10 maio, 2010

Blog responde: 10 livros sobre Hergé



Já faz algum tempo que essa seção não é atualizada. Peço desculpas aos leitores que não tiveram suas perguntas respondidas até agora. Mas a partir de agora, estou voltando a fazer esforços para conseguir postar todas as respostas às dúvidas dos tintinófilos...

Para começar, o blog atende a um pedido feito há alguns meses por um leitor (cujo e-mail eu perdi - se for você, identifique-se). A questão é bem apropriada ao mês do aniversário de Hergé, já que ele quer saber a respeito dos livros biográficos sobre o autor, sejam eles em português ou não. Bom, são muitas as biografias dedicadas ao criador de Tintim - e poucas foram traduzidas para a língua portuguesa. Mas já que o colega pede sugestões de livros também em outros idiomas, seguem abaixo onze títulos que estão entre os mais conhecidos:

1. Hergé: Filho de Tintim (Hergé: Fils de Tintin) - 425 páginas. Autor: Benoît Peeters. Escrito por um dos amigos e colaboradores de Hergé, este livro foi a primeira obra biográfica sobre o desenhista belga a ser traduzida para o português. Lançado em Portugal em 2007, pela Editorial Verbo.

2. Tintin et Moi: Entretiens avec Hergé - Autor: Numa Sadoul. Publicado pela primeira vez em 1975, traz as entrevistas realizadas com Hergé em 1971, que originaram o documentário Tintin et Moi. Em 2004, a Casterman (que publicou a primeira versão) relançou a obra na França.

3. Le Monde de Hergé - Também escrito por Benoît Peeters, foi publicado originalmente em francês, mas depois traduzido para o sueco e o inglês (1992). Conta a história do autor por meio de ilustrações.

4. Les guerres d'Hergé: Essai de paranoïa-critique - Autor: Maxime Benoît-Jeannin. Lançado em 2007, esta obra polêmica trata da associação de Hergé com o fascismo hitleriano, confirmando também que o autor propagava em suas histórias a apologia ao anti-semitismo, colonialismo, anti-sovietismo, assim como a ideia da ascenção na Nova Ordem do Homem Branco.


5. As Aventuras de Hergé (Les Aventures d'Hergé) - 64 páginas. Roteiro: José-Louis Bocquet e Jean-Luc Fromental. Desenhos: Stanislas. Biografia de Hergé contada em quadrinhos. Publicada originalmente em francês em 1999, ganhou uma edição traduzida para o português (de Portugal) 2003. Em 2007, foi re-editada, aumentando o número de páginas para 72. Veja uma página clicando aqui.

6. Hergé: The Man Who Created Tintin - 288 páginas. Autor: Pierre Assouline. Lançado em 2009, este livro faz uma análise profunda sobre a vida de Hergé, baseando-se em documentos pessoais do cartunista belga. Disponível em inglês, português e francês.

7. Hergé: Lignes de Vie - 1003 páginas. Autor: Philippe Goddin - que trabalhou como secretário geral dos Estúdios Hergé. Lançado em 2007 pelas Éditions Moulinsart como parte das celebrações do centenário de Hergé, o livro é resultado de uma pesquisa realizada por três décadas, com base em arquivos inéditos da família Remi, incluindo fotografias pessoais e correspondências - tudo com o apoio de Fanny Rodwell, viúva do desenhista. O objetivo deste livro é colocar Hergé dentro do contexto histórico e político e mostrar sua importância artística. O livro, produzido pela Les Èditions Moulinsart, faz parte das celebrações do centenário de Hergé.


8. The Adventures de Hergé, Creator of Tintin
- Autor: Michael Farr. Lançado em 2007, em comemoração ao centenário de Hergé, contém 127 páginas de textos e ilustrações sobre a vida do criador de Tintim
.

9. Hergé Correspondance - 191 páginas. Autores: Edith Allaert e Jacques Bertin. Editado pela Duculot em 1989, reúne dezenas de cartas recebidas e emitidas por Hergé. Entre os remetentes estão Tchang-Tchong Jen, que inspirou a criação do personagem Tchang. O último capítulo traz cartas que tentam traçar um retrato psicológico de Hergé.

10. Hergé par Hergé - 1050 páginas. Para marcar o centenário do nascimento de Hergé, e a exposição no Centro Pompidou (06/12/06 a 19/02/07), as Éditions Moulinsart lançaram um catálogo que traça a evolução gráfica do autor. Este grande volume traz 800 ilustrações em cores, acompanhadas de comentarios do próprio Hergé.


Além destes 10, dezenas livros biográficos e teóricos sobre Hergé e Tintim foram escritos em francês, mas poucos foram traduzidos para outras línguas. As poucas edições em português foram lançadas apenas em Portugal, sendo que nós, brasileiros, ainda não tivemos a chance de ler um relato completo sobre a vida do autor. Uma lástima.

:: Quem tiver mais sugestões de livros ou perguntas sobre outros assuntos, pode enviá-las para contato@tintimportintim.com. Pode demorar, mas o blog responde!

Com informações dos sites: O Tintinófilo, Tintin Boutique e Tintin.com.
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Ótimo post. Particularmente fiquei muito curioso para conferir "As Aventuras de Hergé" (Les Aventures d'Hergé), "Les guerres d'Hergé: Essai de paranoïa-critique" e "Hergé: Lignes de Vie". Todos parecem ser muito interessantes.

    Também acho uma lástima, nenhuma destas obras ter sido traduzida para o português brasileiro.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que nenhuma biografia de Hergé tenha sido publicada no Brasil. Mesmo que fosse a tradução de Portugal, já seria alguma coisa...
    Espero que com a chegada dos filmes a coisa mude um pouco!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT