12 maio, 2010

Criações de Hergé: O Adorável Sr. Mops

O Adorável Senhor Mops (Cet Aimable Monsieur Mops) foi uma pequena série criada por Hergé em 1932, três anos após o surgimento de Tintim. Com apenas oito episódios, de uma página cada, a série gira em torno das aventuras do divertido personagem título - que pode ser visto na imagem abaixo, à esquerda.

Baixinho, dono de um chapéu-coco e um bigodinho característico, o Sr. Mops é bastante ingênuo e desajeitado. Sempre trajado com um casaco preto e uma calça curta (e às vezes carregando uma bengala), o homenzinho tem um visual bem familiar. Tanto seu estilo como o de suas curtas aventuras - mais voltadas para a comédia romântica - rementem claramente ao astro do cinema mudo Charles Chaplin, que eternizou o engraçado personagem Vagabundo.

As semelhanças vão além da coincidência. O personagem foi criado na época em que os filmes mudos começaram a falar. Em 1931, Chaplin tinha acabado de estrear "Luzes da Cidade" (City Lights), unanimemente aclamado como uma obra-prima. Como grande admirador do ator que era, Hergé deve ter buscado uma forma de homenageá-lo, o que o teria levado a criar este novo personagem.

As historinhas do Sr. Mops foram desenhadas por Hergé para o catálogo de vendas por correspondência da loja de departamentos Le Bon Marché, localizada em Bruxelas, Bélgica. Esta foi uma produção experimental, que infelizmente não teve tempo suficiente para desenvolver a profundidade presente nas demais criações do autor.

"O ÚLTIMO BONDE" - UMA AVENTURA DO SR. MOPS

:: Curiosidade: O adorável Sr. Mops fez uma participação em uma das aventuras curtas de Quim e Filipe, intitulada "Inocência".

Compartilhe:

4 comentários:

  1. Quando eu vi a imagem ontem pensei logo no Carlitos! =O)

    ResponderExcluir
  2. Que legal!!! Não conhecia esse blog... Adoro o Tintin, fico procurando sempre por material do Hergé na net... Mas não tinha visto esse blog ainda. COMO??? Já sou um visitante mais do que presente nos posts que virão!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Nunca tinha ouvido falar sobre este personagem. Uma pena que não teve continuidade...

    ResponderExcluir
  4. Gostei do Adorável Senhor Mops de cara! Essa HQ é ótima.
    Também acho uma pena sua trajetória ter sido curta.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT