22 janeiro, 2010

Morreu Jacques Martin, colaborador de Hergé

"Desapareceu o último gigante das histórias em quadrinhos" - Foi assim que a Casterman, editora de Jacques Martin, anunciou seu falecimento.

Um dos maiores representantes dos quadrinhos franco-belgas, Jacques Martin era o último membro dos Estúdios Hergé ainda vivo. Desenhista da revista Tintin, ele criou HQs literalmente históricas, como Alix - a mais famosa de sua autoria - ambientada na Roma Antiga. Martin faleceu ontem, aos 88 anos, na Suíça.

.: Vida e obra:

Nascido em Estrasburgo (França), em 1921, Jacques Martin estudou engenharia na Bélgica. Apaixonado por arte clássica, história da Antiguidade e quadrinhos, começou a desenhar e a publicar com o pseudónimo de Marleb, alternando séries cómicas e realistas.

Em 1948, entrou para a lendária revista Tintin, onde começou a publicar as aventuras de Alix, um jovem escravo gaulês adotado pelos romanos e protegido de Júlio César, cuja primeira aventura foi "Alix O Intrépido". O sucesso foi imediato.

Em 1952 foi criado Lefranc, seu único personagem contemporâneo. Um ano mais tarde, entrou para os Estúdios Hergé, onde colaboraria com o criador de Tintim durante quase 20 anos, saindo após a publicação de "Voo 714 para Sydney". A série "As Viagens de Alix", que criou nos anos 90, tem uma intenção pedagógica, reconstituindo cidades ou civilizações do mundo antigo.

Em 1992, Martin teve de abandonar os quadrinhos, devido a uma doença que lhe atingiu os olhos. No entanto, continuou a criar e supervisionar histórias e diálogos, que ainda eram publicads com o auxílio de seus colaboradores.

Ao todo, seus álbuns venderam mais de 20 milhões de exemplares em todo o mundo, sendo que só os de 'Alix' atingiram vendas de mais de oito milhões.

Em 2002, em entrevista ao DN, de Portugal, Martin destacou algo que muitos aplicariam à sua obra: "A perfeição na arte nunca é demais".

Fonte: DN Artes.

Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT