COLEÇÃO DE FIGURAS DE TINTIM FINALMENTE NO BRASIL

Todos os detalhes do lançamento da Planeta DeAgostini

ÁLBUNS DE TINTIM EM PRETO-E-BRANCO CHEGAM AO BRASIL

Globo Livros lança réplicas das versões originais de Tintim

ESCUTE AQUI!

Série inédita baseada em "O Lótus Azul" é transmitida no rádio

PELA PRIMEIRA VEZ EM CORES

Veja a capa da nova edição de "No País dos Sovietes"

AS ATADURAS DE TINTIN

Infográfico reúne todas as pancadas que Tintim já levou

TPT ENTREVISTA ISAAC BARDAVID

Assista o bate-papo com o dublador do Capitão Haddock

TPT ENTREVISTA O PRIMEIRO TINTIM DO CINEMA

Jean-Pierre Talbot fala tudo sobre os únicos filmes de Tintim com atores reais

70 ANOS DO JOURNAL TINTIN

Publicações e eventos marcam o aniversário da revista

TPT ENTREVISTA O DUBLADOR DE TINTIM

Oberdan Jr conversa com o blog em vídeo de duas partes. Confira!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 27

Olá, marujos!

Desculpem o sumiço aqui do blog. É que fiquei uns dias sem internet, e quando voltei, fiquei mais concentrado nas notícias do meu outro blog, Opinião & Opção, além da nova febre da rede, que também já me pegou: o Twitter. Para ser meu seguidor, é só procurar @Britto_PH. Estou lá quase que diariamente, e sempre conto sobre o andamento da versão brasileira do pastiche Tintim e a Alfa-Arte.

Mas vamos ao que interessa. A esperada página 27:

Curiosidade e Adaptação

.: O nome da fábrica onde Tintim vai se encontrar com seu informante é Fréaux. Na nossa versão não foi incluído simplesmente porque não coube no balão...

.: Na última postagem esqueci de falar, mas não sei se notaram uma referência a Hergé na página 26. Na página publicada hoje também há uma homenagem ao criador de Tintim. Alguém arrisca?!

.: A ação toma conta das próximas páginas. Não perca a continuação aqui, na semana que vem!
Compartilhe:

terça-feira, 16 de junho de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 26

Página nova saindo do forno...

E o mistério vai se desenrolando...

Nessas horas é sempre bom conferir as páginas anteriores, para ver se encontramos alguma pista!
Compartilhe:

segunda-feira, 15 de junho de 2009

As Desventuras de Tintim na Rússia

A Rússia foi, provavelmente, o último país do mundo onde chegaram os álbuns de Tintim. Ironicamente, o herói dos quadrinhos belgas teve sua primeira aventura justamente no "País dos Sovietes", em 1929. O primeiro e, por enquanto, único livro de aventuras de Tintim chegou aos leitores russos apenas em 2004 e chama-se "Os Charutos do Faraó".

Os especialistas russos em história dos quadrinhos não têm dúvidas de que este enorme atraso na chegada das aventuras de Tintim à Rússia se deveu ao primeiro álbum de Hergé "Tintim no País dos Sovietes", obra que esteve proibida na União Soviética por ser considerada "anticomunista" e que pelo mesmo motivo continua a não chegar às mãos dos leitores chineses.

Georges Remi (Hergé) coloca os seus heróis, Tintim e Milú, no período revolucionário em que os comunistas instauravam o poder pela força, tendo-se baseado na obra "Moscou sans voiles", de Joseph Douillet, diplomata belga que viveu e trabalhou durante nove anos na Rússia soviética. Algumas cenas do primeiro álbum de Hergé são uma descrição exata de episódios narrados por Douillet, como "as eleições democráticas" na aldeia com uma pistola apontada à cabeça - veja a imagem abaixo.

Sendo o diplomata belga um anticomunista, os estudiosos russos de quadrinhos europeus consideram aí residir uma das causas da "falta de qualidade" dessa obra.

"Não obstante a abordagem extremamente pormenorizada [da situação na Rússia soviética], a primeira experiência falhou, pois deu origem a uma história em quadrinhos bastante primitiva que contém numerosos disparates", como a existência de um agente da polícia política soviétiva OGPU que adora bananas, considera Elena Bulakhtina. Mas apesar disso, ela reconhe que 'há partes engraçadas'.

Opinião semelhante tem Mikhail Khatchaturov, chamando a atenção para o fato de "Tintim no País dos Sovietes" ter sido "o único volume da série das Aventuras de Tintin que não foi posteriormente trabalhado e que, durante muito tempo, não foi reeditado". Khatchaturov ainda frisa que "só recentemente ele voltou a ser publicado, muitos anos após a morte do autor, e por isso agora surge orgulhosamente no catálogo da série como o número um".

Apesar de o comunismo ter caído na União Soviética/Rússia há quase 18 anos, Tintim continua a ser desconhecido entre o grande público russo, ao contrário de outros personagens das HQs, como Astérix. "Os Charutos do Faraó" foi a primeira e única das aventuras de Tintim a chegar à Rússia, com uma edição de cinco mil exemplares, o que é extremamente pouco para um mercado literário tão imenso como é o russo.

Tintim parece ter se atrasado na sua chegada à Rússia, mesmo sem a presença dos sovietes.

Com informações do blog O Tintinófilo.

Compartilhe:

domingo, 14 de junho de 2009

Além de Tintim: A Casa Monstro

Neste domingo, em Temperatura Máxima, a Globo exibe a animação computadorizada A Casa Monstro. Para os tintinófilos que não conhecem a tecnologia de captura de movimentos, que será usada no longa metragem de Tintim para 2011, vale a pena conferir!

Produzido por Robert Zemeckis e Steven Spielberg, o filme conta a história de Bocão, Jenny e DJ, três amigos que descobrem que a casa de um velho rabugento tem vida própria - e engole tudo o que passa pelo seu jardim. Determinados a salvar a vizinhança daquele perigo e descobrir porque a casa é tão monstruosa, os jovens enfrentam a desconfiança dos adultos e todos os perigos que uma casa mal assombrada pode oferecer...

O realismo das cenas é fruto da tecnologia de captura de movimentos. Nela, atores gravam em estúdio vestidos com uma roupa especial que grava seus movimentos através de um programa de computador. Após o processo de filmagem, os movimentos são transformados em animação, e o resultado é mais que impressionante.

Como você já sabe, a mesma tecnologia está sendo utilizada na produção de The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn. Segundo os envolvidos no projeto - também encabeçado por Spielberg, além de Peter Jackson - o que se pode esperar é algo ainda mais inovador, onde às vezes ficará a dúvida se o que está na tela é real ou animação. A estreia de Tintim no cinema está marcada para outubro de 2011.

Para quem ainda não conhece a técnica, vale a pena conferir A Casa Monstro.
Compartilhe:

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 25

No ar mais uma página do álbum incompleto de Hergé. E dessa vez mais cedo, para compensar o atraso da semana passada!

Assim como na página anterior, vemos aqui mais "participações especiais", de figuras já conhecidas de outros álbuns de Tintim. Nós também ficamos um pouco mais convencidos da insanidade do Capitão... Veja:

O suspense só aumenta. Não perca o desenrolar da história em breve, nas próximas páginas.

.: O mago Endaddine Akass tem muitos seguidores! Para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do blog, seja um seguidor do meu Twitter, Britto_PH.

UPDATE: Obrigado ao leitor "Trifólio Girassol" pelo aviso. Uma nova página foi postada com a falha corrigida.

P.S.: Ao Anônimo que comentou no post Tintim e a Alfa-Arte 24: Que bom que está gostando, espero que continue nos visitando! Ainda não consegui outras versões de Alfa-Arte, mas pretendo publicar outras obras "piratas" futuramente. Fique ligado!
Compartilhe:

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 24

Tem horas que eu fico pensando se o Capitão Haddock é normal...

Não falei que Dupond e Dupont estavam ali?!

P.S.: Desculpem o atraso. Semana que vem tem mais!
Compartilhe:

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Ubisoft lançará game baseado no filme de Tintim

A Ubisoft e a Paramount Digital Entertainment anunciaram nesta segunda-feira a parceria da companhia francesa de video games com Steven Spielberg, Kathleen Kennedy e Peter Jackson. A ideia é desenvolver um jogo baseado na adaptação cinematográfica do famoso herói criado por Hergé. Segundo o release divulgado para a imprensa, será "um único e emocionante jogo que está intimamente ligado ao próximo filme".

O vídeo game está sendo preparado pela Ubisoft Montpellier, uma das dez desenvolvedoras de jogos do mundo, e seu lançamento deve ocorrer simultaneamente à estreia do longa nas telonas, no final de 2011. As plataformas ainda não foram divulgadas, mas certamente a versão em jogo de The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn deve estar disponível para mais de uma.

Christian Salomon, vice presidente de licenciamento internacional da Ubisoft, disse que se sente "orgulhoso de dar vida a um dos maiores personagens dos quadrinhos." Quanto a Thomas Lesinski, presidente e CEO da Paramount Digital Entertainment, ele está ansioso para "tornar Tintim conhecido a toda uma nova geração de jogadores."

P.S.: A imagem à direita é referente ao jogo Tintin: Prisoners of The Sun.
Fontes: Tintin Movie; Objectif Tintin.

Compartilhe:

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT