10 dezembro, 2009

Blog responde: Tintim por Flamboyant e Record


Continuando a responder às perguntas dos leitores, o blog traz agora a dúvida do leitor Marcos. Ele quer saber quais foram os álbuns de Tintim publicados no Brasil pelas editoras Flamboyant e Record. Vamos direto à resposta:

A partir de 1961, a Editora Flamboyant começou a publicar os álbuns de Tintim, e fez isso até 1967 (ou 1968). Esta era a primeira vez que as aventuras do personagem podiam ser vistas na língua portuguesa, mas infelizmente a editora não tomou o cuidado de publicar as histórias em ordem cronológica.

Segue abaixo a lista dos álbuns publicados, todos em capa dura, totalizando 12 números:


A partir de 1969, a Editora Record passou a publicar os álbuns de Tintim. Foram lançados todos os livros, exceto No País dos Sovietes e Tintim e a Alfa-Arte (publicados pela primeira vez no Brasil pela Cia das Letras). Além disso, a editora lançou as versões em quadrinhos dos três filmes de Tintim: o desenho animado O Lago dos Tubarões e os live-action As Laranjas Azuis e O Mistério do Tosão de Ouro.


No total, a Record lançou As Aventuras de Tintim em quatro séries, sendo que na primeira delas (entre 1969 e 1970) foram publicados apenas seis álbuns: A Ilha Negra (versão de 1946), A Estrela Misteriosa, As 7 Bolas de Cristal, O Templo do Sol, Rumo à Lua e Explorando a Lua.

A segunda série (de 1970 a 1972) trouxe mais alguns álbuns não publicados, totalizando 16. Foram excluídos Tintim no Congo (Tintim na África), Tintim e os Tímpanos (Tintim e os Pícaros) e as adaptações dos filmes - da primeira série foram reeditadas apenas as aventuras lunares.

A terceira série (entre 1975 e 1976) foi a mais completa, pois publicou todos os álbuns de Tintim (fora 'Alfa-Arte' e 'Sovietes', claro), além das quadrinizações dos filmes. Dessa vez os álbuns vieram em formato brochura (capa mole) e a ordem cronológica foi novamente deixada de lado. E o pior: resolveram numerar os álbuns!

Veja também: Vai começar a ler Tintim? Entenda a melhor ordem

Confira abaixo a lista de álbuns publicados pela Record, conforme a ordem de lançamento da 3ª série:
 


Em 1978, a Record publicou mais uma série (também em brochura), mas dessa vez não relançou todas as aventuras, apenas dezessete delas. Também foram publicados dois álbuns duplos, um trazendo Tintim na América e A Estrela Misteriosa, e o outro com A Ilha Negra e O Cetro de Ottokar. No ano seguinte, foram lançados quatro volumes encadernados (clique aqui para ver), contendo todos os álbuns de Tintim publicados até então. Foi também na Record que Tintim ganhou revistas de jogos interativos e para colorir.

As informações acima são baseadas nos sites Intertintin e O Tintinófilo. Espero que a dúvida do leitor tenha acabado! Qualquer engano ou informação adicional, entre em contato...
Compartilhe:

14 comentários:

  1. Sempre achei que a serie da Flamboyant era a que nao tinha a lombada azul com o titulo e sim essa de couro como na foto acima, mas acabei de descobrir que tem edicoes da Record sem a lombada e edições da Flamboyant com a lombada. Como pode ser isso?
    Você faz idéia?

    ResponderExcluir
  2. Não, Toni. Nem faço ideia!
    Na verdade, eu nem era nascido na época destes lançamentos... E na minha coleção só tenho edições da Record, com lombada azul incluindo título.

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é show. Adorei tudo. Tenho 45 anos e sou conhecido como PH. Durante os anos 90, fiz parte da equipe do programa da Rede Record, TOP TV, sobre seriados antigos e gibis. Também tenho um blog, onde já produzi, pelo menos uma matéria em vídeo sobre o Tintin, personagem que amo desde a infãncia. Tenho bonecos, todos os livros e por aí vai. Te mandei um e-mail com mais detalhes. Parabéns!!

    Abração

    PH

    ResponderExcluir
  4. Show esse blog, tenho várias da Flamboyant, da Revord 1, 2 e 3 series, inclusive 1 de cada série da Estrela Misteriosa. Com esses esclarecimentos ficou mais fácil de entender, já que os títulos da Flamboyant não são datados (pelo menos os 6 que possuo ñ são) e possuo 1 da Record com a lateral de couro, mto confuso. Abs!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho 14 livros de as aventuras de tintim misturados entre edição hergé e record de 1969, quanto valem?

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog amigão, estou adquirindo alguns exemplares, tenho dúvida quanto à diferença na capa, no que diz respeito as frases: "para o espirito dos jovens, para os jovens de espírito" e outros exemplares: revista dos jovens dos 7 aos 77 anos", por que diferem ? seria relançamento, editora diferente ? pode me ajudar, grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo. Obrigado!

      A frase "Para os jovens de espírito..." é da edição brasileira. Na versão portuguesa aparece a famosa 'para os os jovens dos 7 aos 77 anos'.

      Excluir
  7. quais são as revistas de colorir do Tintin?

    ResponderExcluir
  8. minha coleção tem quese todos capadura da Flanboyant ( falta sómente o Estrela M.-1961) e da Record tenho todos da 1ª edição em capa dura. Edições de 1962 a 1975.

    ResponderExcluir
  9. Eram só os da Flamboyant que tinham nas páginas de guarda aqueles retratos dos personagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, as edições da Record (em capa dura) também tinham.

      Excluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT