COLEÇÃO DE FIGURAS DE TINTIM FINALMENTE NO BRASIL

Todos os detalhes do lançamento da Planeta DeAgostini

ÁLBUNS DE TINTIM EM PRETO-E-BRANCO CHEGAM AO BRASIL

Globo Livros lança réplicas das versões originais de Tintim

ESCUTE AQUI!

Série inédita baseada em "O Lótus Azul" é transmitida no rádio

PELA PRIMEIRA VEZ EM CORES

Veja a capa da nova edição de "No País dos Sovietes"

AS ATADURAS DE TINTIN

Infográfico reúne todas as pancadas que Tintim já levou

TPT ENTREVISTA ISAAC BARDAVID

Assista o bate-papo com o dublador do Capitão Haddock

TPT ENTREVISTA O PRIMEIRO TINTIM DO CINEMA

Jean-Pierre Talbot fala tudo sobre os únicos filmes de Tintim com atores reais

70 ANOS DO JOURNAL TINTIN

Publicações e eventos marcam o aniversário da revista

TPT ENTREVISTA O DUBLADOR DE TINTIM

Oberdan Jr conversa com o blog em vídeo de duas partes. Confira!

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 11

Sem atrasos, chegou a vez da 11ª primeira página da nossa aventura.

Dessa vez, Tintim relembra alguns acontecimentos das páginas anteriores, e Haddock continua procurando alguém que compreenda a Alfa-Arte...

Clique e confira:

Se tudo ocorrer como planejado, na próxima semana serão duas páginas de Tintim e a Alfa-Arte!
Compartilhe:

Jogo dos 10 erros - 2

A primeira edição do "quebra-cabeça" publicada no blog agradou, por isso resolvi trazer mais. Agora quero ver quem vai encontrar as 10 diferenças entre as imagens abaixo, do álbum Tintim e os Tímpanos. É uma versão mais light, espero que goste - clique para ampliar.

.: Sugestão: Marque as respostas no Paint, ou em outro programa de edição de imagens, e depois deixe seu comentário!
Compartilhe:

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Estamos de volta novamente!

Depois de um curto período sem internet - que para mim pareceu uma eternidade -, o blog As Aventuras de Tintim está de volta, trazendo aquilo que foi prometido para os tintinófilos...

Vamos começar pela pergunta que eu soltei na terça-feira:

Tintim na Disney?!

Uma negociação entre os Disney e DreamWorks foi confirmada recentemente, mas novos detalhes surgiram no site francês Livenet. Segundo a fonte, as duas empresas, concorrentes no campo da animação, assinaram um acordo de distrubuição, já que o estúdio de Spielberg deixou a Paramount.

Esse acordo prevê que a Disney seja a distribuidora de seis filmes por ano da DW, que inclui, para 2011, filmes produzidos pelo próprio Spielberg, como "Interestelar" e "The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn".

O Livenet ainda cita a possibilidade de Tintim ser distribuído pela Disney como uma "doce vingança póstuma" de Hergé. Isso porque, segundo se conta, em 1948 o desenhista belga apresentou seu trabalho (7 dos 13 álbuns existentes na época) ao próprio Walt Disney, mas o estúdio hollywoodiano respondeu claramente que não tinha interesse na obra de Hergé.

Porém, em 17 de janeiro de 1979, na comemoração dos 50 anos de Milu e seu mestre, Hergé recebeu uma estatueta de Mickey Mouse da empresa americana, honraria nunca concedido desde a morte de Walt Disney.

.: A real situação, na opinião deste blogueiro, é que Tintim não será distribuído pela Disney. Isso porque o acordo foi fechado depois que a produção do longa já tinha começado, incluindo as filmagens. Fora que a Sony e a Paramount foram confirmadas como distribuidoras da trilogia, fato que ainda não foi negado.

P.S.: A redundância do título serve como justificativa, já que também fiquei fora alguns dias, na semana passada.
Compartilhe:

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Tintim na Disney?!

Saiba mais amanhã, aqui no blog!
Compartilhe:

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 10

Parece perseguição! Ninguém compreende a "Personalfa-Arte" do Capitão Haddock...

Espero que estejam todos gostando do trabalho. Quero ver seus comentários. Sugestões são bem vindas...

Curiosidades e Adaptação

.: Serafim Lampião dá as caras sem ser convidado - como de costume. E não deixa de citar seu tio Anatole - ou seria Anatólio?

.: Demorou para eu entender o significado de dribbling glasses, que aparece numa fala de Serafim - terceiro quadrinho da segunda linha. "Vidros molhados" não tinha sentido algum, até que pesquisei e descobri que o "dribble glass" é um brinquedo muito popular em alguns países. Pelo que eu vi, trata-se de um copo com buracos - uma das especialidades do tio Anatólio...

.: Assim como nessa página, em alguns casos foi preciso aumentar o tamanho dos balões, visto que algumas frases simplesmente não cabiam neles. Mas nada que comprometa a obra...
Compartilhe:

Tintim e a Alfa-Arte 09

Eis a página 9. Para não perder o fio da meada, a aventura parou no momento em que os detetives Dupondt perguntaram ao Capitão, já irritado, pra quê servia aquela coisa, o H que ele comprou na galeria de Ramo Nash. Vamos ver a reação do velho lobo do mar...

Curiosidades

.: Para quem não lembra, Abdallah já ficou hospedado no Castelo de Moulinsart. Foi na aventura Perdidos no Mar, quando seu pai o enviou até a residência do Capitão Haddock enquanto Khemed passava por problemas, causados pelo então dono do poder, o Xeque Bab El Ehr.

.: Bachibazuks eram tropas turcas conhecidas por sua crueldade. Haddock também usa o termo ao proferir seus famosos insultos, embora nas traduções brasileiras possa não aparecer assim. - Veja, por exemplo, o álbum O Caranguejo das Tenazes de Ouro, pág. 57, o último quadrinho.

.: Os Cárpatos formam um sistema de montanhas situado na Europa. Mas eu não tenho certeza se era a isso que o Capitão se referia.

.: Ao clicar na imagem, você notará que ela está menor que as anteriores. Fiz isso para não prejudicar muito a qualidade da página. As seguintes devem manter a dimensão tradicional. A menos que alguém prefira assim...
Compartilhe:

Voltei! Que Saudades!

Finalmente nos vemos livres de Abdallah!

O pestinha fez algumas exigências, mas pelo menos me deixou em paz. A idéia dele é entrar na trilogia Spielberg/Jackson - será que consegue?! Quem sabe... Mas agora fico pensando é no pobre Capitão Haddock, coitado, que terá de aturar o princepezinho descontrolado onde quer que esteja...

A "visita" de Abdallah pelo menos serviu para algo de proveito: aumentou o número de visitantes do blog, e eu agradeço a todos que aqui vieram. Só peço desculpas pelo "hacker de Khemed", que quis pregar uma peça nos meus amigos tintinófilos, divulgando duas artes falsas do filme de Tintim.* Perdoem-no, ele não sabe o que faz...

Mas enfim, o importante é que estamos de volta, e conforme prometi, publicarei duas páginas de "Tintim e a Alfa-Arte" essa semana - ainda dá tempo! Sei que estava devendo...

Desculpem a demora - quase não deu pra postar! Além da invasão virtual, fiquei doente na vida real, o que complicou um pouco a edição das imagens. Assim, caso o trabalho não esteja tão bom, espero que compreendam, pois não tive muito tempo livre durante a semana.

Mas gora que voltamos à normalidade, espero que todos continuem participando. Durante a semana, além da página 11 de "Tintim e a Alfa-Arte", teremos mais uma edição do Jogo dos 10 Erros, que agradou aos leitores. Dessa vez espero ver mais participantes, hein?!

Durante essa mesma semana você ficará sabendo como ganhar um BOX novinho em folha, original da LogOn, com todos os episódios de Tintim. Bons tempos estão chegando!

Um abraço a todos, de seu amigo,
Pedro Britto.

* O poster mostrando Tintim e Milu sobre a Esfinge vem rodando pela internet há certo tempo, e a imagem dos protagonistas em 3D foi retirada da capa do jogo "Tintin - Destination Adventure".
Compartilhe:

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Adeus!

Olá, cá estou eu, Abdallah, mais uma vez.

Estou muito satisfeito: encontraram o Mil Raios!!! Como essa tecnologia ajuda...

Ele está em Hollywood, junto com o Tintim e Milu. Lá os dois estão acompanhando os trabalhos sobre o primeiro filme das aventuras do repórter. Agora vou falar com meu pai para me levar até lá... não é possível que eu não apareça no filme, não acham?!

Como dei minha palavra, estou devolvendo o blog ao seu dono. Daqui a pouco ele deve aparecer por aqui para reparar os estragos... risos risos risos!

Ah, e até que esses internautas não são tão burros! Encontraram as 10 diferenças, hein?! Também, estava muito fácil...

Até a próxima - quando eu quiser! Hahaha!!!
Compartilhe:

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Jogo dos 10 erros

Não acredito que ninguém conseguiu encontrar as 10 diferenças da imagem postada aqui. Eu já consegui todas, mas não vou dizer a ninguém!!! hahaha... Pelo menos não antes de me entregarem o Mil Raios!

Estou esperando, cadê as respostas???

Abdallah, ainda no comando!

Ah, e respondendo ao leitor, Pedro Britto está bem. No momento negocio com ele a devolução do blog. Mas só depois que minhas exigências forem atendidas!
Compartilhe:

Primeiras imagens do filme!

Divulgadas as duas primeiras imagens do filme "The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn", de Steven Spielberg e Peter Jackson. Veja agora o teaser poster oficial do primeiro filme da trilogia, e mais abaixo os protagonistas, Tintim (com os movimentos de Jamie Bell) e Milu (um fox terrier de verdade), em suas versões 3D, ainda não finalizadas.


Gostei, mas é uma pena que não tem Abdallah e o emir nesse filme... Mas e vocês, o que acharam?!

Por Abdallah Ezab
Notícia exclusiva, direto de Khemed.
Compartilhe:

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

ESTE BLOG FOI INVADIDO!

Aqui quem fala é Abdallah Kalish Ezab (o da foto), herdeiro de Wadesdah, capital de Khemed.

A tecnologia chegou em Khemed e é claro que eu não podia ficar de fora. Meu primeiro trabalho foi invadir o blog de Tintim, e em breve vou transformar a internet em um brinquedo só meu!
risos, risos, risos

Mas agora estou à procura do Capitão Mil Raios. Meu pai, o Emir, está disposto a pagar uma recompensa a quem encontrar o marinheiro: um mês de férias em Khemed ao lado do principezinho Abdallah. Quem quer?!

Enquanto não encontram o capitão, fique sabendo mais sobre mim (e sobre meu pai). Leia, ou então...


Abdallah é filho do Emir Mohammed Ben Kalish Ezab, o governante de Khemed, (fictício) emirado árabe rico em petróleo, supostamente localizado na Península Arábica, às costas do Mar Vermelho. Apesar de a capital ser Wadesdah, os dois vivem em outra cidade, Hasch El Hemm.

O primeiro encontro com Tintim foi No País do Ouro Negro, quando o jovem repórter salvou Abdallah das garras do velho conhecido Dr. Müller e do Xeque Bab El Ehr - que queria tomar om governo de Khemed por meio de um golpe envolvendo petróleo adulterado.

Chamado pelo pai de "torrãozinho de açúcar" e outros adjetivos dóceis, o garoto não é nada do que aparenta. A qualquer momento Abdallah pode surpreender com suas bombinhas e outras travessuras, que deixam todos irritados, menos seu devoto pai.

Uma das vítimas preferidas do insuportável e hiperativo capetinha é o Capitão Haddock, a quem chama de "Mil Raios". Aranhas falsas, charutos explosivos, e tudo o que se possa imaginar, é usado pelo menino para infernizar a vida do marujo.

Curiosidades

.: Outra aparição do "núcleo" árabe foi em Perdidos no Mar (Carvão no Porão, em Portugal), quando Bab El Ehr consegue, temporariamente, derrotar o Emir. O vilão Rastapopulus também dá as caras na aventura, que envolve tráfico de escravos.

.: Em Tintim e a Alfa-Arte, Ben Kalish Ezab é visto tentando comprar monumentos como a Torre Eiffel e o Centro Pompidou.

.: No álbum "Perdidos no Mar", Abdallah fica hospedado em Moulinsart. O garoto se torna um pesadelo tão grande para Haddock, que em Tintim no Tibete o capitão chega a perguntar ao amigo se Tchang é como o pequeno árabe. Mas Tintim garante que não...

.: O nome de Bab El Ehr tem uma origem interessante: em Bruxelas, "babeleer" significa "falante".

.: Já o nome do Emir é um trocadilho, no dialeto local de Bruxelas: "Kalisch Zap" significa "suco de alcaçuz".

.: Sua aparência foi baseada no Rei Saud da Arábia Saudita (1902-1969) - veja foto à direita.

.: No caso de Abdallah, o visual foi inspirado no jovem Rei Faisal II do Iraque (1935-1958) - foto à esquerda, onde aparece com 5 anos.

.: Abdallah é também conhecido como Abdullah em outras línguas, como o inglês. O Emir pode também aparecer como Muhammed, ao invés de Mohammed, em idiomas diferentes.

.: Por último, uma pergunta: quem nunca teve um Abdallah em sua vida?!

Texto: eu mesmo escrevi, oras!
Xi, meu pai disse pra eu não esquecer de citar a Wikipédia... Vou mandar ele comprar tudo!
Compartilhe:

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Comunicado

Esta semana, excepcionalmente, não teremos a publicação da 9ª página do pastiche Tintim e a Alfa-Arte. Mas não se preocupe, pois para compensar, serão publicadas duas páginas na semana que vem.

Ah, e não esqueça: fique ligado no blog! Depois do carnaval, os fãs de Tintim receberão um presente, em comemoração aos 80 anos do personagem.

Enquanto isso, aproveite para encontrar as 10 diferenças no quebra-cabeça publicado essa semana. Conto com vocês, marujos de água doce!

Até mais!
Compartilhe:

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Quer ganhar um Box original da LogOn com todos os episódios de "As Aventuras de Tintin"?

É fácil! Você só precisa saber tudo sobre o universo criado por Hergé e continuar acessando ao blog brasileiro da série.

Fique ligado, pois em breve traremos mais novidades!

Promoção DVD Tintin
Compartilhe:

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Para descontrair...

Aceita um desafio?

Encontrei esse "puzzle" na internet e quero ver quem vai encarar. É um jogo simples, que consiste em uma única regra: encontrar as 10 diferenças entre as imagens. Quebre a cabeça, acerte, e responda por meio de um comentário!

Clique para ampliar.
Jogos de Tintin
Compartilhe:

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 8

Está aqui a oitava página do pastiche "Alfa-Arte". Pelo jeito ninguém, a não ser o Capitão Haddock - que está muito empolgado -, compreende a Alfa-Arte... aliás, "Personalfa-arte". Clique na imagem e confira!

Curiosidade e Adaptação

.: Nesta página, é citado o primeiro nome do Professor Girassol: Trifólio. Também podemos notar os efeitos da surdez do cientista...

.: Na versão em inglês, no sétimo quadrinho, o professor confunde "art" com "cart" (carro de corrida). No original, em francês, o que Girassol ouve é "canards" (patos). Para ficar mais lógico, resolvi adaptar a versão brasileira para "Marte", por causa da rima...
Compartilhe:

Respondendo

Criei este tópico para responder algumas perguntas dos internautas. Dentre alguns emails recebidos, selecionei quatro, que trazem as questões mais frequentes:

1. Quando Tintim volta a ser exibido na Band?

Na realidade, nada foi confirmado pela emissora. A série "As Aventuras de Tintin" não foi exibida pela Band, mas sim pela Rede 21. Como já foi dito anteriormente aqui no blog, o Grupo Bandeirantes possui, sim, os direitos de exibição do seriado, mas por enquanto não há planos de colocá-lo no ar. Para mais informações, envie um email para cat@band.com.br.

2. Cadê os mini-DVDs de Tintim?

Até agora, apenas o episódio "Tintin na América" foi lançado em DVD. Sobre os demais, a LogOn Editora Multimidia aina não se pronunciou.

3. Por que o blog não disponibiliza episódios para download?

Estava nos meus planos iniciais fazer isso. Mas após o lançamento do Box, pensei que não interessariam tanto. Essa é uma sugestão que pode ser estudada.

4. Por que a demora para publicar as páginas de "Tintim e a Alfa-Arte"?

O pastiche "Tintim e a Alfa-Arte" é publicado no blog semanalmente, mas em dias alternados. O motivo da demora é que, além do trabalho de tradução - em parte concluído - há também um relativo gasto de tempo na adaptação e edição das imagens - que em sua maioria estão sendo recoloridas. Ainda há o trabalho de pesquisa, já que a intenção é trazer, além das páginas, curiosidades para os tintinófilos.

P.S.: O blog As Aventuras de Tintim não tem nenhuma ligação com as empresas Cia das Letras e LogOn Editora Multimídia. Portanto, alguns pedidos e sugestões infelizmente não poderão ser atendidos. Mas tentarei encaminhar a maioria das mensagens às respectivas editoras. Conto com a compreensão de todos.

Por hoje é só! Se também quiser tirar suas dúvidas, criticar, ou dar sugestões para o blog, envie um email para o endereço contatobritto@hotmail.com. Tentarei responder o mais rápido possível!
Compartilhe:

Como desenhar Tintim

Passo a passo, clique na figura abaixo e aprenda (?) a desenhar Tintim:

Compartilhe:

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

80 anos pelo mundo: The Economist

Na realidade o texto abaixo apenas faz referência a uma matéria publicada no The Economist Online, no final do ano passado. Maurício Stycer, colunista especial do iG, comenta o octogenário de Tintim, usando como base o texto em inglês Understanding Tintin A Very European Hero. Confira:

(...)

Por conta justamente da data – os 80 anos da publicação de “No País dos Sovietes” – 2009 promete ser uma espécie de “ano Tintim”. Na Bélgica, deve ser inaugurado um museu dedicado ao trabalho de Hergé (1907-1983). Quem visitou as obras ficou impressionado com a ambição do projeto do museu. “A seriedade da arquitetura embute uma mensagem. Este não é um parque temático, mas uma galeria de arte”, escreve a “Economist”.

A revista fala também do projeto de Steven Spielberg de realizar um filme de ação baseado em Tintim. Já em pré-produção, o filme transformará o personagem, hoje mal conhecido nos Estados Unidos, numa franquia mundial. Spielberg, segundo um assessor de Hergé que negociou com ele, enxerga Tintim como “um Indiana Jones para crianças”. Em tempo: o nome verdadeiro do criador de Tintim era Georges Remi; suas iniciais, lidas ao contrário, RG, formam o som Hergé em francês.

O artigo da “Economist” lembra que, diferentemente de Tintim, um repórter que nunca escreveu uma reportagem e não tinha preocupação alguma com valores materiais, Hergé sempre cuidou muito bem de seu patrimônio, hoje administrado pela viúva Fanny e seu segundo marido. Mais de 200 milhões de álbuns já foram vendidos, e o personagem ilustra diferentes produtos licenciados – jogos, quebra-cabeças e livros para colorir, entre outros.

Além do racismo, da defesa da política colonial belga e do anti-comunismo tacanho, expressos em diferentes álbuns, Hergé também manifestou um claro anti-semitismo em alguns momentos de seu trabalho, em particular durante a ocupação nazista na Bélgica, lembra a “Economist”. “Há uma relação entre Hergé, este homem decepcionante, e sua criação, Tintim, que luta contra os déspotas com tanta bravura. Está na racionalização da impotência: uma preocupação bem européia”, escreve o autor do texto.

O blog do colunista traz também uma postagem que vale a pena ser lida, a respeito do álbum "No País dos Sovietes", lançado em dezembro no Brasil. Clique aqui para ler.
Compartilhe:

Novidades sobre o Museu Hergé

Museu Hergé revela logotipo e anuncia sua primeira exposição


No dia 22 de maio, data do aniversário de Hergé, será finalmente inaugurado o Museu Hergé, em Louvain-la-Neuve, na Bélgica. O evento também faz parte da comemoração dos 80 anos de Tintim, personagem criado pelo artista belga. Veja o logotipo oficial do museu à direita.

Apesar da inauguração em maio, o Museu só estará aberto ao público em junho.

A primeira exposição, prevista para outubro, celebrará os 75 anos do O Lótus Azul, mostrando o relacionamento entre Hergé e o estudante chinês no estrangeiro Tchang (ou Chang Chong-jen), que se tornou seu grande amigo e foi fundamental para a criação desse álbum.

Nesta semana foi inaugurado um afresco dos personagens Quick et Flupke (Quim e Felipe) na estação de trem Bruxelles-Luxembourg, um dos cinco principais terminais no centro da capital belga.

Ainda em maio, outros eventos celebrarão tanto o aniversário de Hergé quanto os 80 anos de Tintim, dentre eles a exposição da maior página de quadrinhos do mundo, com 600m², que ficará em exibição na Grand Place, a praça central de Bruxelas, na Bélgica. Haverá também o 3° Tintin Festival (anúncio à esquerda), na cidade de Namur, entre 8 e 10 de maio.

Curiosidades

.: As obras do Museu Hergé começaram em maio de 2007, na cidade universitária de Louvain-La-Neuve.

.: O projeto foi assinado pelo renomado arquiteto francês Christian de Portzamparc, e conta com longas passarelas levando a espaços diferentes dos quatro andares do edifício do Museu, situado numa área de 3.600 m². A obra custou aproximadamente dois milhões de euros - em grande parte financiado pelos Estúdios Hergé.

.: Laurent de Froberville, que foi secretário-geral do Castelo de Cheverny por 25 anos, foi nomeado o diretor do Museu Hergé.

.: Para quem não sabe, o Cheverny (imagem abaixo) é um dos inúmeros castelos e palácios do Vale do Rio Loire, na França, e foi ele que inspirou Hergé na criação do Castelo de Moulinsart - a casa do Capitão Haddock. Hoje, o imóvel abriga uma exposição permanente sobre Tintim, chamada Os Segredos de Moulinsart.


.: Para saber mais sobre o Castelo de Cheverny e Tintim, acesse o site oficial, clicando aqui.

Com informações do site Universo HQ
Compartilhe:

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT