terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tintim ganha nova editora em Portugal

Depois de fazer parte da Editorial Verbo por mais de 20 anos, as publicações de Tintim em Portugal serão publicadas pela Edições Asa a partir do ano que vem.

A Casterman, detentora universal dos direitos de Tintim, encerrou em janeiro o acordo que mantinha com a Verbo desde 1988. O principal motivo: insatisfação com as vendas dos álbuns, consideradas "insuficientes, tendo em conta a notoriedade do herói e do seu criador", explicou Willy Fadeur, diretor dos direitos internacionais da Casterman, ao jornal português Público.
Conheça mais detalhes sobre a troca no blog português O Tintinófilo, clicando na imagem acima.
O objetivo da nova editora é relançar Tintim em Portugal em grande estilo, e para isso um ambicioso programa de lançamento está sendo preparado. Os primeiros álbuns já estarão nas livrarias na primavera europeia, por volta de março de 2010. Toda a coleção deve ser republicada antes da estreia de Tintim nos cinemas, em 2011.

.: Detalhe:

O editor português já trabalha em novas traduções e assegura que o herói vai recuperar o seu nome original - Tintin em vez do Tintim que surgia nos álbuns da Verbo: "É o nome da personagem e uma marca. Não há razão para não fazermos a alteração".

Casterman x Moulinsart

Com a negociação envolvendo Tintim em Portugal, diminuem os indícios de separação entre Casterman e Moulinsart. Os boatos surgiram depois que Nick Rodwell - marido de Fanny Vlaminck (segunda mulher de Hergé e herdeira do patrimônio do artista) e administrador da sociedade detentora dos direitos globais de Hergé - fez duras críticas à gestão da Casterman, em abril deste ano. Como a mudança de Tintim para a Asa dependeu muito da editora franco-belga, a Casterman ganha pontos com a Moulinsart.

Will Fadeur conclui: "A Casterman é contratualmente o gestor mundial dos direitos das aventuras de Tintin e tenciona continuar a sê-lo".
Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT