09 outubro, 2010

Tintim é destaque em leilão na França

A notícia é destaque em vários sites do mundo: Original de história de Tintim é leiloado por US$ 340 mil. Mais uma vez nosso herói ganha destaque por suas vendas milionárias em um leilão. Desta vez as notícias procedem da venda temática "L'univers du créateur de Tintin", realizada neste sábado, 09/10, na casa de leilões Artcurial, em Paris.


O grande recorde do leilão foi uma página dupla do álbum "O Cetro de Ottokar", desenhada no final dos anos 30 em tinta nanquim e guache. A obra, correspondente às páginas 93 e 94 da edição publicada em 1939, se encontra "em excelente estado de conservação", segundo a casa de leilões tanto que os lances começaram em 180 mil euros (417 mil reais). A peça foi vendida por 246 mil euros (o equivalente a cerca de 570 mil reais, e mais de 340 mil dólares), o valor mais alto pago por uma página dupla em leilão. 


Além deste original, outros itens dedicados a Hergé e Tintim foram oferecidos a leilão neste sábado, somando um total de 429 lotes. Duas páginas de esboços a lápis para o álbum "Voo 714 para Sydney", de 1968, foram arrematadas por 94 e 91,4 mil euros, respectivamente, quando o esperado era entre 60 e 70 mil euros, cada. Uma edição da Casterman de "Os Charutos do Faraó" com capa inédita, datada de 1942, foi vendida por 35 mil euros. Já um original de "Perdidos no Mar", editado em 1958 pela Casterman, custou mais de 27 mil euros ao comprador.

Entre os itens em ofertados também estavam revistas, jornais, recortes, fotografias e muitos objetos relacionados ao universo de Hergé. 85% dos lotes foram vendidos, rendendo a soma de 1.287.244 milhão de euros (mais de 2,98 milhões de reais). A Artcurial trabalhava com uma estimativa de 916 mil euros.

:: Em tempo: vale lembrar que neste domingo, 10/10/10, será realizado outro leilão, a segunda venda Hergé, no Chatêau de Cheverny, que inspirou o Castelo de Moulinsart. Para ver o catálogo de produtos à venda, clique aqui.

Com informações da AFP.
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Britto,
    provavelmente você já conhece, mas eu caí por acaso neste site que tem as tirinhas originais do "Tesouro de Rackham...". Se náo viu, dê uma olhada (há algumas diferenças para o álbum publicado):
    http://www.bellier.org/tresor%20rackham/vue1.htm
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Míriam, conheço. Mas valeu pela dica!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT