16 março, 2009

Boletim Trilogia Tintim

.: Fim das Filmagens

De acordo com a revista Variety, as filmagens de The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn já se encerraram, depois de apenas 32 dias de trabalhos. Mas é importante frisar que, quando se fala em filmagens, não está se falando em filme pronto para estrear. Na realidade, o que acabou foi a gravação da captura dos movimentos, onde os atores "contracenaram" num estúdio com fundo falso, sob a direção de Steven Spielberg.

Os resultados do trabalho serão entregues a Peter Jackson, que passará os próximos 18 meses transformando as imagens obtidas em cenários e personagens de animação computadorizada. Para isso ele conta com sua equipe da Weta Workshop, empresa responsável pelos efeitos de King Kong e O Senhor dos Anéis.

.: A Tecnologia

"Você tem que ver para entender", disse Marvin Levy, antigo porta-voz de Spielberg, sobre a tecnologia de motion-capture, utilizada no filme. 'Realmente não tem como descrever', completou. Mas, ao ser perguntado pela reportagem da Variety sobre uma possível visita ao set, ele respondeu: "Isso não seria possível".

Kathleen Kennedy, que trabalha há muito tempo como produtora ao lado de Spielberg, tem prazer de falar sobre o filme, mas admite que o mundo que Spielberg e Jackson estão criando é difícil de descrever. Ela ainda afirmou que o visual preliminar do filme já é arrebatador, mas que fica difícil explicar a tecnologia da produção para quem não a acompanha de perto.

.: O Diretor

Com o filme já em produção, ainda existem dúvidas sobre quem seria o diretor da primeira aventura de Tintim no cinema. Steven Spielberg sempre quis levar o repórter para a telona, mas estava esperando uma tecnologia apropriada. A captura de movimentos se desenvolveu o bastante para convencer o diretor norte-americano de que esta era a hora de produzir Tintim, o filme. Peter Jackson tem mais experiência com a tecnologia, afinal é ele quem comanda a Weta, e já possui vários filmes em seu currículo, contra apenas um de Spielberg, A Casa Monstro.

De acordo com a reportagem da Variety, Spielberg aparecerá nos créditos do primeiro filme como diretor solo, mesmo estando evidente que Jackson está fazendo o trabalho que gasta mais tempo. Além de ficar mais de um ano e meio sobre o processo de animação, Jackson viajou a Los Angeles para acompanhar os ensaios e a primeira semana de filmagem.

Por outro lado, mesmo Jackson estando na Nova Zelândia, Spielberg estará atento a todos os aspectos do filme, incluindo seus efeitos. Ele poderá supervisionar os trabalhos na Weta através de um sistema de videoconferência.

Kathleen Kennedy afirma que as transições entre os dois talentos criativos são relativamente simples, harmoniosas, e que eles são 'incrivelmente colaborativos, ainda mais que Steven e George [Lucas, quando fizeram Os Caçadores da Arca Perdida]'. Mas pode ser que Jackson, como produtor do filme e controlador da tecnologia, tenha muito mais influência sobre o sucesso do primeiro filme que Spielberg.

.: A Sequência

Desde o início, a idéia é que cada um tenha seu próprio filme - Spielberg dirige o primeiro e Jackson o segundo. Mas a sequência de Secret of The Unicorn só sairá do papel se éste for um sucesso, tanto que, no momento, não há nenhum roteiro pronto para o segundo longa.

Paramount e Sony, co-financiadoras da primeira aventura, ainda têm de tomar uma decisão sobre o futuro projeto, de US$ 120 milhões, e estão a espera de um script antes de dar o sinal verde. Para isso, Jackson precisa esboçar idéias e procurar roteiristas, que podem ser os mesmos do primeiro, Steven Moffat, Edgar Wright e Joe Cornish.
Compartilhe:

Um comentário:

  1. Quer dizer que ainda temos 18 meses pela frente até o filme ficar pronto??? :o
    Quando éque esse filme vai estrear, no final de 2010?!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT