05 julho, 2011

Monumento dedicado a Tintim em Saint-Nazaire


A associação belga Les 7 Soleils inaugurou no último sábado, 02 de julho, um monumento dedicado a Tintim em Saint-Nazaire, Bélgica. Fundada em 1986, a associação tem como objetivo homenagear a obra de Hergé, e para isto tem realizado exposições e reproduzido quadrinhos em escala gigante do álbum "As 7 Bolas de Cristal", que retratam a região de Saint-Nazaire. Estiveram presentes no evento Fanny Rodwell, viúva de Hergé e presidente dos Studios Hergé, Nick Rodwell, presidente da Moulinsart S.A. e Joël Batteux, prefeito da cidade.


A última novidade envolvendo Tintim em Saint-Nazaire foi o lançamento de uma tábua de orientação, pequena construção turística mais comum em montanhas, que permite aos visitantes do local conhecer e identificar os elementos característicos da paisagem ao seu redor. O monumento foi construído próximo ao farol Vieux Môle, no porto de Saint-Nazaire, e traz referências a outros 13 pontos visitados por Tintim em suas aventuras, além de dois lugares da geografia imaginária de Hergé: o ponto onde o meteorito caiu em "A Estrela Misteriosa" e o local onde naufragou o navio Licorne.


Cada um dos locais listados na tabela a orientação é identificado pela reprodução de um quadrinho de Hergé (conforme exemplo acima), mostrando a localização de Tintin, o nome do lugar, sua posição em latitude e longitude, a distância em milhas náuticas por mar desde Saint-Nazaire, e uma pedra típica da geologia do local, encontrada num mapa múndi estilizado que aparece no chão, no centro de uma rosa dos ventos (veja a imagem abaixo).


Projetado pelo artista Jérôme Besseau, a tábua de orientação "Tintin et la mer" foi desenvolvida por alunos da escola de construção naval Aristide-Briand e fabricada em aço inoxidável por estudantes da AFPA (formação profissional de adultos) de Saint-Nazaire, os mesmos que em 1998-99 recriaram um mini-submarino do Professor Girassol, atualmente em exposição no Museu Hergé e no Château de Cheverny.
Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT