05 maio, 2010

Criações de Hergé: O Precursor de Tintim


No dia 30 dezembro de 1928, duas semanas antes da estreia de Tintim no País dos Sovietes, Hergé publicou duas páginas de quadrinhos que seguiam o estilo americano, que apesar de novo para o autor, já o havia conquistado. Estas foram as primeiras tiras da revista belga Le Sifflet, e saíram lado a lado, nas páginas 6 e 7 da publicação.

Uma das HQs, intitulada "Réveillon!", mostrava um restaurante de ostras, onde os clientes eram enganados. A outra, chamada "Le Nöel du petit enfant sage" (O Natal do garotinho sábio, em livre tradução), contava a história de um menino belga e seu impertinente fox terrier branco. Esta é a página que você pode ver abaixo, onde os dois personagens parecem mais protótipos dos futuros astros criados pelo cartunista, Tintim e Milu.


Hergé parece ter escondido estas páginas da Le Sifflet por toda a sua vida. O provável motivo seria vergonha de sua incorreção política - mais especificamente por piadas sujas, como aquela dos excrementos do cachorro, que aparece no último quadrinho da página acima. Tintinófilos franceses procuraram essas tiras por bem mais de quarenta anos, até que o holandês Huib van Opstal publicou detalhes sobre elas em sua biografia sobre Hergé, de 1994.

Estas duas páginas foram as primeiras em que Hergé fez uso dos balões de diálogos, já comuns nos gibis norte-americanos. Antes, nas historinhas de Totor e em outras tiras que publicava, o autor utilizava apenas legendas, onde comentava o que acontecia nas cenas. A próxima obra a utilizar a bem-sucedida técnica dos balões estrearia em 10 de janeiro de 1929, no Le Petit Vingtième, e continuaria a fazer sucesso por de mais de 80 anos...

Com informações da revista americana Comic Art e do francês Le Forum des Tintinophiles.
Compartilhe:

5 comentários:

  1. Muito bom!
    Realmente parecem ser protótipos de Tintim e Milu. Até o topete já está presente, apesar de ser um pouco menor.

    ResponderExcluir
  2. Interessante! No fim das contas, foi uma pré-estreia de Tintim. Só faltou a calça de golfe...

    ResponderExcluir
  3. É engraçado ver essa história e também ver que a maneira de desenhar é naturalmente, muito parecida com "Tintim no País dos Sovietes"

    ResponderExcluir
  4. CURIOSIDADE :

    Esse é o cabelo normal do tintim no pais dos sovietes : O

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT