11 janeiro, 2009

Será que ele é?

Com esse título é apresentada uma matéria que questiona a sexualidade de Tintim. Confira abaixo a matéria completa, enviada via e-mail por um leitor:
No aniversário de 80 anos de Tintin, jornalista arranca o personagem do armário

Por Sérgio Oliveira, Mix Brasil

Nesta sexta, 9, o personagem de história em quadrinhos Tintin, o repórter belga criado por Hergé que viaja pelo mundo resolvendo mistérios que parecem sem solução, comemora 80 anos. O jornalista britânico Matthew Parris aproveitou a ocasião para apontar os indícios que, segundo ele, fazem de Tintin um gay em potencial. Parris publicou recentemente no jornal britânico "Times" um artigo batizado de "Claro que Tintin é gay, perguntem ao Milú".

Entre as razões apresentadas pelo jornalista para arrancar Tintin do armário estão sua "aparência física andrógina, suas calças bizarras e o fato de ele viver no castelo de seu melhor amigo, um marinheiro de meia idade.

"Tintin nunca fala de sua família ou dos seus pais, como se houvesse um bloqueio sobre a existência deles. Todos os psicólogos o dirão: é um traço frequente entre os jovens homossexuais", afirmou o jornalista.

Parris ressalta que Tintin nunca demonstrou nenhum tipo de aproximação com mulheres. Segundo o jornalista, dos 350 personagens que aparecerem nas histórias de Tintin, apenas oito são mulheres e "nenhuma é jovem ou vagamente atraente".

O artigo termina com o jornalista defendendo o embate entre as sexualidades de Tintin e do cachorro Milú: "O fox-terrier tem tendência a distrair-se pelo gênero feminino canino, uma atitude sempre reprimida pelo seu dono".
E acessando o Blog Tintinófilo, de Portugal, eu ainda encontrei algumas declarações de Matthew Parris, que é gay, no Times:
"Com mil milhões de macacos, será que não entra pelos olhos adentro?" ...

"Onde estão as dúvidas quando todas as provas apontam no mesmo sentido?", interroga-se. "Um jovem sem experiência, andrógino, com uma poupa loura, calças bizarras e uma "écharpe", que vive no castelo do seu melhor amigo, um marinheiro de meia-idade?", escreve Parris. ...

"Tintin nunca fala da sua família ou dos seus pais, como se fizesse um bloqueio sobre a existência de seu pai e da sua mãe", explica o jornalista. "Todos os psicólogos o dirão: é um traço frequente entre os jovens homossexuais".

Outro argumento de Parris: Tintin, que é suposto ser repórter, nunca escreve um artigo, deixando pensar que é, na realidade, um espião.

"Como confirmará qualquer pessoa vagamente ao corrente do mundo da espionagem britânica (por exemplo), a espionagem sempre atraiu os homossexuais. Eu próprio trabalhei com sucesso para o MI6, os serviços secretos britânicos", revela Parris.

Sobretudo, Tintin nunca demonstra a menor atracção por mulheres, que são notoriamente poucas no seu universo: oito num total de 350 personagens. "E nenhuma é jovem ou vagamente atraente", sublinha o jornalista.

O único herói "heterossexual sem a mínima ambiguidade" é, segundo Parris, o cão Milu. "O fox-terrier tem tendência a distrair-se pelo género feminino canino, uma tendência sempre reprimida pelo seu dono", afirma.

"Milu viu tudo. Milu sabe tudo. E Milu nunca dirá nada", concluiu
.

Veja o comentário do leitor Kid Desenhos, que indicou a matéria:
(...) incrível como distorcem a obra de Hergé para fazerem comentários inúteis sendo que não devem ter lido nem uma revista inteira nem a historia do Hergé sobre a criação do personagem... se falassem que o Tintin é um fanfarrão pegador eu também ficaria indignado. Tintin pra mim sempre foi um exemplo de coragem inteligência mostrando apenas o lado aventureiro de um verdadeiro heroi. Não é porque todo super heroi (americano) tem que ter um affair [ou vários no caso do spirit do Will Eisner] que nosso heroi preferido vai precisar necessariamente de ter um também estampado nas páginas da revista, e o fato de não ter não o torna automaticamente gay...

E você, o que acha disso tudo?! Chamar Tintim de gay seria uma ofensa ou se incomodar com isso seria preconceito?
Compartilhe:

12 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar dessa polêmica. É no mínimo ridículo.

    Mas a nota já começa errando: "Nesta sexta, 9, o personagem de história em quadrinhos Tintin (...) comemora 80 anos." - Como se sabe, a data correta foi sábado, 10.

    Não acho que haja base para uma afirmação como esta. É como o próprio Kid comentou - só porque os heróis americanos são "namoradores" querem que nosso Tintim também o seja?!

    ResponderExcluir
  2. O assunto divide opiniões.
    Por um lado, Tintim não é alguém real, por isso não tem como definir sua sexualidade.
    Por outro lado - e na minha opinião - é sim uma forma de desrespeito à obra de Hergé, que nunca fez menção a sexualidade justamente por se tratar de um produto para criança.

    E pelo amor de Deus, vejam a época e o contexto histórico em que Tintim foi criado. Não seria tão comum ele ter uma namoradinha em meio à sociedade europeia tradicionalista.

    Ufa, falei!

    ResponderExcluir
  3. Os argumentos desse jornalista pra mostrar que Tintim é gay são totalmente vagos e risíveis...
    Também percebi o erro na data logo no início da nota. Isso mostra que esse jornalista não entende nada sobre o nosso herói.

    ResponderExcluir
  4. Tenho que falar, se tintim fosse gay ele mostraria atração por homens(coisa que ele não tem), não ter mulheres atraentes e jovens é pelo fato da época em que foi criado o personagem!

    ResponderExcluir
  5. certamente eu não acho que o tintim seja Gay e também não combinaria se ele fosse um pegador,afirmar que o tintim é gay é um desrespeito ao Herge, tudo bem que não aparece muita mulher em seu lado mais na época que ele está ficaria dificil pois só tem mulheres de meia idade.
    bem que o spielberg podia sei lá colocar uma jovem bem bonita em uma grande aventura no próximo filme .

    ResponderExcluir
  6. Olhe minha opiniao e que HERGE e as historias de Tintin foi criado pra mostrar um heroi de verdade e nao historias de romance e se tintin fossse gay por que foi salvar a Castafiore em Tintin e os tinpanos. Isso e inveja so por que tintin e uma criaçao original minha opniao e TINTIN NAO E GAY...

    ResponderExcluir
  7. Mayara concordo se ele ajuda o Capitao Hadockk e professor Girassol provando que e um bom amigo

    ResponderExcluir
  8. Acho estranho a opção de poucas personagens femininas na HQ, algo que nas Hqs dos anos 30 e 40, não eram comum. Mas também acho q entender Tintim vai para além da narrativa sequencial. No documentário Tintim and I, Hergé me pareceu uma pessoa, não só reservada, como ele era, mas uma pessoa com alguma angústia em especial. E pelas críticas q faz em seus gibis e em raras entrevistas contra a sua educação católica, Hergé pode muito bem ter sido gay, e seu personagem Tintim, um reflexo disso.

    OBS: Acho estranho falarem aqui q discutir isso é desrespeitar os gibis de Tintim; Hergé critica a religião e suas formas de ludibriar em algumas de suas Hqs, e ninguém sai reclamando q isso foi um desrespeito. Tintim pode ter sido criado para crianças mas isso não quer dizer q o gibi não discuta assuntos de adulto, como cultura, religião, guerra; por ex. a invasão japonesa na china, e etc

    ResponderExcluir
  9. No documentário de 2003, Tintim and I, Hergé diz ter sido infeliz na sua infância católica e que isso o carregou até a vida adulta, também diz da alegria q foi a sua vida quando nela fazia parte o artista Zhang Chongren. Nada disso quer dizer q ele seja gay, mas a angústia q Hergé sempre teve, q alguns chamavam taciturnidade; sempre me pareceu que Hergé escondia alguma coisa, pode ser q era o homossexualismo, pode ser uma depressão, ou ele só era assim mesmo. Questionar e analisar a obra (e vida) de um autor nunca será desrespeitar o mesmo, se a sua intenção for conhecer a sua obra melhor. As Hq mesmo sendo para crianças tem política, religiao, sexualidade, e etc, isso é algo batido para quem estuda Hqs.

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, Isso é falta de não ter o que fazer...
    Que diferença faz saber se a gente é ou não é gay

    ResponderExcluir
  11. Na versão animada de Tin Tin e os Pícaros, entre os frequentadores do carnaval, notei uma bela mulher espanhola que juntamente com uma linda japonesa no iate de Rastapopulos em Perdidos no Mar, está entre as pouquíssimas figurantes femininas de falo lindas já vista na série.

    ResponderExcluir
  12. Tem gente que não tem coragem de se assume nem pra si mesmo, e faz projeção em... personagem de história em quadrinho. Já dizia uma professora da faculdade: "Freud explica, mas não cura!"

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT