22 maio, 2010

Fatos em Fotos: 103 anos de Hergé

Há exatos 103 anos, em 22 de maio de 1907, nascia na rua Cranz, em Etterbeek, município de Bruxelas, Bélgica, um menininho que ainda daria muito o que falar. Batizado Georges Prosper Remi, o garoto era filho de Alexis Remi (1882-1970) e Élisabeth Dufour (1882-1946). Em 1912, o pequeno Georges ganhou seu primeiro e único irmãozinho, Paul. A seguir você confere a primeira foto daquele que mais tarde veio a ser conhecido como Hergé, o criador de Tintim:

O menino Hergé não era fácil de lidar, principalmente quando sua família recebia visitas. Um dos remédios usados pelos pais para controlá-lo era dar-lhe um lápis e um papel. Assim, o futuro gênio dos quadrinhos mostrou desde cedo um talento para o desenho. No período escolar, em Ixelles, Bélgica, Hergé matava o tempo desenhando nas contra-capas dos livros. No documentário "Tintin et moi", em entrevista a Numa Sadoul, ele conta: "Às vezes, o professor me via ocupado rabiscando e pensava que eu estava distraído, me dizendo bruscamente: 'Remi!... Repita então o que eu acabei de dizer'. E já sorria maliciosamente por baixo da barba. Mas seu rosto geralmente expressava um profundo espanto quando, tranquilamente, sem hesitação, eu repetia o que ele havia dito. Porque se eu desenhei com uma mão, bem, eu ouvi atentamente com a outra!..."

A imagem abaixo mostra seu primeiro desenho conhecido, datado de 1911. Nele aparecem um trem a vapor, um guarda e um carro, rabiscados no verso de um cartão postal:

Compartilhe:

Um comentário:

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT