álbum com a aventura de Tintim nos Andes?
Compartilhe:

4 comentários:

  1. Ainda sobre o absurdo de não ser o MARAVILHOSO BARDAVID dublando o Haddock, tens alguma informação do pq não será ele??
    Aproveito para mandar esse vídeo do you tube, uma homenagem que fizeram ao Bardavid, como seria se ele dublasse o filme...

    http://www.youtube.com/watch?v=6mH2tiDeiQU

    vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o trailer com o Bardavid, acabei de mandar um email para a Double sound, perguntando pq não será o bardavid... é um absurdo, temos que fazer algo.

    ResponderExcluir
  3. @Thomas, o vídeo foi editado por mim. Achei que seria bom comparar a voz de Isaac Bardavid com o trailer original. Valeu pelo link!

    ResponderExcluir
  4. Legal Britto, foi emocionante assistir! Ainda não acredito que os caras conseguiram tirar o Bardadid das dublagens, é inacreditável e inaceitável.
    Mais uma vez parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT