20 julho, 2009

Além de Tintim: O dia que o homem pisou na lua

Hoje o mundo comemora o 40º aniversário da suposta chegada do homem à Lua. Apesar das teorias conspiratórias que insistem no contrário, Neil Armstrong e Buzz Aldrin entraram para a história como os primeiros homens a pisar em nosso satélite natural.

Mas será que eles foram realmente os primeiros? Essa matéria não tem como objetivo negar ou afirmar o ocorrido em 20 de julho de 1969, mas sim aproveitar o gancho para falar sobre grandes personagens que chegaram à lua... e muito antes dos estadunidenses!

Mais de um século antes do Apollo 11 pousar em solo "lunático", uma organização bélica americana conhecida como Gun Club (Clube do Canhão) teve a ideia de arremessar um projétil em direção à lua. Michel Ardan foi ainda mais longe: propôs que o projétil fosse tripulado, e se apresentou como candidato a "astronauta". Junto com mais dois membros do clube, além dos cachorros Diana e Satélite, Ardan embarcou na perigosa aventura, descrita no livro Da Terra à Lua, escrito pelo francês Julio Verne (De la Terre à la Lune) em 1865.

A obra À roda da Lua (Autour de la Lune, 1869), do mesmo autor, conta o que aconteceu com os três astronautas na órbita lunar e a volta à Terra, após não conseguirem alcançar seu alvo.

No início do século XX, o também francês Georges Méliès levou o homem à lua, mas dessa vez pela tela do cinema. O filme Viagem à Lua (Le Voyage dans la Lune) foi baseado na obra de Julio Verne. Gravado em preto e branco com duração de 14 minutos, foi também o primeiro filme a tratar de seres alienígenas.

Em 1948, os americanos passaram na frente de novo! Muito antes da cadela russa Laika ser lançada no espaço, a Warner Bros. enviou o coelho Pernalonga ao satélite, no curta metragem Coelho Espacial (Haredevil Hare).

No final do filme, depois de uma guerra entre o coelho e Marvin, o Marciano, a lua é praticamente destruída, restando uma parte em forma minguante.

Mas vamos aos primeiros humanos que "de fato" pisaram na Lua...

Em 1953, uma equipe de cientistas liderados pelo Prof. Trifólio Girassol começava a se preparar para uma expedição lunar à bordo do foguete X-FLR6. É no álbum Rumo à Lua (Objectif Lune) que Hergé documenta, de forma cuidadosa e bem executada, os preparativos para esta viagem - isso dezesseis anos antes dos americanos embarcarem no Apollo 11. A aventura seguinte, Explorando a Lua (On a Marché sur la Lune), de 1954, mostrou a chegada do grupo de exploradores ao satélite. Tintim, Milu, Capitão Haddock e os Dupondt faziam parte da tripulação.

Enquanto o mundo comemora os 40 anos da aterissagem do homem na Lua, Tintim já pisou nela há mais de 55 anos!

Falando nisso...

.: Em 1987 foi lançado um video game baseado na aventura de Tintim na lua. Tintin on the Moon foi o primeiro jogo estrelado pelos personagens de Hergé. Originalmente prjetado pela Infogrames para ZX Spectrum, Amstrad CPC (e outras platafomas), em 1989 ganhou uma versão para PC, pela Probe Entertainment.
Como é de se esperar, Tintin on the Moon tem tecnologia bem primitiva, e pode ser rodado de Windows 95 a XP, através do DOS. Pode parecer chatinho (e realmente é!), mas vale guardar como relíquia.
Para fazer o download, clique aqui ou acesse o site Lemon.

.: Para conhecer outros personagens que pisaram na lua antes de 1969, visite o Omelete. O site publicou um artigo sobre o assunto, mas pelo visto esqueceu de citar Tintim.

.: Se gosta de ler sobre as teorias conspiratórias a respeito do homem na lua, veja um artigo que saiu na Folha Online, clicando aqui. E se acredita que o homem ainda vai pisar na lua, leia esse aqui e descubra quando.

Com informações dos sites Wikipedia, Lemon e Omelete.
Compartilhe:

5 comentários:

  1. haha, suspeitei desde o princípio!
    só falta os americanos acreditarem nas páginas do Tintim também! porque aquele vídeo... não me faça falar daquele vídeo!

    deu até vontade de jogar o joguinho... depois a vontade passou! mas depois voltou de novo. quando voltar das férias, quero me lembrar de fazer o download!

    ResponderExcluir
  2. Hergé sempre a frente de seu tempo!

    Acho que vou baixar o joguinho pra ficar de relíquia. Talvez daqui a algum tempo vai ficar difícil achá-lo por aí...

    Excelente texto, Britto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Tintim é um Classico da Tv e Gibis por isso é otimo receber atualizações deste site para downloads continuem postando gibis do Tintim p/downloads Valeu!!!!!!!!!!!!!!

    Caio Felipe!!!!

    ResponderExcluir
  4. INCRIVEL!
    Gosto de colecionar games antigos, preciso ter esse game em minha coleção. Sou FÃ de Tintin, já tenho "Tintin in tibet" e "Prisoners of Sun" creio que só falta esse... E a respeito, por que vc não faz outra matéria sobre games do tintin?
    Falôu!!!
    GHR

    ResponderExcluir
  5. Confesso que, logo nas primeiras linhas, pensei na famosa cena de Méliès, que entrou para a história do cinema. Quanto à sua observação no final do artigo, sobre o site Omelete ter se esquecido de Tintim, trata-se de algo bastante comum... Infelizmente, mesmo quando conhecem a obra, parecem pensar que "não vale a pena" incluí-la, pelo pouco alcance. Ainda assim, creio que este seja um pré-julgamento, pois, apesar da quantidade de tintinófilos parecer pequena, é um grupo que faz bastante barulho, se assim permitirem. ;) )")

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT