10 julho, 2010

Curiosidades sobre a aventura de Tintim no cinema


Em comemoração aos 2 anos de blog, vem aí um Boletim Especial! Enquanto ele não chega, fique com algumas informações e curiosidades sobre a adaptação de Tintim para as telonas, desde os atores já envolvidos até questões ainda não respondidas sobre a trilogia...

:: O conselho da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood finalizou as regras para o 83ª entrega do Oscar, a maior premiação do cinema mundial. Além do aumento de três para cinco indicados na categoria Melhores Efeitos Visuais, houve uma mudança importante na categoria Melhor Filme de Animação. A academia agora define "animação" como um "filme com tempo de duração de mais de 40 minutos, no qual movimento e interpretação dos personagens são criados usando uma técnica de quadro-a-quadro. A captura de movimento, em si, não é uma técnica de animação. Além disso, um número significativo de personagens principais deve ser animado, e a animação deve aparecer em 75% da duração total do filme". O grifo é nosso.

.: Com essas modificações, podemos concluir que o longa de Tintim não poderá concorrer na categoria de Melhor Animação - a não ser que para a premiação de 2012 novas alterações sejam feitas, o que é bem difícil. Dessa forma, além das categorias que não sofreram mudanças (como Melhor Diretor, Fotografia, etc.), o longa 'O Segredo do Licorne' terá um grande desafio se quiser ganhar o prêmio de Melhor Filme. Pelo menos uma coisa é certa: com o aumento de indicados na categoria de Efeitos Visuais, são grandes as chances de Tintim sair vencedor. Isso, claro, a depender dos concorrentes...

:: Quem já leu os álbuns de Tintim que serão adaptados para o cinema e comparou com a lista de atores já divulgada deve ter percebido que estão faltando alguns personagens. Eu, por exemplo, notei que não foram incluídos no elenco atores para os papéis do Professor Girassol (que aparece em "O Tesouro de Rackham, o Terrível", onde constrói o submarino-tubarão), dos irmãos Pardal (principais vilões do álbum "O Segredo do Licorne") e do mordomo Nestor (que atua nos dois álbuns). Será que 'O Tesouro de Rackham' não fará parte da história?

:: Por sua vez, a ficha técnica do filme apresenta um personagem chamado Allan, que é descrito como ajudante do pirata Rackham (mas bem que poderia ser o comandante do Karaboudjan, Allan Thompson, que aparece em "O Caranguejo das Tenazes de Ouro"). Outra que estranhamente consta na lista é Bianca Castafiore, que não aparece em nenhum dos três álbuns que servem de base para o filme. Apesar de Castafiore estar incluída, seus funcionários, Igor Wagner e Irma, não estão. Será que a diva da ópera fará apenas uma breve aparição?!

:: Detalhe: tomando como base as fotos das gravações divulgadas aqui, o responsável por Milu será Nick Rodwell, marido da viúva de Hergé e administrador da Moulinsart. Rodwell deverá ter seu nome incluído nos créditos, como produtor executivo.

:: Quando negociou pela primeira vez - com o próprio Hergé - para levar Tintim para as telonas, Steven Spielberg convidou Melissa Mathison, que colaborou no roteiro de "E.T. - O Extraterrestre", para escrever uma aventura em que Tintim enfrentaria comerciantes de marfim na África - indo de encontro com o que o próprio personagem havia feito no Congo. Como a tecnologia na época era limitada, Spielberg desistiu e passou a se dedicar ao terceiro longa da franquia "Indiana Jones"... Segundo rumores, partes da história de "A Última Cruzada" foram retiradas do roteiro que Mathinson escrevera para Tintim.

:: Você sabia que antes de Jamie Bell, o ator Rupert Grint, da saga "Harry Potter", foi cotado para fazer o papel de Tintim? Na década de 80, quando Spielberg estava decidido a fazer um filme baseado nos álbuns de Hergé, os atores Henry Thomas (protagonista de "E.T"), Christopher Lambert e Jean-Claude Van Damme (pasmem!) estiveram na lista de possíveis intérpretes do personagem de Hergé. Ainda outro que poderia encarnar Tintim no cinema foi Leonardo DiCapro, mas dizem que ele era muito alto para o papel.

:: Falando nisso, vasculhando os arquivos da internet, descobri que os atores Jack Nicholson, Dustin Hoffman, Richard Gere e Tom Hanks foram citados como possíveis intérpretes do Haddock, enquanto Courtney Love poderia dar vida e voz a Bianca Castafiore. Diretores renomados teriam se interessado em assinar a adaptação de Tintim para o cinema, como Roman Polanski e Claude Berri (diretor do primeiro live-action de "Asterix e Obelix"). Mas o preferido de Hergé era mesmo Steven Spielberg, que acabou ficando com o primeiro filme da trilogia.
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Van Damme no papel de Tintim? Inimaginável! kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Uma pena o fato do longa de Tintim não poder concorrer ao Oscar na categoria de Melhor animação. Agora é torcer por "Melhor Filme" e "Melhores Efeitos Visuais" assim como você comentou no post, Britto.

    Também estou meio intrigado com esse mistério em torno dos demais personagens de "O Segredo do Licorne". Tomara que não seja um sinal de que eles mudaram a história de forma exagerada, pois isso com certeza seria desapontador.

    Sobre Jean-Claude Van Damme como Tintim no filme anterior que não saiu do papel, já imaginou o ator de topete e calças curtas? Seria constrangedor... rsrsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT