02 outubro, 2010

Novo livro sobre Hergé e Tintim é lançado em francês

O escritor francês Jean-Marie Apostolidès, professor de literatura francesa e dramaturgia na Universidade de Stanford, na California, nos Estados Unidos, acaba de lançar mais um livro sobre Hergé e Tintim.

Dans la peau de Tintin ("Na Pele de Tintim", em livre tradução) foi lançado no dia 10 de setembro pela editora Les Impressions Nouvelles. Depois de três anos de pesquisa, Apostolidès analisa Hergé e sua obra prima sob quatro aspectos distintos: textual, sociológico, biográfico e psicanalítico.

No site da editora, a descrição do livro fala de Tintim como "uma pele, uma armadura, um escudo" utilizado por Hergé, "em primeiro lugar para conquistar a mulher que amava, depois de obter o reconhecimento social que ele precisava". O texto prossegue se referindo à série como "uma autobiografia camuflada de seu criador".

O livro propõe uma releitura aos álbuns de Tintim sob outra ótica, enxergando as semelhanças com a vida do autor e mensagens que, intencionalmente ou não, ele acabou imprimindo em suas história. A obra também trata da relação entre Hergé e Norbert Wallez, que influenciou profundamente seus primeiros trabalhos. Para ler mais sobre o conteúdo do livro, clique aqui. O site inclui a primeira página da publicação, em francês.

Esta não é a primeira vez que o autor escreve sobre a obra de Hergé. Ele também assinou os livros "Les Métamorphoses de Tintin", "Tintin et le mythe du surenfant" e teve textos publicados nas coletâneas "L'Archipel Tintin" e "Little Nemo, 1905-2005, un siècle de rêves".

"Dans la peau de Tintin" tem 330 páginas e custa 22 euros (aproximadamente 50 reais).

:: Enquanto isso, no Brasil...

Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT