03 março, 2010

Participações de Hergé na série de TV - I

Ao assistir à série animada de Tintim, produzida nos anos 90 pela Nelvana em parceria com a Ellipse Programmé, já se deparou com um homem loiro, de nariz grande, que sempre aparece de relance? Talvez você não saiba, mas aquele personagem é ninguém menos que o criador de Tintim, Hergé. Se tinha alguma dúvida quanto a isso, este especial em três partes lhe ajudará a identificá-lo em cada cena que aparece.

Vamos começar pela primeira temporada, seguindo a ordem estabelecida pela produtora da série. Divirta-se tentando encontrar as cenas, mas fique bem atento, pois na maioria das vezes as aparições de Hergé são muito rápidas.
O Caranguejo das Tenazes de Ouro

Parte 1: Aos quase 5 minutos do início do episódio, aparece a primeira referência a Hergé na série de TV. Ao lado da caixa de correios de Tintim está o nome de seu criador, como se fosse um mero vizinho. Pouco tempo depois (aos 6:25), Hergé pode ser visto na rua, tentando ajudar Tintim a escapar dos bandidos.
Parte 2: Nos minutos finais da segunda parte do episódio, Hergé é um dos repórteres que entrevista Tintim, Dupond e Dupont. Aqui ele aparece até falando: "Como é ser um herói, sr. Tintim?" (a partir do minuto 20:43).
O Segredo do Licorne

Aqui ele aparece apenas na parte 1 (por volta dos 5 minutos), muito rapidamente, conversando com a arrumadeira de Tintim. Em sua mão está uma prancha de desenho, que aparece muitas vezes em outras cenas, como se ele estivesse registrando cada passo de seu pupilo.

O Tesouro de Rackham, o TerrÍvel

Pela primeira vez o quadrinista é visto rabiscando sua prancha. A cena se passa no bar A L'Ancre (03:04).

Os Charutos do FaraÓ


Parte 1: aos 13:30 minutos, Hergé é visto no set de filmagem do filme de Rastapopoulos, quando Tintim interrompe a gravação de uma cena.

Parte 2: por volta dos 11:50, ele faz o papel de um dos loucos internados no hospício para onde Tintim é levado. O homem à sua frente é ninguém menos que seu colaborador na vida real, Edgar P. Jacobs (criador de Blake e Mortimer).
O LÓtus Azul

Parte 1: Logo no início do episódio (03:47), Hergé está olhando as horas, enquanto Tintim chega à loja de Mitsuhirato.

Parte 2: Mais tarde (09:04) ele aparece numa casa de chá em Hukow, pouco antes de Tintim encontrar Dupond e Dupont.
A Ilha Negra

Parte 1: A primeira participação do autor neste episódio é muito rápida, requer muita atenção. Bem no começo (02:51), ele pode ser visto embarcando no mesmo trem que Tintim subirá pouco depois. Aos 03:19, passa com sua prancheta pela frente da cabine de Tintim, onde o vê tirando um cochilo.
Parte 2: como passageiro do trem, ele está sentado à mesa, sendo servido, enquanto Müller passa correndo. A perseguição acaba causando um desastre, quando o garçom joga o frango para o alto...
O Caso Girassol

Parte 1: No Hotel Cornavin, em Genebra, Hergé e sua insparável prancheta passam por trás de Tintim e Haddock, enquanto estes são atendidos na recepção. A cena acontece a partir dos 12:10 minutos.

Parte 2: Aos 13:20, além de Tintim e Haddock, vemos o cartunista entre o público que assiste à ópera de Bianca Castafiore.
Enquanto você aguarda a parte II, tente encontrar Hergé nos episódios da segunda temporada. Se conseguir, comente aqui. Se não, aguarde e confira...
As imagens foram extraídas dos episódios presentes no box da série, e são apenas ilustrativas.
Todos os direitos reservados à Nelvana, Ellipse Programmé e Sociedade Moulinsart.
Compartilhe:

7 comentários:

  1. Muito bom! Vou tentar encontrá-lo nos outros episódios!

    ResponderExcluir
  2. Excelente especial, Britto! Acho muito interessante essas aparições de Hergé nos episódios da série de TV. A que sempre me chama mais atenção é aquela de "A Ilha Negra" em que ele passa pela frente da cabine de Tintim e o observa rapidamente tirando um cochilo. Muito bacana.

    Ansioso pela 2ª parte! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca havia visto Hergé na segunda parte da ilha negra, e achei estranho... mas agora foi que eu vi! vou ficar mais atento.

    ResponderExcluir
  4. Hmm, mto bom o post, e fiquei impressionado não sabia que Hergé havia feito tantas participaçoes ! rs

    Bem, agora é esperar pela segunda parte...

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de Tintim mas não acho em lugar algum, mem para baixar me ajudem!

    ResponderExcluir
  6. Olá a todos consegui finalmente achar quase todos os episódios das AVENTURAS DE TINTIN, é muito simples e fácil é só ir no Baixaki procurar o programa atube catcher e baixa-lo, depois vá no youtube e selecione um vidoe de Titin coipie a URL e cole onde stá pedindo no programa e clique em baixa e pronto!

    ResponderExcluir
  7. estou fazendo os downs de tintin sempre reparei nesse personagem loiro sabia q era importante mas naotinha certeza q era o criador do proprio tintin... vc assiste tintin e sente a infancia dentro de si novamente muito bom..

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT