12 março, 2010

Ganhador do Oscar por "Avatar" também está em 'Tintim'

No último domingo, 7 de março, ocorreu a premiação mais importante do cinema mundial, o Oscar. O filme de James Cameron, Avatar, teve nove indicações, mas não ganhou todas. Entre as três estatuetas conquistadas, porém, estava a de Melhores Efeitos Visuais - as outras duas foram por Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.

Para receber o prêmio, subiram ao palco Joe Letteri, Stephen Rosenbaum, Richard Baneham e Andrew R. Jones. O primeiro, Joe Letteri (na foto, ao microfone), foi o supervisor sênior de efeitos especiais do longa. Como sócio e supervisor sênior de efeitos visuais da Weta Workshop (empresa de Peter Jackson situada na Nova Zelândia), Letteri também recebeu recentemente o prêmio Bafta (o equivalente britânico do Oscar), em Londres, e em fevereiro, o Visual Effects Society Awards, em Los Angelees - todos por seu trabalho em Avatar.

Letteri também foi honrado com o maior prêmio da Academia em anos anteriores, por As Torres Gêmeas, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei e King Kong - estes últimos dirigidos por Peter Jackson, utilizando a tecnologia de captura de movimentos. Sobre seu quarto Oscar, Letteri diz: "É sempre bom vencer, seja o primeiro ou o quarto. É bom para se reunir com toda a gente que foi nomeada. Tinha um monte de trabalho bom lá fora".

Depois de rápida passagem pelos EUA para receber o prêmio, Letteri voltou à Nova Zelândia, onde mora há 9 anos, para continuar com seu novo trabalho. Ele está supervisionando os efeitos para o primeiro filme de Steven Spielberg em 3D, 'As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne'. Como preparação, Letteri teve de se aprofundar no universo criado por Hergé, através da leitura da série de álbuns. Sobre a tecnologia utilizada no longa, ele diz: "É uma espécie de versão digital de qualidade."

Com informações do site Trib Live.

Compartilhe:

Um comentário:

  1. O time de profissionais trabalhando em "As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne" é invejável. Esse filme tende mesmo a ser uma marco na animação mundial em 3D.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT