COLEÇÃO DE FIGURAS DE TINTIM FINALMENTE NO BRASIL

Todos os detalhes do lançamento da Planeta DeAgostini

ÁLBUNS DE TINTIM EM PRETO-E-BRANCO CHEGAM AO BRASIL

Globo Livros lança réplicas das versões originais de Tintim

ESCUTE AQUI!

Série inédita baseada em "O Lótus Azul" é transmitida no rádio

PELA PRIMEIRA VEZ EM CORES

Veja a capa da nova edição de "No País dos Sovietes"

AS ATADURAS DE TINTIN

Infográfico reúne todas as pancadas que Tintim já levou

TPT ENTREVISTA ISAAC BARDAVID

Assista o bate-papo com o dublador do Capitão Haddock

TPT ENTREVISTA O PRIMEIRO TINTIM DO CINEMA

Jean-Pierre Talbot fala tudo sobre os únicos filmes de Tintim com atores reais

70 ANOS DO JOURNAL TINTIN

Publicações e eventos marcam o aniversário da revista

TPT ENTREVISTA O DUBLADOR DE TINTIM

Oberdan Jr conversa com o blog em vídeo de duas partes. Confira!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Falta 1 dia!

Alô, amigos!
Estou passando só para lembrar que falta pouco para o término da promoção Quero Meu Box Tintim!, que vai dar o box completo com os episódios da série. Você tem até esta quinta-feira, 30 de abril, para enviar suas respostas do quizz!
Nunca foi tão fácil ganhar, participe!
Compartilhe:

sábado, 25 de abril de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 19

No último quadrinho da página anterior, Tintim se esquivava de uns disparos estranhos. Será que os vilões conseguiram pegá-lo? Confira agora a continuação da aventura, e descubra!


Devido a um problema no editor de imagens, perdi a página 20, que já estava praticamente completa. Durante essa semana vou ter de refazer o trabalho, mas no fim de semana que vem você verá a sequência da aventura!

.: Quer Colaborar?

Você entende de edição de imagens? Tem experiência com algum programa do tipo? Pois esse é o perfil que estou procurando para agilizar a publicação de Tintim e a Alfa-Arte. De preferência alguém que tenha tempo disponível para recolorir as páginas, que estão em baixa qualidade. Se tiver interesse, entre em contato através do email contatobritto@hotmail.com, e entraremos em maiores detalhes.
Compartilhe:

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Tintim no cinema: Últimas novidades

Depois de publicar a primeira imagem do set de gravações de The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn, a revista Empire - que teve sua edição de 20 anos editada por Steven Spielberg - traz notícias exclusivas sobre a adaptação de Tintim para o cinema. Confira:

.: O Caranguejo das Tenazes de Ouro

Ao contrário do que se tinha confirmado, a primeira aventura de Tintim em motion-capture não será adaptada de O Segredo do Licorne e O Tesouro de Rackham, o Terrível. De acordo com declarações de Peter Jackson, o longa apresentará trechos de O Caranguejo das Tenazes de Ouro - e possivelmente até de outros álbuns - além, é claro, de O Segredo do Licorne, história que servirá de tema.

Isso já era de se esperar, pois como confirmamos aqui antes, o longa mostraria o primeiro encontro de Tintim e Haddock, que acontecem justamente em Caranguejo.

.: A sequência

Na entrevista à Empire, Peter Jackson também falou sobre o segundo filme. O produtor afirmou que o primeiro filme ainda passará por uma semana de refilmagens, que acontecerá em junho deste ano, nos estúdios Weta, na Nova Zelândia. Segundo ele, neste mesmo mês ficarão prontos os animatrônicos que serão usados na continuação.

Jackson afirmou que o plano inicial era produzir os três filmes ao mesmo tempo, em locais diferentes - e é provável que isso realmente aconteça. O produtor também comprova: o segundo filme da trilogia já está em fase de pré-produção e, apesar da crise, já encontrou financiador. Assim, pode ser que vejamos os dois filmes de Tintim nas telonas no mesmo ano - 2011!

A sequência de Secret of the Unicorn será baseada no álbum O Tesouro de Rackham, o Terrível, sendo assim uma continuação direta. E como o primeiro filme, elementos de outros álbuns devem estar presentes - quem sabe até preparando terreno para o terceiro (e último?) longa da franquia...

.: Rumores

Um boato sobre o terceiro filme de Tintim surgiu nos últimos dias. Uma atualização no perfil do diretor e roteirista Edgar Wright (foto - Todo Mundo Quase Morto, Hott Fuzz), no site IMDb, gerou a dúvida: será ele o diretor do terceiro longa de Tintim? Quando questionado pelo site Slash Film, Wright foi claro: "Não que eu saiba. Mas ei, rumores são divertidos".

Edgar Wright participou do roteiro do primeiro filme, ao lado de Steve Moffar e Joe Cornish. Mas a notícia não passou de um boato, visto o terceiro filme ainda nem é planejado.

.: Novo nome

Segundo o California Chronicle, o ator escocês Tony Curran (foto - Underworld: Evolution) foi confirmado no elenco de Secret of the Unicorn. Convidado por Spielberg, o ator dará vida ao Tenente Delcourt, que ajuda Tintim e Haddock no deserto, no álbum O Caranguejo das Tenazes de Ouro.

.: Elenco atualizado

Lista disponível no site IMDb. Nem todos os atores foram confirmados.

Jamie Bell - Tintim

Andy Serkis - Capitão Haddock

Simon Pegg - Detetive Dupont

Nick Frost - Detetive Dupond

Daniel Craig - Rackham, o Terrível

Toby Jones - Aristides Silk

Gad Elmaleh - Omar Ben Salaad

Mackenzie Crook - Ernie (pirata)

Daniel Mays - Allan (pirata)

Sonje Fortag - Sra. Finch

Enn Reitel - Sr. Crabtree

Sebastian Roché - Pedro

Mark Ivanir - soldado (Ahmed?)

Philip Rhys - co-piloto de Ben Salaad

Kim Stengel - Bianca Castafiore

Joe Starr - Barnaby

Ian Bonar - artista do mercado
Compartilhe:

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Um grande personagem

Que o Capitão Haddock é um dos personagens mais marcantes dos quadrinhos, nenhum de nós duvida! Mas uma "confirmação" foi dada na lista criada pela revista Empire em 2008, com o título The 50 Greatest Comic Books Characters (Os 50 Maiores Persongens dos Quadrinhos). Dentre os 50 listados, o velho lobo do mar ficou com a 49ª posição, apesar de merecer mais!
Dentre outros famosos, podemos citar Superman e Batman, os dois primeiros colocados, e Spawn, o lanterninha...

No texto, a revista conta algumas características de Haddock, como sua bebedeira e seus famosos insultos. O parágrafo também destaca que o personagem, inicialmente um coadjuvante, acabou se tornado um dos protagonistas das aventuras de Tintim. No final, o Capitão é descrito como "um dos mais humanos e perversamente admiráveis personagens na ficção".
Para ver a lista completa, clique aqui.
Compartilhe:

sábado, 18 de abril de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 18

Na última página, Tintim escapou mais uma vez de um trágico fim, e foram os vilões que acabaram se dando mal! Agora, nosso repórter começa a perceber que estão querendo acabar com ele...

Disparos?! Será que agora conseguirão pegá-lo??? Não perca, na semana que vem, a continuação desta aventura!
Compartilhe:

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Divulgada primeira imagem das gravações de Tintim

A revista Empire conseguiu o shot abaixodurante o processo de captura de movimentos do primeiro longa da trilogia Tintim, finalizado há algum tempo em Hollywood. Na foto, Spielberg, ao lado de Jackson, conversa com os intérpretes dos protagonistas, Jamie Bell (Tintim) e Andy Serkis (Capitão Haddock).

Dá pra notar que os nomes dos respectivos personagens estão inscritos nas roupas especiais para motion-capture. Percebe-se também que existem pontinhos de luz em seus rostos - estes servem para capturar as expressões e movimentos faciais. Ao fundo, vemos imagens de outros personagens - como Haddock e os Dupondt - que certamente servem de inspiração para os atores.

A estreia de The Adventures of Tintin: Secret Of The Unicorn está prevista para 2011.

Agradecimentos: David Santos - AnimationS.
Compartilhe:

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Além de Tintim: UP - Altas Aventuras

A Pixar Animation Studios é hoje, com certeza, o melhor estúdio de animação do mundo. Pertencente ao grupo Walt Disney, a marca sempre traz as mais divertidas animações para jovens de 7 a 77 anos...

Direto "da Frigideira" do Omelete, confira abaixo alguns detalhes sobre o novo longa animado do estúdio:

Up - Altas Aventuras conta a história de um cientista-explorador tão adorável quanto ranzinza que viaja para a fronteira da Venezuela com o Brasil, realizando, no fim da vida, o sonho de sua juventude - explorar uma área específica no topo da Floresta Amazônica. Detalhe: ele viaja com casa e tudo. E a tal casa flutua com a ajuda de balões de encher. Obviamente a história remete qualquer brasileiro mais ou menos antenado ao triste fim do padre Adelir de Carli, que morreu tentando viajar em balões de festa no sul do Brasil no ano passado. O Omelete não conferiu a animação inteira, mas pode garantir que o personagem principal do desenho - o senhor Carl Fredricksen, 78 bem-vividos verões – terá um fim mais para cima.

Mas como aqui a gente não coloca panos quentes, quem avisa amigo é e outros clichês inofensivos, fica o recado: a primeira parte da animação trata de perdas, mortes, intolerância e sonhos desfeitos. Nada muito diferente, aliás, de um bom e velho conto de fadas, inspiração-mor da maioria dos clássicos da Disney. Mas o ritmo da trama ganha corpo quando Seu Carl acaba levando um passageiro clandestino em sua casa voadora, o hilário Russell, exatamente 70 anos mais moço do que o boa-praça aventureiro.
Na ultra-colorida Amazônia criada pelos magos da Pixar (...) a ação se dá entre cachorros falantes, aves raras e caçadores selvagens. Para quem não se lembra, Peter Docter (diretor da animação) foi o responsável pelo universo mágico de Monstros S.A..

E se Up - Altas Aventuras tem tudo para atrair o público interessado em grandes aventuras – é como se o avô do Indiana Jones embarcasse em uma viagem surrealista à América do Sul acompanhado do irmão mais novo do Tintim – também vai despertar a curiosidade dos marmanjos ligados em ecologia e na discussão do futuro de um de nossos maiores tesouros – a Floresta Amazônica. Parece papo-cabeça? Relaxe, Seu Carl e o menino Russell são garantia de boas gargalhadas.


.: Dublagem

Foi confirmado hoje pelo site Cinema em Cena que o ator e humorista Chico Anysio (foto), atualmente na "geladeira" da TV Globo, será o dublador do protagonista de UP, Carl Fredricksen. O último trabalho do eterno Professor Raimundo no cinema foi no longa nacional Se Eu Fosse Você 2.

UP – Altas Aventuras estreia nos EUA já em maio, mas só chega aos cinemas brasileiros em setembro. Confira o trailer dublado no site nacional, clicando aqui.
Compartilhe:

Curiosidades da Rede

À direita você pode conferir uma sátira aos 80 anos de Tintim e sua chegada ao cinema, depois de tanto tempo... Os resmungos do velhinho topetudo estão em francês. Quem não conhece o idioma pode recorrer ao Google Tradutor...

.: Conhecem este cogumelo?

Curiosidade extraída do blog Tintinófilo, de Portugal.

Lindo, não é ? Trata-se do Amanita muscaria, conhecido como agário-das-moscas ou mata-moscas é um fungo basidiomiceto natural de regiões com clima boreal ou temperado do hemisfério norte. Possui propriedades psicoativas e alucinógenas em humanos. O componente ativo é o ácido ibotêmico. O pesquisador Robert Gordon Wasson, no seu livro Soma - Divine Mushroom of Immortality, sugeriu que o cogumelo está associado ao Soma, bebida sagrada dos Vedas, os mais antigos textos religiosos. A bebida é citada nos hinos do Rigveda, que foi escrito por volta de 1700 a.C. - 1100 a.C., durante o período védico em Punjabe - onde havia a presença de tais cogumelos, consumidos pelos xamãs da região.

Na cultura popular, cogumelos vermelhos com pontos brancos, como o Amanita muscaria, aparecem, por exemplo, no jogo Super Mario Bros., no filme Fantasia da Disney de 1940 e nas ilustrações do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, em que Alice aparece conversando com uma lagarta que está estendida sobre um Amanita muscaria enquanto fuma um narguilé, em visível insinuação psicodélica.

Se não entendeu muita coisa, se contente em saber que esse simpático cogumelo pode ter servido de inspiração para Hergé em cenas do álbum A Estrela Misteriosa... disso não há duvidas!

.: Você conhece o bigode do Mário?

Essa vem do blog TRETA. Olha onde estão os bigodes dos nossos famosos detetives...

.: Meus agradecimentos a Felipe, Lucas e Caio.

.: Você também pode enviar suas dúvidas, críticas e sugestões para melhorar cada vez mais esse espaço. Para isso, utilize o nosso email: contatobritto@hotmail.com!
Compartilhe:

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 17

Mais mistério e muita ação na 17ª página da nossa aventura! As imagens confirmam: Tintim é um cara muito sortudo - ou seus inimigos é que são muito azarados...

O que acontece a seguir?! Saiba aqui na próxima semana!

.: Ah, e se você ainda não participou, participe: tente encontrar as diferenças restantes do Jogo dos 10 Erros, na postagem anterior!
Compartilhe:

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Jogo dos 10 Erros

Enquanto mais notícias não vêm, trago para a turma mais um joguinho. Encontre as 10 diferenças entre as imagens e responda à facílima pergunta: de que álbum foi retirada a cena?

.: Não perca, ainda essa semana, mais uma página de Tintim e a Alfa-Arte.
.: E se você já se inscreveu para a promoção, não esqueça de enviar as respostas do quizz. É só até o dia 25!
Compartilhe:

Além de Tintim: Isaac Bardavid

Isaac Bardavid (foto) está de volta à telinha. Com a re-exibição da novela Dona Beija no SBT, desde a última segunda-feira, 6, os fãs do ator podem revê-lo atuando, no papel do Delegado Belegard.

Mas você pode estar se perguntanto: e eu com isso? Calma que eu explico...

Isaac Bardavid é ninguém menos que o dono da voz do Capitão Haddock. Isso mesmo! Pra quem não sabe, o ator também é dublador - um dos maiores do país - e entre seus grandes personagens está o nosso famoso marujo, com seus insultos inflamados!

.: Vida e Obra
Nascido na cidade de Niterói, RJ, em 1931, Isaac Bardavid começou a fazer teatro em 1948. Em 60 anos de carreira, o ator já participou de mais de 50 peças, além de novelas na Rede Globo e nas extintas TVs Excelsior, Tupi e Manchete. Na TV, seu personagem mais marcante foi, sem dúvida, o malvado feitor Francisco, da novela Escrava Isaura (1986).

Sua última novela foi Eterna Magia, de 2007, mas de lá pra cá, também fez uma participação em Malhação, em 2008, e nos programas Casos e Acasos e Faça sua História, do mesmo ano. Atualmente o ator pode ser visto em raras participações no humorístico Zorra Total - e agora na novela Dona Beija.

Mas foi na dublagem que Isaac Bardavid encontrou reconhecimento. Iniciando sua carreira em 1959 - completando em 2009, portanto, 50 anos de dublador - Bardavid é considerado até hoje um dos maiores dubladores do Brasil, e trabalha para a companhia cinematográfica Herbert Richers, responsável pela dublagem da série As Aventuras de Tintim.

Dono de uma voz inconfundível, Bardavid dublou também outros personagens clássicos, como o herói mutante Wolverine, de X-Men, o arqui-inimigo de He-Man, Esqueleto, o fiel companheiro do Ursinho Pooh, Tigrão, e o memorável carro K.I.T.T., do seriado A Super Máquina.

Na imagem abaixo você confere alguns dos personagens mais famosos dublados por Isaac Bardavid:

Compartilhe:

sábado, 4 de abril de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 16

Pensou que eu tinha esquecido? Aí está mais uma página cheia de mistério...

Adaptação

.: Na página original, Milu não aparece falando, mas apenas latindo. Na nossa versão, resolvi acrescentar essa característica do personagem, o que não muda o rumo da história.

P.S.: Já se inscreveu na promoção "Quero Meu Box Tintim"?! Não perca essa oportunidade de ganhar o box completo lançado pela LogOn!
Compartilhe:

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mais Além de Tintim...

É inevitável: mais uma vez deixo Tintim de lado para falar sobre outro desenho animado que fez sucesso e está de volta à telinha. Depois de Doug na Cultura, agora é a vez de anunciarmos a volta de DuckTales - Os Caçadores da Aventuras!

A série de maior sucesso dos estúdios Disney - com um total de 100 episódios - volta ao ar a partir do dia 13 de abril. Exibido na década de 80 pelo SBT, DuckTales fará sua estreia na Rede Globo, dentro do matinal TV Globinho.

Assim como As Aventuras de Tintim, o animado mostra a busca por tesouros e aventuras ao redor do mundo. O quaquilionário Tio Patinhas, sempre ao lado do Capitão Bóeing, do Professor Pardal e dos sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho, embarca na luta contra os vilões Irmãos Metralha, Maga PatalógiKa e Mac Mônei, quer seja dentro, quer fora da cidade de Patópolis.

O lado ruim desse retorno é que DuckTales provavelmente será exibido apenas de segunda a sexta. O que é uma pena, já que aos sábados ele poderia ser visto pelos mais saudosos, que passaram a infância vendo o animado, e hoje estão trabalhando ou estudando durante o horário.

Independente disso, o que importa é que DuckTales voltou, as novas gerações poderão conhecê-lo. Quem sabe o sucesso não leve a Disney Brasil a lançar por aqui os DVDs com todos os episódios?! Sonhar não custa nada...
Compartilhe:

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Além de Tintim...

Paro um pouco de falar sobre Tintim para anunciar aos visitantes do blog que um desenho animado muito saudoso estará de volta à TV Cultura a partir desta segunda, 6 de abril: Doug. O NickToon conta a história do sonhador Doug Funnie, que escreve em seu diário as aventuras e desventuras da pré-adolescência. Quem foi criança na década de 90 com certeza se identificou com o personagem e as diversas situações que vivia, como o medo do diretor Bone e o amor por Patti Maionese...

Doug já foi exibido no Brasil pela TV Cultura e pela Band, além do canal pago Nickelodeon. Com o sucesso da animação ao redor do mundo, a Disney comprou os direitos, mas sua versão, exibida no Brasil pelo saudoso Disney Club, não foi tão bem sucedida, em especial por descaracterizar alguns personagens e deixar o protagonista menos imaginativo...

Para quem não lembra, nos tempos de Cultura, a animação entrava no ar em horário nobre, junto com nossa querida série As Aventuras de Tintim. Quem, em pequeno, nunca pensou que Tintim fosse um Doug crescido?!

As chamadas já estão no ar, e o desenho será exibido em dois horários: 13h30 e 17h30. Vale a pena conferir... e torcer pela volta de Tintim à Cultura.

P.S.: Não é primeiro de abril!
Compartilhe:

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT