27 setembro, 2009

Bustos de Tintim e Hergé são leiloados

Aconteceu hoje em Bruxelas, Bélgica, o Banque Desinée, evento dedicado aos quadrinhos que realizou sua segunda venda de objetos de colecionador. Entre as principais peças leiloadas estavam dois bustos, um representando Hergé e outro sua famosa criação, Tintim. Ambas as peças (que podem ser vistas mais abaixo, fundidas em bronze e assinadas por Nat Neujean, têm valor estimado em cerca de 50 a 65 mil reais e 44 a 50 mil reais, respectivamente.

É digno de nota que o busto de Hergé, criado por Nat Neujean, será a primeira obra do artista colocada à venda. Até agora a única cópia conhecida pertence a Fanny Rodwell, segunda e última esposa de Hergé. Em 1940, o escultor, que trabalhou em Milão e Nova York, produziu retratos de várias personalidades. Além de Hergé, ele esculpiu Robert Schuman, André Malraux, Salvador Dali e Paul Delvaux. Nos anos 50, Neujean se tornou o primeiro artista a reproduzir numa escultura o famoso repórter, a pedido de Hergé.

Além das obras de Neujan, o leilão ofereceu algumas peças de Jean-Marie Pigeon, incluindo o "busto" de Tintim com um lenço na cabeça, inspirado no álbum O Caranguejo das Tenazes de Ouro (13-15 mil reais) e uma grande réplica do personagem Marsupilami (18-20 mil reais) - que já estrelou um desenho animado homônimo, exbido no Brasil pelo saudoso Disney Club.

Objetos relacionados a outros personagens belgas também foram a leilão, incluindo muitas peças que representam os heróis de Franquin (Gaston, Spirou e Fantasio, Marsupilami...) e Hergé.
Também estava dispinível um conjunto com 10 litografias de Tintim, estimada entre 40 e 50 mil reais, além réplicas do veículo lunar que aparece no álbum de Tintim Explorando a Lua e do submarino-tubarão presente em O Tesouro de Rackham, o Terrível, ambas de Michel Aroutcheff.

A exposição dos itens de colecionador começou na última sexta-feira, e a venda propriamente dita foi realizada neste domingo, à partir da uma da tarde, na sala Laetitia em Ixelles, Bruxelas.

Confira abaixo alguns itens leiloados (clique nas imagens para ampliar):


Busto de Hergé, por Naujean


Busto de Tintim, por Neujean.

Busto de Tintim em cena de "O Caranguejo das Tenazes de Ouro", por Pigeon.

Conjunto de 10 litografias de Hergé.

Estatueta do personagem Marsupilami, criação de Franquin, por Pigeon.
Compartilhe:

Um comentário:

  1. Uau! Tintim lá fora é muito bem valorizado, hein! A julgar pelos preços...
    Lembro de Marsupilami na TV Cruj, tinha um gorila também. Nostalgia pura!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT