26 janeiro, 2010

Além de Tintim: Sherlock Holmes


Já faz algumas semanas que chegou aos cinemas brasileiros o esperado filme Sherlock Holmes. Estrelado por Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), o filme traz para a telona o personagem criado pelo britânico Arthur Conan Doyle. Mas, se você já leu os livros, não vá para o cinema esperando uma adaptação fiel. O diretor do longa, Guy Ritchie, imprimiu uma nova imagem do personagem: menos classudo, mais irônico, mas tão sagaz como sempre foi.

O famoso detetive se tornou um lutador - literalmente falando. Holmes agora é quase um galo de briga, e usa sua capacidade dedutiva para dar golpes certeiros nos adversários. Apesar das diferenças com o clássico personagem literário, o Sherlock de Downey Jr. conquista fácil o espectador. O mesmo acontece com o Dr. Watson, interpretado aqui por Jude Law. Nos livros, é Watson quem narra as aventuras do detetive, além de servir como aprendiz e braço direito de Holmes. No filme, o médico ganha mais vida, personalidade, o que gera conflitos com seu amigo e futuro ex-colega de apartamento.

A trama do filme não é baseada em nenhum dos livros de Conan Doyle, mas não deixa nada a desejar. Holmes investiga um caso envolvendo o astuto vilão Blackwood (Marc Strong), que mesmo depois de supostamente morto continua causando uma série de mortes misteriosas. Irene Adler, outra personagem presente no universo literário de Sherlock Holmes, entra no caso, trazendo ainda mais questões para o detetive e para o espectador. Rachel MacAdams está na pele da bela criminosa, que apesar de não mostrar nenhum sentimento romântico com relação a Holmes nos livros, tenta esconder uma paixão correspondida pelo detetive.

O longa é cheio de ação, suspense e tiradas geniais. No final, fica o gancho para uma possível continuação. Como fã e colecionador de Sherlock Holmes, eu pensei que me decepcionaria, mas aconteceu o contrário. Se você assistir de mente aberta ao novo Sherlock Holmes, sairá da sessão com a certeza de ter visto um grande filme.
Do Opinião & Opção.
Compartilhe:

5 comentários:

  1. Estou com muita vontade de assistir "Sherlock Holmes", mas como não gosto muito de ir ao cinema, só vou assisti-lo quando sair em DVD.
    O filme realmente parece ser ótimo. Fiquei surpreso em saber que não é baseado em nenhum dos livros de Doyle. E que bom que a excelente Rachel McAdams está ganhando cada mais espaço no mundo do cinema. Ela é muito competente no que faz e merece cada vez mais reconhecimento!

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi o filme, mas nunca li os livros de Conan Doyle. É um bom filme de ação e suspense. Recomendo!

    ResponderExcluir
  3. este filme é ótimo participei de uma promoção de cinema e GANHEI A CAMISETA DO FILME!

    ass: Caio felipe C.F

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é horrivel... nem boto a mão no fogo pro do Tintin tb

    ResponderExcluir
  5. Querem assistir um filme de Sherlock decente, vejam Young Sherlock Holmes(conhecido como "O Enigma da Pirâmide) - antigo.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT