19 agosto, 2009

Luto: morre a colorista de Tintim

Morreu na última quinta-feira, 13 de agosto, aos 88 anos, Josette Baujot.

Durante mais de 25 anos (1953-1979), ela foi a colorista-chefe dos Estúdios Hergé. Responsável pela colorização de boa parte dos álbuns de Tintim, seu primeiro trabalho foi na primeira edição de Os Charutos do Faraó. Foi ela também que deu cores vivas ao famoso foguete presente nos dois álbuns que contam saga de Tintim na Lua.

Esposa do desenhista Jo-Ël Azara, que conheceu nos Studios Hergé, Baujot era conhecida pelo seu gênio tempestuoso e conversa franca e direta. Essas características ficaram evidentes principalmente durante o início do relacionamento entre Hergé e sua última esposa, Fanny Vlamynck - o qual ela não aprovava totalmente. O temperamento forte da artista, que chegava a bater testa com o patrão, foi caricaturado por Hergé em Tintim e a Alfa-Arte, na pele de uma personagem chamada Josette Laijot. - reveja a personagem na página 21 clicando aqui.

"Eu perdi uma grande amiga e as HQs perderam uma grande dama." - Jo-Ël Azara.
O trabalho de Josette Baujot ficou marcado por ser cuidadosamente bem feito, e isso sem a mínima ajuda do computador. "Tudo foi feito com um pincel", disse seu companheiro.

O fotolog Charges do Bira fez uma bela homenagem à artista:

Fonte: Actualitté, La Dépêche.

Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT