COLEÇÃO DE FIGURAS DE TINTIM FINALMENTE NO BRASIL

Todos os detalhes do lançamento da Planeta DeAgostini

ÁLBUNS DE TINTIM EM PRETO-E-BRANCO CHEGAM AO BRASIL

Globo Livros lança réplicas das versões originais de Tintim

ESCUTE AQUI!

Série inédita baseada em "O Lótus Azul" é transmitida no rádio

PELA PRIMEIRA VEZ EM CORES

Veja a capa da nova edição de "No País dos Sovietes"

AS ATADURAS DE TINTIN

Infográfico reúne todas as pancadas que Tintim já levou

TPT ENTREVISTA ISAAC BARDAVID

Assista o bate-papo com o dublador do Capitão Haddock

TPT ENTREVISTA O PRIMEIRO TINTIM DO CINEMA

Jean-Pierre Talbot fala tudo sobre os únicos filmes de Tintim com atores reais

70 ANOS DO JOURNAL TINTIN

Publicações e eventos marcam o aniversário da revista

TPT ENTREVISTA O DUBLADOR DE TINTIM

Oberdan Jr conversa com o blog em vídeo de duas partes. Confira!

domingo, 30 de agosto de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 34

Começa a investigação em Ischia, refúgio do mago Endaddine Akass...

O que terá surpreendido o Capitão?! Muito suspense e ação.... Continua na próxima página!
Compartilhe:

sábado, 29 de agosto de 2009

Trilha sonora de Tintim pode se tornar um clássico


Um fã do site JWFan.net conversou com Conrad Pope (foto), o orquestrador do filme 'Tintim: O Segredo do Licorne'. Pope trabalha ao lado de John Williams, compositor da trilha sonora do primeiro longa da série cinematográfica estrelada pelo repórter belga. Apesar de ainda estarem no processo de criação, ele acredita que a trilha sonora pode se tornar mais um clássico do cinema, assim como Indiana Jones e Star Wars, que também levam a assinatura de Williams.

"Estou trabalhando atualmente numa grande sala com muitas idéias. O tema principal é muito enérgico, cheio de cores e reviravoltas, que refletem, suponho, a energia heróica de Tintim. Vai se tornar um clássico", conta Pope, que prefere não revelar mais detalhes, por causa de Williams. "Acho que John não gostaria de dizer".

Sobre o que esperar da música do primeiro 'Tintim', ele afirma: "Penso que, assim como com 'Harry Potter' e 'Prenda-me se for Capaz' [que também levam composições de John Williams], as pessoas serão ao mesmo tempo surpreendidas e não surpreendidas pela maneira como a música é "esperada" e "inesperada" antes de a escutarem".

Na conversa, Pope também comentou sobre os boatos de que John Williams, que compôs a trilha sonora dos três primeiros Harry Potter, estaria negociando com a Warner Bros. para voltar no último filme da saga, Harry Potter e as Relíquias da Morte. Para ver o que ele disse sobre o assunto, acesse o site Cinezik.org.

Ainda segundo o orquestrador de Tintim, "as principais sessões de gravação ocorrerão em fevereiro de 2010", mais de um ano antes da estreia do filme, no segundo semestre de 2011.
Compartilhe:

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Só elogios para o longa 'O Segredo do Licorne'


O site Movieline publicou uma entrevista com Garrett Warren (foto), coreógrafo de dublês que participou dos bastidores de 'O Segredo do Licorne', adaptação de Tintim para o cinema. Confira abaixo as declarações do profissional.

Ao ser questionado se o filme 'Tintim: O Segredo do Licorne' (ou Unicórnio, em Portugal) teria alguma relação com o animal mitológico, Warren mostrou, de forma bem humorada, que conhece o conteúdo do álbum que dá título ao longa. Ele confirmou que o "Unicórnio" é na realidade o navio.

Sobre a adaptação do livro para o filme, o coreógrafo se mostrou surpreso com o que viu. Dois anos antes do início das gravações, um teste fora realizado. "Foi divertido e interessante", disse. "Mas, oh meu Deus - quando nós finalmente vimos o filme, foi incrível", completou, quase sem palavras para descrever 'o material realizado por Steven Spielberg e Peter Jackson, junto com as performances de Daniel Craig, Jamie Bell, Simon Pegg, Andy Serkis'.

"Você não imagina o que esses caras podem fazer com as palavras de uma página. É um dos melhores filmes que as pessoas estão para ver, especialmente quando se trata de um filme de animação."

Warren ainda respondeu sobre o visual do filme. Segundo ele, "se você viu o desenho, ou conhece os álbuns", certamente perceberá que são muito parecidos.

"Eles realmente procuraram trazer o desenho para a vida [...] É lindo. Você poderia pensar que eles tentariam partir para um visual mais realista, mas na verdade eles estão tentando preservar a aparência e a essência dos personagens originais de Tintim."

O coreógrafo, vencedor do 2009 Hamilton Behind the Camera Awards (que homenageia profissionais dos bastidores das produções cinematográficas) também está envolvido em outros longas que utilizam a mesma tecnologia de 'Tintin', o 3D motion-capture, como "Alice no País das Maravilhas", de Tim Burton, "Avatar", de James Cameron e "Os Fantasmas de Scrooge" (A Christimas Carol), de Robert Zemeckis. Além disso, participa das gravações de "O Homem de Ferro 2".

Nunca é demais lembrar que "As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne" - em tradução literal - estreia no Brasil em outubro de 2011.
Compartilhe:

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Peter Jackson não se preocupa com americanos - 'Vai ser difícil ignorar Tintim'


Em entrevista ao site Buzzine, Peter Jackson falou sobre seus futuros projetos. Como produtor da adaptação da obra de Hergé para as telonas, ele não poderia deixar de falar sobre o longa The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn.

Depois de reafirmar que toda a equipe é fã de Tintim, Jackson frisou que Steven Spielberg é o diretor do primeiro filme da franquia, e que o seu papel é produzir e colaborar com o realizador de sucessos como E.T. e Jurassic Park. Ele ainda citou a popularidade de Tintim na Nova Zelândia e Austrália, onde cresceu, e relembrou como Spielberg se interessou em Tintim, na época do primeiro Indiana Jones.

Mas o que chamou atenção mesmo foi sua resposta, quando questionado sobre a recepção de Tintim nos EUA. Mesmo sabendo que o repórter belga não é tão popular em solo norte-americano, o cineasta não mostrou preocupação. Confira o que ele disse:

"Eu não me preocupo muito com o público americano, porque eu sei que o marketing e a promoção da campanha serão tão importantes que vai ser difícil para uma platéia ignorar ou não ser instruída sobre o que é Tintim. Além disso, não é porque você não está familiarizado com um personagem que ele não se torne um grande sucesso - veja Indiana Jones ou Star Wars. O importante é fazer um bom filme, e depois, o público vai vir."

O mercado de cinema americano é o mais importante do mundo, mas nem por isso a equipe de Tintim vai ficar amedrontada. É válido ressaltar que o filme será lançado primeiro - outubro de 2011 - em países da América Latina, Europa e Ásia, além da Austrália e outros países de lingua inglesa, onde os álbuns do personagem são mais reconhecidos. Nos EUA, o primeiro filme em 3D de Tintim só chegará em dezembro do mesmo ano, dando tempo suficiente para uma grande campanha de divugação, que pode pegar carona no sucesso do longa em outros países.
Compartilhe:

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 33

Mais uma divertida página! E agora descobrindo novos ares...

Curiosidades

.: Finalmente as evidências começam a se ligar. Dessa vez vemos até uma referência de Tintim à página 3, onde ele conversava com Bianca Castafiore sobre o místico Endaddine Akass.

.: Ischia, assim como algumas cidades e países citados nos álbuns de Hergé, não é um lugar fictício. Também conhecida como Ísquia, é uma ilha italiana situada na baía de Nápoles (região da Campania), no mar Tirreno, próximo das ilhas de Procida e Vivara. Possui uma área de cerca de 46,3 km², e sua maior elevação é o monte Epomeo (787 m), localizado no centro da ilha. Com informações e imagem retirados da Wikipédia.
Compartilhe:

'Foi como fazer uma peça de teatro...'


Um dos integrantes do elenco de The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn, o britânico Daniel Mays falou hoje ao site Digital Spy sobre sua participação no longa que levará as aventuras de Tintim para as telonas. O ator falou sobre a técnica de captura de movimentos, comentando brevemente a sensação de atuar dessa maneira nada habitual.

"Foi muito libertador, porque de certa forma eracomo fazer uma peça de teatro. Você não tem que se preocupar se a câmera está te dando um close, porque você está sendo monitorado o tempo todo", disse Mays.

"É tudo alimentado em uma câmera de motion capture, que parece um grande Gameboy. É como um PSP onde você movimenta o joystick e todo o mundo que está em cena, então você tem enormes cenários", explicou.

No filme, Daniel Mays é o pirata Alan, formando uma dupla cômica com Ernie, interpretado por Mackenzie Crook - que por sinal já viveu outro pirata (Ragetti, o olho-de-vidro), na trilogia Piratas do Caribe. Os dois serão ajudantes de Rackham, o Terrível, o grande vilão da história, que será vivido pelo ator Daniel Craig (007 - Quantum of Solace).

The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn, que teve as gravações dirigidas por Steven Spielberg no início do ano, está atualmente em pós-produção, nos estúdios Weta, de Peter Jackson. Com tecnologia 3-D, o longa tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2011.
Agradecimento: Simon Doyle (Tintinlogist.org)
Compartilhe:

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Luto: morre a colorista de Tintim

Morreu na última quinta-feira, 13 de agosto, aos 88 anos, Josette Baujot.

Durante mais de 25 anos (1953-1979), ela foi a colorista-chefe dos Estúdios Hergé. Responsável pela colorização de boa parte dos álbuns de Tintim, seu primeiro trabalho foi na primeira edição de Os Charutos do Faraó. Foi ela também que deu cores vivas ao famoso foguete presente nos dois álbuns que contam saga de Tintim na Lua.

Esposa do desenhista Jo-Ël Azara, que conheceu nos Studios Hergé, Baujot era conhecida pelo seu gênio tempestuoso e conversa franca e direta. Essas características ficaram evidentes principalmente durante o início do relacionamento entre Hergé e sua última esposa, Fanny Vlamynck - o qual ela não aprovava totalmente. O temperamento forte da artista, que chegava a bater testa com o patrão, foi caricaturado por Hergé em Tintim e a Alfa-Arte, na pele de uma personagem chamada Josette Laijot. - reveja a personagem na página 21 clicando aqui.

"Eu perdi uma grande amiga e as HQs perderam uma grande dama." - Jo-Ël Azara.
O trabalho de Josette Baujot ficou marcado por ser cuidadosamente bem feito, e isso sem a mínima ajuda do computador. "Tudo foi feito com um pincel", disse seu companheiro.

O fotolog Charges do Bira fez uma bela homenagem à artista:

Fonte: Actualitté, La Dépêche.

Compartilhe:

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Desenhando Tintim e Haddock

Depois de muito tempo desenhando e redesenhando Tintim e seus outros personagens, Hergé desenvolveu uma habilidade incrível. Confira nos vídeos abaixo o artista em ação:

DESENHANDO TINTIM

DESENHANDO HADDOCK

O primeiro vídeo é parte do documentário suíço Tintin et son père (Tintin e seu pai), filmado em 1960. Quatro anos depois, durante uma entrevista, Hergé faz um rápido desenho do Capitão Haddock.

Compartilhe:

domingo, 16 de agosto de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 32

Depois de tanta adrenalina na página 31, um alívio cômico:

Na semana que vem, a aventura vai mudando de cenário, e o mistério da Alfa-Arte vai se desvendando aos poucos...

.: Você não pode perder, em breve, o especial sobre a evolução da Alfa-Arte, com muitas informações e curiosidades sobre a obra incompleta de Hergé, e como ela chegou até você. Imperdível!
Compartilhe:

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Está chegando...


Aguarde...
Um especial completo sobre a obra Tintim e a Alfa-Arte!
Só aqui.
Compartilhe:

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Jackson fala mais

Além de garantir que o filme de Tintim está sendo feito por pessoas que são verdadeiros fãs Tintim, na entrevista que deu durante a Comic-Con, no mês passado, Peter Jackson falou que Steven Spielberg "parece estar muito satisfeito" com o resultado das tomadas dirigidas por ele no primeiro semestre.

Na foto, Peter Jackson é entrevistado ao lado do cineasta James Cameron (Titanic)
Jackson disse também que o filme está sendo concebido para ser o mais fiel possível ao desenho original de Hergé, mas com adição texturas, como pele e cabelos. Só que o cineasta afirma que ainda é muito cedo para qualquer prévia, pois as imagens - que são apenas movimentos capturados por computador - ainda precisam ser animadas. Esse processo só começará depois que ambos os diretores estiverm satisfeitos com os cortes, e levará cerca de dois anos. "Mas a criação do filme está quase completa", finaliza.

O roteiro do segundo filme começará a ser escrito no segundo semestre de 2010, um ano antes do lançamento do primeiro. Jackson, que será o diretor, ainda não decidiu se a sequência será uma adaptação das aventuras As Sete Bolas de Cristal e O Templo do Sol. Ele e Spielberg querem fazer uma série cinematográfica mais bem sucedida que a primeira, gravada com atores reais.

.: Curiosidade: a demora para a finalização do longa - cerda de 18 meses - se deve ao processo de captura de movimentos. As cenas capturadas precisam ser editadas (ou cortadas) antes de serem renderizadas (ou transformadas em animação). Isso porque ninguém estaria disposto a pagar caro para finalizar cenas que não entrariam na edição final.

Lembrando que The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn, baseado nos álbuns O Caranguejo das Tenazes de Ouro e O Segredo do Licorne será lançado nos cinemas brasileiros em outubro de 2011.
Fontes: LA Times, Cinematical, The Frodo Franchise.
Compartilhe:

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Em breve no blog!

Os visitantes do blog As Aventuras de Tintim devem me achar um enrolado! Sempre prometendo... Na verdade, ultimamente estou um pouco enrolado, mesmo. Mas não se preocupem, porque isso não é motivo para me esquecer de vocês. As matérias e especiais prometidas chegarão, e se estão demorado é porque desejo trazer o melhor para os tintinófilos tupiniquins.

Então, só pra lembrar, em breve - não vou divulgar datas para não acabar me enrolando mais ainda - vocês verão os seguintes assuntos aqui no blog:

.: A Evolução da Alfa-Arte - que mostrará a progressão do trabalho de Hergé e o que mudou nas adaptações do álbum incompleto de Tintim.
.: Todas as aparições de Hergé na série de TV - uma listagem completa das participações do criador de Tintim nas aventuras do personagem produzidas pela Nelvana.
.: Tintim e o racismo - Um assunto que vem gerando polêmica há anos. Será que Tintim era racista?
.: Tintim e o politicamente incorreto - Nosso herói nem sempre agiu como modelo. O que dizer sobre isso?
.: E muito mais: curiosidades sobre os personagens, álbuns e Hergé continuarão a ser publicados esporadicamente. As sugestões dos leitores também serão consideradas, e podem virar matérias especiais aqui no blog. Participe por meio de seus comentários, ou através do email contatobritto@hotmail.com.

Para saber mais, siga-me no Twitter e identifique-se, para que eu o siga também!

Até mais!
Compartilhe:

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 31

Na última página de Tintim e a Alfa-Arte, nosso destemido repórter era seguido pelos bandidos. A dúvida fica no ar quando os vilões disparam contra ele. O que terá acontecido?

Curiosidades e Adaptação


Como pôde ver, na página 31 estão presentes alguns dos famosos insultos do Capitão Haddock. Apesar de às vezes não significarem nada demais, eles são uma marca do personagem nervosinho das aventuras de Tintim. Na nossa versão da Alfa-Arte, alguns tiveram de ser adaptados. Saiba mais sobre a adaptação dos brados do barbudo agora:

.: Logaritmos: Usado alguams vezes pelo Capitão, não aparece nesta fala na versão original. Ao invés disso, foi usada a palavra trijumeaux, que significa literalmente "trigêmeos". Na versão em inglês, aparece a expressão roadhogs, algo como "porcos de estrada".

.: Bando de algas: Não lembro de já ter visto esse "chingamento" em outra história, mas é comum ver Haddock se referir aos vilões como um "bando" de alguma coisa desprezível (pelo menos para ele). Na versão francesa: vauchéries, que se refere a algas verdes de água doce. Também é o nome científico de um lagarto descoberto em 1905: Podarcis vaucheri.

.: Tagarelas: No original, em francês, aparece como liégeux, que pode indicar uma série de coisas, desde cortiça (material de fabricação das rolhas de vinho) até ativo, vivo e falante. Assim como no caso da expressão anterior, na versão em inglês não aparece nada que se assemelhe, já que ele diz apenas "Bashi-bazouks" e "Phyloxera".

.: Zeólitos: Traduzido ao pé da letra do francês zéolites, é um grupo mineral de estrutura porosa. O curioso é que, após um aquecimento rápido, as pedras começam a saltitar à medida que a água evapora. O nome vem da junção de palavras gregas, significando "pedra que ferve". Saiba mais aqui.

.: Foggaras: Segundo a Wikipedia, o nome é usado para se referir a um sistema de gerenciamento de água originário da antiga Pérsia, o Qanat. Não foi incluído na versão em inglês - nem na nossa.

.: Aguardem a publicação da página 32, na semana que vem. Até mais!
Compartilhe:

sábado, 1 de agosto de 2009

Além de Tintim: Oberdan Jr.

Oberdan Jr. (foto) está de volta à telinha. A partir da terça-feira, 4 de agosto, com a estreia da novela Bela, a Feia, na TV Record, o ator poderá ser visto no papel de Jacinto, dono de um bar e amigo de Max, personagem de Serginho Hondjakoff - o eterno "Cabeção".

Talvez você não lembre do rosto, mas tenho certeza que já ouviu muito a sua voz... Pra quem não sabe, Oberdan Jr. é o dublador do nosso herói preferido: Tintim!

.: Vida e Obra

Nascido no Rio de Janeiro em 1970, Oberdan de Souza Gonzales Junior começou sua carreira fazendo uma participação na novela Coração Alado, em 1980. De lá pra cá, atuou em cerca de 10 novelas, entre elas A Gata Comeu (1985), Renascer (1993) e As pupilas do senhor Reitor (SBT, 1994). Fez também participações em filmes e seriados, como Meu Nome não é Johnny, A Grande Família e O Sistema.

Sua última novela foi Malhação, de 2008, mas depois disso já atuou no extinto Casos e Acasos, da Globo, e no seriado A Lei e o Crime, da Record.

Como dublador, Oberdan também emprestou sua voz a outras figurinhas dos filmes e séries. Entre seus personagens mais famosos estão o Leitão, da turma do Ursinho Pooh; o jovem Hércules, da série Disney; Geninho, de She-Ra; Linus, na redublagem de Snoopy; Sonic, o ouriço veloz; além de uma série, em sua maioria jovens ou crianças.

Mas seu personagem de destaque é mesmo Tintim. Nenhum fã consegue imaginar o personagem com outra voz, e agora que a trilogia cinematográfica está chegando, é de se esperar que Oberdan seja novamente chamdo para dar voz ao personagem que o consagrou. Espero que não esqueçam...

Compartilhe:

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT