26 julho, 2010

Dois anos de Blog As Aventuras de Tintim

Já faz tanto tempo... Quem diria que um blog brasileiro sobre um personagem belga duraria tanto? Eu duvidaria se apostassem! Mas está aí: o Blog As Aventuras de Tintim completou no último dia 06 de julho de 2010 a marca de dois anos no ar. Foi um período de muito trabalho e dedicação para fazer o espaço que você, tintinófilo ou não, está acessando agora, e trazer para os brasileiros um material de qualidade sobre a obra do grande Hergé.

Um Retrospecto

O último ano de vida do Blog As Aventuras de Tintim foi tão produtivo quanto o primeiro. Muitas novidades sobre a trilogia saíram primeiro aqui, na seção Boletim Trilogia Tintim. Só para se ter uma ideia, depois da publicação em primeira mão das imagens do set de 'Tintim e o Segredo do Licorne', o número de acessos diários do blog praticamente triplicou! Grandes especiais fizeram parte destes últimos doze meses, incluindo o fantástico (modéstia à parte) A Evolução da Alfa-Arte e os igualmente interessantes Tintim no País dos Sovietes e Tintim no Congo, analisando os dois primeiros álbuns de Hergé.

Curiosidades e notícias de todo tipo - incluindo as desagradáveis novidades sobre processos contra a obra de Hergé - também ganharam espaço. A publicação esporádica das Rapidinhas foi uma ótima saída para trazer uma boa quantidade de notícias em poucas palavras, tudo para facilitar o acesso do leitor às informações e assim mantê-lo atualizado sobre o que acontece com Tintim ao redor do mundo. A seção Além de Tintim - um pouco sumida nos últimos tempos - foi um dos ápices do ano, ao mostrar assuntos que estão direta ou indiretamente relacionados ao nosso querido personagem.

Quem também ganhou destaque durante o segundo ano de blog foram alguns vilões de Tintim, que ganharam especiais detalhando sua trajetória de rivalidade com o jornalista. Criações de Hergé, algumas menos (ou nada) conhecidas do público, foram reveladas numa série de especiais durante o mês dos 103 anos do autor. Já no mês da morte de Hergé, o blog trouxe o especial em três partes sobre as aparições do cartunista na série da Nelvana. Falando nisso, os dubladores brasileiros da clássica série de TV foram outros privilegiados, gerando algumas das postagens mais acessadas do blog. Já os leitores ganharam voz através do Blog Responde, e voltaram a ganhar prêmios numa nova promoção em parceria com a Log On Editora!

Enfim, este último ano foi maravilhoso para mim e para o blog. Cheguei a pensar que, com o fim da publicação de "Tintim e a Alfa-Arte", as visitas ao blog diminuiriam - mas eu estava redondamente enganado: o blog consegue viver tranquilamente sem a publicação de uma história. Mas calma, pessoal, muito em breve uma nova aventura de Tintim será publicada!

Para mim, que sou o editor do blog, é uma satisfação ver que esta foi uma ideia que deu certo. O blog nasceu numa época em que estávamos apenas começando a falar sobre a adaptação dos álbuns de Tintim para o cinema, e havia uma grande possibilidade de ser um fracasso... Mas aos pouquinhos fomos conquistando nosso espaço, ganhando destaque até mesmo em sites internacionais e assim tornando viva em nossas memórias a figura de Tintim e seus amigos.

Perspectivas

O que vem por aí? Bem, muita gente se assustou quando viu no banner e no Twitter a frase "2º e último aniversário". Mas ainda não é hora de parar! Pelo contrário, ainda temos muito a evoluir, e enquanto houver pessoas querendo saber mais sobre Tintim, pode ter certeza que vai encontrar um espaço aqui. Mas voos mais altos precisam ser alçados, e é por isso que o Blog As Aventuras de Tintim, ainda nesta semana, trará novidades especiais para os tintinófilos brasileiros, incluindo um presente que muitos gostarão de ganhar... além da explicação do "último aniversário", é claro.

Continue acessando o blog durante esta semana, pois vou mostrar tudo o que vem por aí, tintim por tintim!
Compartilhe:

6 comentários:

  1. Eu imagino como deve ser trabalhosa a busca por conteúdo. Você deve mesmo se orgulhar de ter construído este espaço, os fãs brasileiros de Tintim não estão sozinhos.

    Coincidentemente, esse blog tem a mesma idade da coluna "O Barril Amarelo": 2 anos. Talvez, os mesmos motivos nos levaram a criá-los. Entendo a sua admiração por Hergé, e talvez se assemelhe à que eu tenho pelo Bolaños, ou sei lá. Seja mais ou seja menos, não me atreveria a diminuir o que você deve sentir por ele.

    Ratifico meus votos de que, com o lançamento do filme, este espaço vá experimentar o crescimento de público que merece.

    Abraços, e fique com Google.

    ResponderExcluir
  2. Humm, que novidade será essa? hehe Passando para dizer que já vi meu e-mail, no mais, olha lá!

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns pelos dois anos de "As Aventuras de Tintim", Britto.

    Assim como o Thicovski, também creio que manter este espaço tão especial e interessante deve exigir bastante tempo e dedicação de você, e exatamente por isso os seus méritos devem ser sempre reconhecidos.

    Me orgulho muito de ser um dos leitores mais assíduos do blog, pois você pode acreditar: acesso o "As Aventuras de Tintim" todos os dias (exceto aqueles em que minha Internet ou minha falta de tempo não permitem).

    Abraços!

    P.S.: Eu também levei um susto quando vi "2º e último aniversário no banner". Ainda bem que você não vai levar isso ao pé da letra e dará continuidade ao blog. Aliás, tenho meus palpites do que vem por aí...

    ResponderExcluir
  4. Cheguei tarde mas com certeza ainda dá tempo de parabenizá-lo pelos dois anos de blog! Com certeza deve ser um trabalho difícil, por isso nós que somos fãs de Tintim devemos ser muito gratos! Obrigada e mais uma vez parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Pedro, eu não podia passar de deixar minhas congratulações! Conhecer este blog pra mim foi fantástico, pois sou fã de Tintim desde garotinho, quando assistia ao desenho pela TV Cultura.
    Desejo sucesso sempre, e que continue presenteando a todos nós "tintinófilos" com publicações tão informativas e especiais tão excepcionais!!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT