08 abril, 2009

Além de Tintim: Isaac Bardavid

Isaac Bardavid (foto) está de volta à telinha. Com a re-exibição da novela Dona Beija no SBT, desde a última segunda-feira, 6, os fãs do ator podem revê-lo atuando, no papel do Delegado Belegard.

Mas você pode estar se perguntanto: e eu com isso? Calma que eu explico...

Isaac Bardavid é ninguém menos que o dono da voz do Capitão Haddock. Isso mesmo! Pra quem não sabe, o ator também é dublador - um dos maiores do país - e entre seus grandes personagens está o nosso famoso marujo, com seus insultos inflamados!

.: Vida e Obra
Nascido na cidade de Niterói, RJ, em 1931, Isaac Bardavid começou a fazer teatro em 1948. Em 60 anos de carreira, o ator já participou de mais de 50 peças, além de novelas na Rede Globo e nas extintas TVs Excelsior, Tupi e Manchete. Na TV, seu personagem mais marcante foi, sem dúvida, o malvado feitor Francisco, da novela Escrava Isaura (1986).

Sua última novela foi Eterna Magia, de 2007, mas de lá pra cá, também fez uma participação em Malhação, em 2008, e nos programas Casos e Acasos e Faça sua História, do mesmo ano. Atualmente o ator pode ser visto em raras participações no humorístico Zorra Total - e agora na novela Dona Beija.

Mas foi na dublagem que Isaac Bardavid encontrou reconhecimento. Iniciando sua carreira em 1959 - completando em 2009, portanto, 50 anos de dublador - Bardavid é considerado até hoje um dos maiores dubladores do Brasil, e trabalha para a companhia cinematográfica Herbert Richers, responsável pela dublagem da série As Aventuras de Tintim.

Dono de uma voz inconfundível, Bardavid dublou também outros personagens clássicos, como o herói mutante Wolverine, de X-Men, o arqui-inimigo de He-Man, Esqueleto, o fiel companheiro do Ursinho Pooh, Tigrão, e o memorável carro K.I.T.T., do seriado A Super Máquina.

Na imagem abaixo você confere alguns dos personagens mais famosos dublados por Isaac Bardavid:

Compartilhe:

3 comentários:

  1. Adoro esse cara. Certamente o maior dublador do país, ao lado de Márcio Seixas e José Santa Cruz é o melhor dublador do país...

    ResponderExcluir
  2. Espero que ele seja chamado para a dublagem do filme, avoz do capitão já ficou marcarda, não tem jeito.

    ResponderExcluir
  3. Também acho que ele tem que dublar o Capitão Haddock no filme. Com certeza. Caso contrário, ficará estranho...
    Isaac Bardavid tem mesmo um histórico invejável de dublagens, com muitos personagens marcantes.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT