16 janeiro, 2010

Primeira imagem de Tintim não deve ser revelada em janeiro


Está marcado para os dias 28 a 31 de janeiro o 37º Festival de Quadrinhos de Angoulême, na França. Como foi anunciado, durante o evento seria revelada a primeira imagem oficial do filme de Tintim dirigido por Steven Spielberg. Mas, ao que tudo indica, ainda não será dessa vez que veremos pela primeira vez o visual do longa. Segundo o site ActuaBD, as ações judiciais envolvendo a Moulinsart, detentora universal dos direitos de Tintim, seriam um possível motivo para o adiamento.

Um dos problemas na Justiça envolve o escritor Bob Garcia, que foi processado pela organização liderada por Nick Rodwell depois de publicar cinco estudos sobre a obra de Hergé. A decisão da justiça, que sentenciou Garcia a pagar uma idenização milionária à Moulinsart, não agradou aos fãs de Tintim espalhados pelo mundo, e muitos ainda protestam pela liberdade de expressão. O empenho é tanto que está sendo organizado um boicote à Moulinsart (por meio de um grupo no Facebook), visando afetar principalmente a trilogia de Spielberg e Jackson.

Outra grande polêmica envolvendo Tintim e a Justiça tem a ver com o álbum Tintim no Congo (Tintim na África). Em junho de 2007, o estudante de Ciência Política Bienvenu Mbutu Mondondo Mbutu, cidadão do Congo, processou a Moulinsart por alegar que o álbum (criado em 1931) possui "racismo, difamação e xenofobia". Depois de mais de dois anos de ação judicial, as acusações de Mondondo foram consideradas "infundadas". Mas, infelizmente, em 23 de dezembro de 2009, três juízes independentes desconsideraram o argumento anterior e declararam que o pedido era "admissível e procedente", reabrindo o processo.

Com pouco - ou nenhum - resultado positivo, as ações judiciais envolvendo Tintim ganham repercussão mundial, o que pode gerar um forte impacto na opinião pública. Desta forma, não seria mais sábio voltar a atenção dos interessados em Tintim para algo positivo - no caso, a franquia cinematográfica?

Agradecimento: Objectif Tintin
Compartilhe:

3 comentários:

  1. Será mesmo que foi adiada? Estou torcendo para que isso não se confirme, pois estou muito curioso para ver o visual do filme.
    Não sabia dessa ação juducial do cidadão do Congo contra a Moulinsart. Acredito que se fosse um álbum criado nos dias de hoje ele estaria correto em abrir o processo, mas um álbum publicado em 1931...? Já faz tanto tempo...

    ResponderExcluir
  2. Acho uma bobagem processar uma obra escrita numa época em que o preconceito infelizmente era algo comum. Se fosse assim, vários outros autores nacionais e internacionais deviam ter seus livros proibidos.

    Será possível que, em pleno século 21, as pessoas não consigam diferenciar as coisas?!

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que vão fazer uma m*&$@ dessa!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT