17 março, 2011

Um sonho ainda distante?

Em novembro deste ano, chega às telas dos cinemas brasileiros o primeiro filme de Tintim dirigido por Steven Spielberg e produzido por Peter Jackson, 'O Segredo do Licorne'. Isso todo mundo já sabe! Mas o que alguns talvez não saibam é que esta não será a primeira investida do repórter criado por Hergé no universo do cinema! Tintim já estrelou pelo menos quatro filmes que, até onde se tem registro, nunca foram lançados no mercado de home video no Brasil.

Capas dos únicos filmes de Tintim com atores reais, lançados em DVD pela LCJ.
Em 1947, foi lançado na Bélgica um longa em stop-motion (estrelado por bonecos) baseado no álbum "O Caranguejo das Tenazes de Ouro" (Le Crabe aux pinces d'Or). Em 1961, foi a vez de Tintim e seus amigos aparecerem nas telonas representados pela primeira vez por atores reais, em "Tintim e o Mistério do Tosão de Ouro" (Tintin et le Mystère de la Toison D'Or). Devido ao sucesso do longa, três anos depois chegou às salas de cinema europeus o filme "Tintim e as Laranjas Azuis" (Tintin et les Oranges Bleues). Já em 1969, Tintim voltou aos cinemas em seu primeiro longa animado a cores, "O Templo do Sol" (Tintin et le Temple du Soleil). E no ano de 1972, foi a vez do último longa-metragem estrelado pelos personagens de Hergé, "O Lago dos Tubarões" (Tintin et le Lac aux Requins).

Para quem não sabe, todos estes filmes de Tintim (incluindo uma compilação de episódios baseados em "O Caso Girassol", produzidos pela Belvision) foram lançados há poucos anos em DVD na França e Reino Unido, e em 2008 foram remasterizados e lançados em Blu-Ray Disc. É uma pena que os DVDs são exclusivos para a Região 2, estando indisponíveis para praticamente todos os países fora da Europa.

Capas da coleção "Tintin au Cinema", lançada pela Citel Video.
A pergunta é: se até agora nós, brasileiros, ainda não tivemos a oportunidade de adquirir estes filmes de maneira legal (exceto pelas exibições das duas últimas animações na TV a cabo), ainda há esperança de um dia podermos vê-los no mercado nacional? Neste 2011, que pode ser considerado o "ano de Tintim", será que as distribuidoras brasileiras vão deixar passar em branco um lançamento de tamanha importância?

As capas já estão quase prontas. Só falta agora a empresa para lançar no mercado...

Eu ainda não perdi a esperança e, assim como a série de TV demorou mas chegou, acredito que um dia teremos pelo menos os quatro filmes mais famosos à venda nas lojas brasileiras. Quem sabe a Log On, que um dia teve a feliz ideia de nos agraciar com o box completo da série da Nelvana, não toma a iniciativa de trazer os filmes de Tintim para o Brasil? Ou quem sabe a Sony, a Paramount, que estão envolvidas no lançamento mundial do mais novo longa do personagem... Enfim, o que eu sei é que independente de qual seja a distribuidora dos clássicos filmes de Tintim no Brasil, ela só tem o que ganhar. O nome do personagem nunca foi tão falado como está sendo agora (e será ainda mais quando o filme chegar às telas), então esta é a hora!

Para quem estiver disposto a sugerir meios de trazer os filmes de Tintim para o Brasil, vale a pena acessar o Fórum Tintim por Tintim e participar da discussão sobre o assunto.
Compartilhe:

6 comentários:

  1. De todos os filmes de Tintim eu só assisti O Templo do Sol, quando passou na HBO. Sou totalmente a favor do lançamento no Brasil, mas não faço ideia de como poderíamos conseguir isso!

    ResponderExcluir
  2. seria bom se tivesse pelo menos uns desses daí!Só n gostei do live action,do live action n curti!Mas seria legal se existisse.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca assisti nenhum desses, mas adoro tintin e adoraria conhecer novas versões dessa história! não tem os filmes para download em pt-Br?

    ResponderExcluir
  4. eu tenho os dois filmes que são de pessoas e nao desenhos hehehehe

    ResponderExcluir
  5. O Tintim é lindo de qualquer jeito!!! Tanto no desenho animado quanto na vida real!! Se ele me pedisse em casamento, não pensaria nem meia vez!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. É nessas horas q me dá vontade de ir para a Europa, só pra comprar tudo que fizeram sobre ele, pq essa porcaria de país chamado Brasil, não sabe o q é cultura

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT