21 junho, 2010

Notícias - nem tão rápidas...


:: Os primeiros oito álbuns de Tintim traduzidos em hindi acabam de chegar às livrarias da Índia. O plano é publicar dois áluns a cada mês, de forma que a coleção completa esteja disponível no início de 2011, antes da chegada do herói às telonas. Mas a Índia não é um território completamente desconhecido para Tintim. Suas aventuras já chegaram ao país em versões traduzidas para a língua inglesa - tanto que mais de 200 mil cópias dos álbuns em inglês são vendidos a cada ano. A série também ficou conhecida na Índia por meio do desenho animado produzido pela Nelvana na década de 1990, e transmitida no país também em inglês. Agora, com a publicação em hindi, Tintim deve se tornar mais popular no país, assim como vem acontecendo com a China desde 2002, quando foram lançadas as versões em chinês.

:: Faleceu na última quarta-feira, aos 79 anos, a atriz canadense Maureen Forrester. Ela foi a voz original de Bianca Castafiore na série animada 'As Aventuras de Tintin' (1992-1993). Segundo o site CBC News, a família de Maureen estava presente no momento da morte. Em seus últimos anos de vida, a atriz de óperas e clássicos musicais sofria de demência.

:: O californiano Rob Powers falou ao site Sud Ouest sobre o seu trabalho em "Avatar", onde foi um dos responsáveis pelos efeitos 3D do filme de James Cameron. Powers, que diz ter sido inspirado pela saga "Star Wars" aos seis anos de idade, acabou deixando escapar que também esteve envolvido na pré-produção do longa 'As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne', que estreia no ano que vem. Sobre este trabalho, ele apenas diz: "Eu não sei o que eu posso dizer disso, mas é incrível". Quem vai duvidar?

:: Em passagem pelo Festival de Cannes, no mês passado, o ator Andy Serkis, que vive o Capitão Haddock no adaptação de Tintim para o cinema, contou um pouco sobre o filme ao site IGN. "Tintim vai trazer Hergé à vida, e a performance capture é a ferramenta perfeita", diz o ator, que falou também sobre a evolução da tecnologia desde "O Senhor dos Anéis", onde interpretou o Gollum. "Há definitivamente uma diferença entre um personagem de captura de desempenho em um filme live-action e mundo totalmente animado, como em 'Tintim'. Assim, em 'Tintim', todos os atores no set estão envolvidos uns com os outros no mesmo paradigma. Parece muito com o que Hergé trouxe à vida".


:: O periódico belga Le Soir oferece aos seus leitores um álbum inédito, Tintin au Congu de papa. O livro será publicado em comemoração ao 50º aniversário da independência do Congo Belga, em 30 de junho de 1960. O volume traz uma visão detalhada do álbum, que depois de 80 anos é vítima de uma polêmica "inútil e ridícula" - segundo as palavras do site oficial da Moulinsart. Daniel Couvreur, especialista em quadrinhos e cultura do Le Soir, fez um verdadeiro trabalho de arqueólogo e arquivista em seu livro, incluindo fotos encontradas tanto nos Studios Hergé como nos arquivos de seu jornal. O texto esclarece ao leitor sobre as fontes de inspiração de Hergé e situa "Tintim no Congo" em 1930, ou seja, num mundo muito diferente do nosso: sem telefone, sem internet, supermercados ou televisão... Para aqueles que estão fora da Bélgica mas pretendem adquirir a obra, a maneira mais segura é através do email abonnements@lesoir.be.

:: Henri Mova Sakanyi, embaixador da República Democrática do Congo, deu uma entrevista para uma emissora belga. O assunto não poderia ser outro: o processo judicial envolvendo o álbum "Tintim no Congo". Quando questionado se tem o livro em sua biblioteca, o embaixador responde: "Infelizmente, sim". Ele explica que concorda com a inclusão de um aviso nos volumes à venda, "sem necessariamente alterar [o conteúdo do livro]", e é bem coerente em sua argumentação: "Não devemos julgar uma época passada, 1930, de qualquer jeito, com novos argumentos. Seria muito fácil para nós, que evoluímos". Ele defende que todas as imagens negativas produzidas pela obra sejam recontextualizadas, "para que haja uma leitura mais ou menos saudável".

:: O especial sobre "Tintim no Congo" está a caminho. Em breve a data de publicação será anunciada. Aguarde...
Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT