25 outubro, 2009

Hergé: O Homem Que Criou Tintim


Essa é uma dica para os mais curiosos admiradores e colecionadores de Tintim: O site britânico Tintin Movie publicará a partir desta segunda-feira uma série de matérias com trechos exclusivos da nova biografia de Hergé, escrita por Pierre Assouline, Hergé: The Man Who Created Tintin.

O livro promete ser um estudo mais aprofundado da vida e obra de Hergé. O autor teve acesso privilegiado a documentos pessoais e estudos sobre o trabalho e vida de Hergé. Ele não se coíbe de questões tão controversas, como o apoio de Hergé ao imperialismo belga no Congo, ou o seu relacionamento com os nazistas durante a ocupação da Bélgica.

Chris Tregenza, editor do site, ainda fará uma entrevista com o autor Pierre Assouline, que segundo ele é cheio de insights interessantes sobre a personalidade e a vida de Georges "Hergé" Remi. Confira abaixo a programação extraída do site, bem como alguns trechos do que poderá ser visto a partir desta semana.
Segunda-feira: Os muitos nascimentos de Tintim
... Houve um conflito imediato entre os editores e Hergé, que nunca toleraria qualquer que tocar suas ilustrações.
Terça-feira: Herge e os nazistas
... Hergé afirmou mais tarde, em uma entrevista: "Eu não tinha escrúpulos sobre como trabalhar com um jornal como o Le Soir".
Quarta-feira: Hergé o colaborador?
Georges Remi seria preso quatro vezes: pela Segurança do Estado, pela Polícia Judiciária, pelo Movimento Nacional da Bélgica, e pela Frente para a Independência. Em todas as ocasiões ele foi libertado.
Quinta-feira: Herge & Fanny - O Primeiro Beijo
Em 1952, entre dois interims da crise resultante do seu estado depressivo, o casal Hergé passou por um ano terrível.
Sexta-feira: Quando Herge Encontrou Spielberg
Demandas de Spielberg foram draconianas. Ele queria o controle total do merchandising do filme, assim, os personagens criados por Hergé, ele queria manter para si os direitos dos quadrinhos e de qualquer série televisiva deles derivados;
Herge: o homem que criou Tintim será publicado no Reino Unido na próxima quinta-feira, 29 de outubro, e duas semanas depois nos EUA. Como ainda não há previsão para chegada no Brasil, vale a pena acessar o TintinMovie.org para ter acesso às informações.
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Muito interessante!
    Tenho bastante curiosidade acerca dessas questões envolvendo Hergé e os nazistas e também sobre racismo e imperialismo relacionados ao Congo.
    Vou acompanhar a programação.
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  2. tbm sou provido de grande curiosidade sobres esses pontos citados no texto..
    cara..parabens pelo blog..vc tem a manha me add no msn? brunim_93@hot....
    ps: to seguindo a historia...traduções exelentes

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT