16 abril, 2009

Curiosidades da Rede

À direita você pode conferir uma sátira aos 80 anos de Tintim e sua chegada ao cinema, depois de tanto tempo... Os resmungos do velhinho topetudo estão em francês. Quem não conhece o idioma pode recorrer ao Google Tradutor...

.: Conhecem este cogumelo?

Curiosidade extraída do blog Tintinófilo, de Portugal.

Lindo, não é ? Trata-se do Amanita muscaria, conhecido como agário-das-moscas ou mata-moscas é um fungo basidiomiceto natural de regiões com clima boreal ou temperado do hemisfério norte. Possui propriedades psicoativas e alucinógenas em humanos. O componente ativo é o ácido ibotêmico. O pesquisador Robert Gordon Wasson, no seu livro Soma - Divine Mushroom of Immortality, sugeriu que o cogumelo está associado ao Soma, bebida sagrada dos Vedas, os mais antigos textos religiosos. A bebida é citada nos hinos do Rigveda, que foi escrito por volta de 1700 a.C. - 1100 a.C., durante o período védico em Punjabe - onde havia a presença de tais cogumelos, consumidos pelos xamãs da região.

Na cultura popular, cogumelos vermelhos com pontos brancos, como o Amanita muscaria, aparecem, por exemplo, no jogo Super Mario Bros., no filme Fantasia da Disney de 1940 e nas ilustrações do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, em que Alice aparece conversando com uma lagarta que está estendida sobre um Amanita muscaria enquanto fuma um narguilé, em visível insinuação psicodélica.

Se não entendeu muita coisa, se contente em saber que esse simpático cogumelo pode ter servido de inspiração para Hergé em cenas do álbum A Estrela Misteriosa... disso não há duvidas!

.: Você conhece o bigode do Mário?

Essa vem do blog TRETA. Olha onde estão os bigodes dos nossos famosos detetives...

.: Meus agradecimentos a Felipe, Lucas e Caio.

.: Você também pode enviar suas dúvidas, críticas e sugestões para melhorar cada vez mais esse espaço. Para isso, utilize o nosso email: contatobritto@hotmail.com!
Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT