29 abril, 2010

Além de Tintim: Alfred Hitchcock


Há exatos 30 anos, no dia 29 de abril de 1980, falecia em Los Angeles, EUA, o grande cineasta Alfred Hitchcock. Vítima de insuficiência renal, o renomado diretor anglo-americano é lembrado até hoje como o mestre dos filmes de suspense.

Nascido em 3 de agosto de 1899 em Londres, Hitchcock começou a trabalhar aos 14 anos, após a perda do pai. Sua carreira cinematográfica começou em 1920, numa empresa da Paramount Pictures, onde ele fazia as telas de texto que identificavam diálogos nos filmes mudos. Em 1922 ele começou seu primeiro projeto de cinema, o filme "Number Thirteen", que logo foi abandonado. Dois anos depois, Hitchcock ganhou uma chance como diretor, com filme "The Pleasure Garden", de um estúdio alemão. No ano seguint, lançou o longa "The Lodge: A Story of the London Fog" (O Inquilino), baseado nos assassinatos de Jack, o Estripador. Este foi seu primeiro filme de suspense, gênero que marcaria para sempre o seu nome na história do cinema.

Em 1939, Hitchcock mudou-se para os Estados Unidos, onde seria naturalizado norte-americano alguns anos depois. Seu primeiro filme em Hollywood foi "Rebecca", que ganhou o Oscar de Melhor Filme e lhe rendeu sua primeira indicação a Melhor Diretor. Apesar de ser mais conhecido pelos filmes de suspense, o trabalho do diretor não se limitou a esse gênero, mas também passou pela comédia, ficção e até 3D - com o clássico "Disque M para Matar", estelado por Grace Kelly. Porém, é por filmes como "Janela Indiscreta", "O Homem que sabia demais" "Os Pássaros" e, claro, o clássico "Psicose", que o diretor entrou para o hall dos maiores profissionais de Hollywood.


:: Curiosidade: Uma das marcas do trabalho de Alfred Hitchcock foi fazer pelo menos uma aparição em cada um de seus filmes, tradição que começou em O Inquilino, de 1926. Isso serviu de inspiração para os criadores da série de TV baseada nos álbuns de Tintim, onde Hergé, seu criador, aparece em praticamente todos os episódios.

:: Falando nisso: Você sabia que Tintim já se encontrou com Hitchcock? Veja neste sábado, aqui no blog.
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Alfred Hitchcock foi mesmo um diretor memorável.
    Eu já tinha conhecimento de que ele aparece em vários filmes como "meros" figurantes, mas não sabia que tal fato havia inspirado os criadores da série animada de Tintim. Muito bacana isso.

    À espera da curiosidade sobre o encontro de Hitchcock e Tintim.
    Abraço, Britto!

    ResponderExcluir
  2. sempre quis assistir os passaros

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT