06 fevereiro, 2011

Jamie Bell, que se diz 'tintinófilo', fala sobre o filme

O site ScreenCave publicou na última semana um artigo em que o britânico Jamie Bell falava sobre sua participação no longa "As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne", que estreia no final do ano. O ator, que interpreta o personagem-título, falou sobre o filme dirigido por Steven Spielberg durante a coletiva de imprensa de "The Eagle", produção em que atua ao lado de Channing Tatum. Confira os destaques da entrevista.

:: O convite

Quando questionado sobre sua reação ao ser convidado para fazer o papel de Tintim através da técnica de captura de movimentos, Bell revela que de início foi um pouco cético: "'O que é isso?' Essa foi a minha primeira reação... 'Como funciona? Será que funciona mesmo? Deixe-me ver alguma demonstração deste trabalho.'" O ator afirma ter recorrido à obra de Robert Zemeckis ("O Expresso Polar", "Os Fantasmas de Scrooge"), grande incentivador da tecnologia, para conhecê-la melhor, mas o resultado não foi tão animador: "Eu assisti alguns desses filmes em captura de movimentos, que eram muito grosseiros e primitivos em termos de tecnologia."

:: A tecnologia

Sobre sua primeira experiência com a técnica de captura de movimentos, em que o ator precisa interpretar sem o figurino, a maquiagem ou os cenários tradicionais do cinema, Jamie Bell conta: "Eu sabia tudo sobre Tintim. Eu já era um tintinófilo, ou tintinólogo. Estava muito por dentro, por isso fiquei literalmente tentando entender a mecânica da tecnologia." Entendida esta parte, o ator revela as possibilidades que a captura de movimentos proporciona: "Você quer que eu fique numa sala cinza e aja como se estivesse em um hidroavião no meio do oceano, no meio do deserto do Saara, sem nada ao meu redor que informe algo sobre a jornada deste personagem? Qualquer coisa sobre qualquer coisa no mundo físico? Isso é ótimo, pois significa apenas que eu posso fazer tudo!"

Jamie Bell co-estrela "The Eagle", que estreia nos EUA em 11 de fevereiro de 2011.

:: A recepção nos EUA

O ator também comenta sobre a incógnita que é a recepção do filme em território americano. Afinal, Tintim será bem recebido pelo público nos Estados Unidos? "Eu acho que quem entende e aprecia Indiana Jones, compreende Tintim, e eles [os americanos] nem sabem o que é ainda", responde Bell. "Eu sinto que não vai ser difícil. Acho que os personagens são grandiosos, porque todos têm falhas humanas. O personagem Tintim é um cara bem orientado e ambicioso. A estrutura da história e da aventura é algo que todos nós conhecemos e amamos. Há algo no final e eles têm que chegar a isto. Há uma relação muito estranha, peculiar e excitante envolvendo estes dois [Indiana Jones e Tintim]. E há Steven Spielberg na direção, que faz esta história incrivelmente bem."

:: Steven Spielberg

Falando no diretor, Bell (que trabalhou com Peter Jackson em "King Kong"), conta sobre o trabalho ao lado de Steven Spielberg, dando destaque ao fato de esta ser a primeira experiência do renomado diretor com a tecnologia de captura de movimentos: "Para Steven, é uma tecnologia nova. Eu acho que antes de Jurassic Park, CGI [computação gráfica] não era uma expressão comum. Nós realmente não entendíamos o que isso significava, então ele praticamente inventou o CGI. Ele colocou isto nas salas das pessoas e nós meio que entendemos o que significava. Do mesmo modo que James Cameron tem meio que tornado a captura de movimentos compreensível."

O intérprete de Tintim conclui a conversa confiante: "Steven Spielberg é um nome tão familiar e tão ligado à infância e fantasia para crianças e sonhos que eu acho que ele vai fazer da captura de movimentos algo que nos compreendemos e apreciamos." Que assim seja.
Compartilhe:

Um comentário:

  1. Acredito que o filme será bem recebido nos E.U.A pois se os americanos souberem que o filme é de Steven Spielberg ficarão mais curiosos para o ver!

    Não sabia que Jamie Bell era tintinófilo!
    Agradeço mais uma vez todas as informações Pedro Britto ;) e queria aproveitar também para dar os parabéns pela boa recolha de informações!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT