24 novembro, 2009

Você pergunta, o blog responde!


Vez por outra os leitores do blog mandam e-mails com críticas, sugestões e, principalmente, dúvidas sobre Tintim. E eu sempre faço questão de responder, mesmo que isso demore algum tempo. Agora decidi que vai ser assim: sempre que surgirem perguntas mais curiosas, sobre assuntos interessantes, é claro, não vou apenas enviar a resposta ao leitor, como também publicá-la aqui no blog.

Para começar, trago aqui as respostas à leitora Luciana, que está fazendo um trabalho sobre o álbum O Tesouro de Rackham, o Terrível. Ela perguntou se (1) o ator Gad Elmaleh fará o papel do vilão Rastapopoulos e (2) em que ano se passou a história, para poder saber o que estava acontecendo no mundo real e se o autor utilizou algum fato histórico para elaborar o roteiro.

Bom, respondendo às perguntas:

1. O ator marroquino Gad Elmaleh (foto) interpretará o vilão Omar Ben Salaad, e não Rastapopoulos, no longa The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn. Na verdade, este último nem mesmo está presente no álbum 'O Tesouro de Rackham'.

Além disso, os álbuns que estão sendo adaptados para o cinema, segundo divulgado, são O Caranguejo das Tenazes de Ouro (de onde provavelmente será retirada uma única cena, a do primeiro encontro entre Tintim e Haddock) e O Segredo do Licorne. Apesar dessa informação, eu creio que é bem provável que 'O Tesouro de Rackham' esteja no longa, já que outros títulos estão sendo especulados para o segundo filme da trilogia - como As 7 Bolas de Cristal e O Templo do Sol). Sem contar que a história do primeiro filme ficaria bem mais concreta se apresentasse início, meio e fim...

2. 'O Tesouro de Rackham', continuação de 'Licorne', foi concebido no ano de 1944. Na minha opinião, pelo menos, o contexto histórico não tem muito a ver com a aventura, que basicamente trata da busca de um tesouro pirata e mostra a mudança do Capitão Haddock para o Castelo de Moulinsart, que herdou de seu antepassado, Sir Francis, o Cavaleiro de Hadoque.

É bem provável que o personagem Rackham, o Terrivel, inimigo nº 1 do Cavaleiro de Hadoque, tenha sido baseado no pirata inglês John "Calico Jack" Rackham, que realmente existiu, no século XVIII.

Outra curiosidade relevante é que a história se passa por volta de 1942, época da ocupação nazista na Bélgica. Tintim e Haddock embarcam no navio "Sirius" rumo a uma ilha deseconhecida, supostamente localizada no Caribe, ao norte da República Dominicana (chega-se a essa conclusão levando em conta as coordenadas: 20º37'42" N - 70º52'15" O). Isso é digno de nota porque os americanos jamais deixariam uma embarcação estrangeira - movida a vapor, ainda por cima! - chegar tão perto de seu território em plena Segunda Guerra Mundial...

Espero ter ajudado a colega. Quem tiver mais curiosidades sobre o contexto histórico de "O Tesouro de Rackham, o Terrível", entre em contato.

.: E se você também tem dúvidas ou sugestões para o blog, envie uma mensagem para o email: contatobritto@hotmail.com. Ou siga-me no Twitter: @Britto_PH.
Compartilhe:

Um comentário:

  1. Acho que não vai ter muita graça se colocarem só uma cena do Caranguejo das Tenazes de Ouro... Então vai ser aquela ideia de flashback mesmo???
    Pra mim o ideal seria começar com a história o Caranguejo, e de alguma forma entrar com O Segredo do licorne e o Tesouro de Rachkam!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT