06 dezembro, 2010

Morreu uma das inspirações de Tintim

Faleceu no último dia 26 de novembro, aos 98 anos, o ator dinamarquês Palle Huld (foto). Com 40 filmes no currículo, Huld se tornou um herói nacional na Dinamarca após dar a "volta ao mundo" em 44 dias, aos 15 anos (a idade de Tintim, segundo o site oficial).

Charles Lesne, jornalista do Le Vingtième Siècle, acompanhou a jornada do jovem escoteiro, enviado pelo jornal Politiken, de Copenhague, com todas as despesas pagas. A aventura de Palle Huld, que viajou 32.500 km utilizando todos os meios de transporte, exceto o avião, virou manchete nos jornais de países europeus e americanos. Entre seus destinos estavam cidades como Paris, Berlim, Londres, Moscou, Pequim e Tóquio. Mais tarde, foi lançada em um livro de memórias, publicado em 1928 pela editora francesa Hachette.

Em seu retorno a Copenhague, o jovem Palle Huld foi recebido por uma multidão de mais de vinte mil pessoas na estação central da cidade. O acontecimento inspirou os diretores do Le Vingtième Siécle, e o próprio Charles Lesne entrou em contato com os responsáveis pelas ferrovias da Bélgica. O objetivo? Programar o retorno de Tintim do país dos sovietes. A encenação da volta do repórter belga ao seu país de origem ocorreu em 8 de maio de 1930, na Gare du Nord. Clique aqui e saiba mais detalhes.

Palle Huld é recebido pelos fãs em Copenhague, Dinamarca.

Em outubro de 1928, Huld lançou o livro "Jorden rundt i 44 Dage" ("A Volta ao Mundo em 44 Dias"), que narrava suas aventuras ao redor do mundo. Com prefácio assinado por Jean-Jules Verne, filho do escritor Julio Verne, a obra foi publicada três meses antes de "Tintim no País dos Sovietes", que estreou no Le Petit Vingtième em janeiro de 1929. Alguns apostam que a jornada do jovem dinamarquês foi uma das inspirações de Hergé para a criação de seu personagem mais famoso. A julgar pela ligação de Charles Lesne com o Vingtième Siècle (jornal onde Hergé trabalhava), pelos cabelos ruivos do garoto e pelos trajes usados por ele nas fotos e na capa do livro (calças de golfe e terno quadriculado), é impossível discordar...
Compartilhe:

2 comentários:

  1. É curioso, não conhecia mesmo Palle Huld, que descanse em paz!

    Gira a foto em que ele aparece com umas calças de golfe como Tintim usava sempre (excepto em Tintim e os Timpanos acho eu).

    ResponderExcluir
  2. Eu procuro, mas ñ consigo achar este livro, q decepção

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT